Família > Comer > Receitas deliciosas

Frango assado delicioso da família Abóbora

Frango assado delicioso família Abóbora

Cá em casa gostamos muito de cozinhar mas durante a semana temos pouco tempo. Assim, receitas no forno que nos deixem tempo para dar banho ou brincar com a abobrinha, e que ainda sobre comida para outra refeição são perfeitas.

Esta receita inspirou-se vagamente numa proposta do Jamie Oliver (do seu livro de refeições em 30 mins) em que as coxinhas eram envolvidas em bacon. Preferi expermentar sem bacon e sem pele e fiquei surpreendida com o resultado: como a carne foi selada antes de ir ao forno não perdeu os seus sucos e ficou super suculenta.

Fiz uma quantidade suficiente para duas refeições e o frango voltou a aparecer na deliciosa salada com manga – um aproveitamento perfeito!

Ingredientes

8 Coxinhas e pernas de frango limpo e sem pele (nós usamos frango do campo por uma questão de sabor e ideologia) 
Tomates tipo cereja  
2 colheres de sopa de azeite
Sumo de meio limão
1 copo de vinho branco 
1 colher de chá 
Ervas da Provença 
Sal 
Paprika 
Pimentão Piri Piri e ou tabasco a gosto

Preparação

Junta-se numa tigelinha 1 colher de sopa de azeite, o sumo de limão, 1/2 copo de vinho branco e todos os temperos e mistura-se bem.
Dentro de um saco plástico mistura-se esta marinada com o frango e deixa-se marinar (pelo menos 30 mins para o sabor penetrar a carne). Pré aqueça o forno a 220ºC
Põe-se uma frigideira larga a aquecer com o azeite que sobrou até estar bem quente e douram-se os pedaços de frango até selar a pele, mas sem chegar a cozer por dentro.
Põe-se o frango numa assadeira e cobre-se com o resto da marinada, dispondo-se os tomates entre eles.
Vai para o forno (a 200ºC) durante aproximadamente 20 mins, com mais 10 minutos junto à grelha.

Fica uma delicia suculenta! Podem servir com batatinhas assadas e vegetais ou arroz árabe.