Make-A-Wish vai à Escola: todas as atividades ao longo do ano letivo! - Pumpkin.pt

Make-A-Wish vai à Escola: todas as atividades ao longo do ano letivo!

make a wish vai à escola

Descubram as atividades Make-A-Wish em que podem inscrever as vossas escolas ao longo do ano.

A Make-A-Wish convida as Escolas do país a apoiar a sua missão com o Programa Make-A-Wish Vai À Escola através da participação em Atividades de sensibilização, criatividade e solidariedade, ao longo do ano letivo.

A Make-A-Wish continua a acreditar no superpoder da esperança, na possibilidade de realizar desejos, na força da união, na importância da generosidade e da gratidão como motores diários para transformar vidas!

Esta é a mensagem por detrás do Programa Make-A-Wish Vai À Escola que junta alunos, Professores, Pais/EE, Assistentes operacionais, membros da Direção a ajudar a realizar desejos a crianças e jovens Make-A-Wish!

Cada um destes elementos da comunidade escolar e educativa é fundamental para continuar a divulgar a missão da Make-A-Wish e, desta forma, ir ao encontro de mais crianças e jovens, em todo o país, potencialmente elegíveis para a Instituição.

Existem duas formas de participação no Programa Make-A-Wish Vai À Escola:

Nas atividades que a Make-A-Wish sugere/propõe às Escolas em duas alturas do ano letivo (Natal e Abril), disponibilizando um Regulamento detalhado com todas as informações e garantindo o envio do material necessário para a dinamização das Atividades nas Escolas inscritas.

  • As escolas podem optar por participar nas atividades que a Make-A-Wish sugere/propõe em duas alturas do ano letivo (Natal e Abril), disponibilizando um Regulamento detalhado com todas as informações e garantindo o envio do material necessário para a dinamização das atividades nas Escolas inscritas:
  • Clube Solidário Make-A-Wish: O Clube Solidário funciona durante todo o ano letivo, para além das Atividades sugeridas pela Make-A-Wish. A Escola pode criar ações específicas que revertem a favor da Make-A-Wish ou tornar solidário um evento que já está previamente planeado (por ex: Baile de Finalistas solidário).

Comemorações do World Wish Day

A 29 de abril de 1980, no Estado do Arizona (EUA) o pequeno Chris, de 8 anos, realizava o seu maior desejo de ser polícia por um dia. Inspirados pelo impacto que este dia teve na vida do Chris, da sua família e na comunidade envolvente, surgia a Make-A-Wish.

Para celebrar o 43º World Wish Day, as Escolas são convidadas a participar no Move For Wish Kids sob o tema: A Energia que nos Move.

Pode consultar a apresentação da atividade neste documento da Make a Wish.

A nossa Energia faz-nos mover. A nossa Energia contagia os outros.
Movemo-nos por uma causa: a realização de desejos a crianças e jovens gravemente doentes.

Make a Wish

A Make-A-Wish convida cada elemento da comunidade escolar e educativa a celebrar o 44.º World Wish Day e a  participar no MOVE FOR WISH KIDS, encomendando a sua pulseira dos desejos, vestindo uma peça de roupa azul para a Escola e dinamizando um Move coletivo.

Material Move for Wish Kids

As Escolas podem escolher o tipo de pulseira dos desejos que desejam receber: 

  • Pulseiras Coloridas Make-A-Wish (mix de várias cores)

                                     OU

  • Pulseiras Azuis MOVE

As pulseiras são acompanhas de dorsais que poderão personalizar com o Move/talento de cada um.  Estes materiais são enviados previamente pela Make-A-Wish para a Escola e funcionam como elemento de sensibilização e de angariação de fundos para a realização de desejos, uma vez que, ao conjunto pulseira + dorsal está associado a um donativo mínimo de 1€, que reverte para a realização de desejos de crianças e jovens gravemente doentes. 

As Escolas realizam desejos, transformam vidas!

Com o valor dos donativos resultante desta Atividade, é comunicado o impacto da ação: as Escolas participantes têm conhecimento dos desejos que vão ajudar a realizar às crianças e jovens Make-A-Wish.

Cronograma do World Wish Day:

  • Campanha do World Wish Day: 29 Abr. – 1 Jun.
  • Inscrições: 18 Set. – 8 Abr.
  • Chegada do material à Escola: Até 15 Abr.
  • Conclusão da Atividade: Até 17 Mai.

No decorrer das Atividades, há um acompanhamento próximo por parte da Make-A-Wish sobre os passos seguintes e procedimentos necessários. Esta comunicação é feita por email.

Atividade de Natal Make a Wish:

As Escolas são convidadas a encomendar as Estrelas de Natal da Make-A-Wish e a com elas realizar atividades variadas, aliando a criativa à solidariedade.

Ideias a desenvolver com as Estrelas:

  • Decorar o pinheiro de Natal de casa ou da Escola;
  • Personalizar das Estrelas com uma mensagem natalícia para oferecer a alguém ou colocar nos presentes de Natal;
  • Usar as Estrelas como bilhete para a festa de Natal.

Cada Estrela corresponde a um donativo mínimo de 1€ que contribui para a realização de desejos às crianças e jovens Make-A-Wish. As Estrelas são enviadas à consignação e pretende-se que sejam distribuídas pela comunidade escolar (Direção, pessoal docente e não docente, alunos, famílias). 

Esta Atividade pretende lançar um mote de reflexão sobre a forma como cada aluno:  

  • Contribui para o bem-estar dos outros na sua comunidade;  
  • Usa os seus talentos, valores, personalidade para criar um impacto positivo no ambiente escolar;  
  • Enaltece o que nos torna únicos e reconhece a Escola como espaço de valorização e de inclusão;  
  • Desenvolve a responsabilidade social, a generosidade, o voluntariado, a cidadania. 

A Make-A-Wish reconhece a dedicação das comunidades escolares e educativas através da entrega de um Prémio LeYa e Staples a 3 Escolas. O Prémio será atribuído às 3 Escolas que distribuam mais Esperança neste Natal através das Estrelas, em função do número de alunos total da Escola.

No final da Atividade, a Make-A-Wish comunica os desejos a realizar com o valor dos donativos angariados pelas Escolas. 

Com 5 cores diferentes, as Estrelas de Natal Make-A-Wish mostram que, juntos, podemos levar Alegria, Força, Imaginação, Sorrisos e Esperança às 190 crianças que se encontram a aguardar a realização do seu maior desejo.

Inscrições até 10 de Novembro no site do Programa Make-A-Wish Vai À Escola.

Podem consultar o material de apoio sobre a Make-A-Wish e a Atividade na drive da Make a Wish (Regulamento da Atividade, Declaração aos Pais/EE, Vídeos de impacto, …) ou diretamente no site do Programa Make-A-Wish Vai À Escola.

  • O que cada aluno deseja para si e para os outros (crianças Make-A-Wish, amigos, familiares, comunidade à sua volta);
  • De que forma estes desejos podem criar um impacto positivo no ambiente envolvente;
  • A importância da gratidão, da responsabilidade social, da generosidade, do voluntariado, da cidadania.

O regulamento da atividade de celebração do World Wish Day estará disponível em fevereiro de 2024.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<