As causas da conjuntivite podem ser vírus, bactérias fungos, exposição a produtos irritantes (fumo, cloro das piscinas e sabão) e também alergias.
A conjuntivite afeta maioritariamente as crianças em idade escolar, devido à sua tendência de mexerem nos olhos, mas também pode afetar os bebés. Normalmente começa num só olho mas rapidamente contagia o outro.
Sinais e sintomas da conjuntivite:
Comichão, lacrimejo, olhos vermelhos, intolerância à luz, secreções oculares (nomeadamente pus) e pálpebras coladas ao acordar.
Apesar de o problema ser semelhante, as recomendações podem variar consoante a causa da conjuntivite pelo que perceber a origem da inflamação deva começar por ser o primeiro passo.
Recomendações consoante a origem da conjuntivite e a idade da criança:
Infeção bacteriana
Afeta, normalmente ambos os olhos e a cura pode demorar entre 10 dias a 2 semanas.
É aconselhada a lavagem dos olhos com soro fisiológico em unidose, várias vezes ao dia, com compressas esterilizadas e aplicação de colírios ou pomadas oftálmicas tópicas com antibiótico, por vezes associada a produtos com ação anti-inflamatória, sempre sob supervisão domédico.
Alergia ou irritação
Manifesta-se, normalmente, na primavera e outono e é aconselhado evitar o alérgeno, lavar os olhos com compressa esterilizada e soro fisiológico em unidose e/ou toma ou administração tópica de um anti-histamínico.
Agressão por substância química
Lavar muito bem com água corrente ou soro fisiológico em unidose e contactar imediatamente o médico/ oftalmologista.
Se esta for causada pelo cloro das piscinas incentive a criança a usar óculos de natação.
Conjuntivite em bebés recém-nascidos
Se a conjuntivite ocorrer num recém-nascido (idade inferior a 28 dias) ou na presença de pus ou vermelhidão do olho que durem mais de uma semana deve contactar o seu médico imediatamente.
Também vos pode interessar:
- Bebé prematuro: saibam tudo sobre a prematuridade
- 5 dicas para os primeiros banhos do bebé
- Tipos de vinculação: conheçam quais existem
- Como prevenir e tratar as assaduras nos bebés
Este artigo foi útil para si?