Escolas > Agenda Escolas > Workshops educadores

Formação de Professores e Educadores

Formação de Professores

Cursos livres, workshops, diálogos... São muitas as opções para manterem-se sempre atualizados

Porque aprender não é só para os alunos, conheçam os mais diversos workshops e acções de formação de professores e educadores.

No inicio do ano letivo podem agendar os Dias Abertos ao Professor, excelentes oportunidades para conhecer a oferta pedagógica que as várias entidades organizam.

Depois de anotarem todos os curso e workshops que vos interessam, espreitem nossas sugestões de visitas de estudo: as opções são muitas e há para todos os gostos e ciclos!

Se também estão à procura ideias em complemento ou substituição das visitas de estudo, espreitem estas atividades na escola. São uma ótima forma de complementar a formação dos vossos alunos com menores custos e complexidade.

Formação de professores e educadores na região Norte:

Casa da Música

casa da música

De natureza prática, estas oficinas de um dia destinam-se a profissionais que, de algum modo, trabalham a música no contexto escolar, bem como a alunos do ensino vocacional de Música.

Porque facilitar a aprendizagem e incentivar a criatividade dos alunos são tarefas que exigem o investimento permanente em linguagens estimuladoras, são aqui expostos métodos inovdores, interdisciplinares e facilmente replicáveis na sala de aula.

Estas sessões proporcionam ainda a actualização de conhecimentos, bem como a partilha de experiências entre profissionais com realidades semelhantes.

Museu dos Transportes e Comunicações

Museu dos Transportes e Comunicações

Partindo da importância de assegurar formação contínua em diferentes áreas e domínios de intervenção, o Centro de Formação da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações tem criado um processo formativo enquadrado na actividade cultural que promove.

Sendo a comunidade escolar um dos alvos privilegiados da sua acção, o Centro tem orientado projectos formativos para educadores de infância e professores. Noutra vertente, desenvolve acções para técnicos de instituições culturais.

Com estas vertentes formativas, tem sido posta em prática uma filosofia de formação-acção, promovendo a implicação directa dos participantes nos projectos culturais desenvolvidos pelo Museu e, desta forma, contribuindo para uma efectiva formação de públicos.

Fundação Serralves

Fundação Serralves
Fotografia: ESN Porto

Espaço aberto à imaginação, à reflexão e ao debate, Serralves estimula a aproximação crítica e criativa à cultura contemporânea, na perspectiva de estabelecer com as escolas uma relação cada vez mais cúmplice e dinâmica.

Formação de professores e educadores na região Sul:

Fundação Calouste Gulbenkian

Dia do Professor na Gulbenkian

A Gulbenkian disponibiliza diferentes formações para professores – cursos livres, cursos teórico-práticos e materiais didáticos – e organiza fóruns de partilha, visitas pedagógicas e à medida para professores. Consulte a oferta completa para docentes no programa educativo da Gulbenkian.

CCB Fábrica das Artes

O programa da Fábrica das Artes do CCB inclui várias oficinas e diálogos para adultos, como a formação em “Diálogo Filosófico nas várias Infâncias”, promovido pela Rita Pedro e pela Dina Mendonça. Outra iniciativa é a formação “Quando o cérebro vai à escola”, que busca construir pontes através de desafios temáticos e discussões orientadas para aguçar cérebros curiosos.

Bibliotecas Municipais de Lisboa

O programa de promoção do livro e da leitura das bibliotecas municipais de Lisboa inclui várias iniciativas para formação de adultos dedicadas a Professores e Educadores.

Culturgest

Culturgest contrainterpretacao

A Culturgest reúne nos seus espaços exposições, espectáculos e conferências, entre outros. É um lugar que está intrinsecamente ligado à cultura de Lisboa. Para os professores, o centro oferece uma série de encontros e oficinas de expressão plásticas.

Jardim Zoológico

Programa Educativo para Escolas 2017-2018 do Jardim Zoológico de Lisboa

O plano de formação acreditada para professores do Jardim Zoológico, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e com a APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, insere-se no âmbito da Década da Biodiversidade. proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas entre 2011 e 2020, que representa o reconhecimento internacional da importância da conservação da diversidade de espécies que vivem no nosso planeta.

Para além disso, estas ações enquadram-se ainda nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela ONU entre 2015 e 2030, onde, por exemplo, o objetivo 15 explicita a necessidade de “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.”

Enquadram-se também na  Estratégia Nacional de Educação Ambiental estabelecida para o período entre 2017 e 2020, onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente. Uma educação que aposta no desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre as atuais dificuldades e potencialidades no que se refere à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Roda Viva

Roda Viva

A Roda Viva põe à disposição toda a sua experiência, conhecimentos, versatilidade, infra-estruturas e equipa para cooperar no planeamento e realização de atividades que complementem o ensino curricular e estimulem as relações interpessoais (aluno/aluno; aluno/professor; pais/escola; pais/filhos).

Para professores propõem organizar Kick-offs, Workshops, Acções de Formação e Acções de Dinamização de Equipas (Teambuilding).

Oceanário

Formação para Professores no Oceanário workshop para professores oceanario foto de pedro a. pina3

O Oceanário de Lisboa desenvolve ações de formação para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas atividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.

O Oceanário acredita que os professores são os mais fortes aliados na mobilização e consciencialização dos alunos, a partir de temas relacionados com o oceano e a conservação dos ecossistemas. Isso por que, através dos professores, é possível aumentar o conhecimento dos alunos sobre o oceano e, assim, promover a alteração de comportamentos.

Museu Nacional de História Natural e Ciência

Museu Nacional de História Natural e Ciência

O MNHNC organiza vários cursos e seminários de curta duração, dirigidos a educadores, professores, pais e público interessado na divulgação das ciências naturais e experimentais. Possui ainda outras atividades para professores, como uma ida ao museu com o objetivo de preparem a posterior visita de estudo ao local.

Museu da Marioneta

Museu das Marionetas

O Museu daMarioneta propõe várias atividades com relevância para professores e educadores. As iniciativas se dividem em Preparação da visita guiada, Dossiers pedagógicos e Formação (oficinas para adultos de artes plásticas e de construção de marionetas).

Formação de professores e educadores por todo o país:

APSI- Regresso às Aulas

AJUDE APSI 0,5% IRS - PEL SEGURANc DAS CRIANcAS

A escola e a creche são espaços onde as crianças passam grande parte do seu tempo. Entre a aprendizagem e as brincadeiras é fundamental criar ambientes seguros, onde as crianças possam interagir com autonomia.

É, por isso, fundamental saber como evitar os acidentes graves. Os profissionais de Educação devem ter formação nesta área, de modo a desenvolverem estratégias de controlo de risco e de análise das causas dos acidentes em contexto escolar.

A Par – Aprender em Parceria

A Par

O Projecto A PAR tem como missão contribuir para uma melhoria educacional significativa de toda a comunidade, através de um trabalho de parceria com pais e cuidadores e em conjunto com as crianças desde o seu nascimento.

Dinamiza vários workshops com diversos temas dentro da área da infância e/ou parentalidade.

Vejam também:

Desde exposições a peças de teatro, passando por Zoos e Quintas Pedagógicas!

Espreitem estas atividades na escola, um complemento - ou substituição! - às saídas pedagógicas, e tão importantes para enriquecer a aprendizagem dos alunos.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Um comentário em “Formação de Professores e Educadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *