Os bebés podem não ter qualquer dejeção durante 3 ou 4 dias, sem que isso por si só represente qualquer perigo.
A obstipação é comum em bebés e crianças mais pequenas, manifestando-se mais frequentemente no período inicial de diversificação alimentar, na transição da fralda para o bacio e na entrada para a escola (estima-se que 3-5% dos lactentes apresentem obstipação).
O Barriga&Bebé explica-nos como identificar e melhorar a situação.
Sinais e sintomas da obstipação: o que procurar?
Dejeções, dor ou desconforto abdominais, fezes duras raiadas de sangue vivo (que sugerem fissura anal), perda de apetite, náuseas e vómitos.
Se a criança apresentar cólicas abdominais vigorosas, sangue nas fezes, ausência de dejeções durante mais de 5 dias e/ou dor abdominal durante mais de 2h, recomenda-se que a criança seja vista por um médico com urgência.
Como melhorar a obstipação em bebés e crianças?
Embora seja um problema comum, podem ser adotadas algumas medidas para prevenir e tratar estas situações que tanto desconforto podem causar às crianças:
- Utilizar azeite cru nos purés após a cozedura das verduras e antes de as triturar, e às massas depois de cozidas e escorridas
- Beber sumo de ameixas ou damascos, pêssegos, peras e outras frutas (manga, papaia, kiwi, etc.), ingerir farelo, legumes, e outras fontes de fibra (cereais)
- Optar por iogurte ou leite fermentado, em vez de leite
- Evitar cenoura, arroz, banana, maçã/pera cozidas, pois são obstipantes
- É essencial a ingestão abundante de água
- As refeições devem ser feitas a horas certas para criar rotinas.
Geralmente, a dieta das crianças que têm obstipação costuma ser pobre em água, fruta, hortaliça, legumes, salada, leguminosas e pão de mistura – e, ao mesmo tempo, excessivamente rica em proteína.
Existem, na sua farmácia, substâncias indicadas para auxiliar a manutenção do equílibro da flora intestinal, o farmacêutico pode avaliar a situação e recomendar o mais adequado Aconselhar-se com o pediatra ou com o farmacêutico sobre o uso de fórmulas ou leites anti-obstipação (AO).
Se existirem fissuras anais, traduzidas geralmente por dor e fezes raiadas de sangue, é aconselhado manter a região perianal o mais seca possível, aplicar cremes calmantes após cada muda de fralda. Não usar clisteres nem supositórios, pois poderão contribuir para agravar o problema
Se a obstipação está relacionada com o treino do bacio, devem ser criados hábitos de evacuação regulares, encorajando a leitura ou contando histórias.
Quer saber mais? Peça conselho na sua farmácia.
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Este artigo foi útil para si?