Bebés > Recém Nascido > Primeiros dias do bebé

5 dicas para os primeiros banhos do seu bebé

banho recém nascido

Ah, o banho…

Com toda a azáfama que se instala com a chegada do novo membro da família, a hora do banho é um momento de relaxamento e, sobretudo, de ligação entre os pais e o recém-nascido. Apesar de ser uma atividade que preza a tranquilidade, é normal que existam algumas dúvidas e inseguranças nas primeiras vezes que der banho ao seu bebé!

A Triboo vem responder a algumas dessas questões, de modo a que se sinta mais seguro e assim consiga partilhar com o seu bebé um dos melhores momentos do dia – espreitem o site, porque vão encontrar alguns produtos que vos ajudarão, e muito, a tornar os banhos mais relaxantes para todos!

Escolha a hora do banho

A hora do banho poderá ficar ao seu critério. Alguns pais optam por banhos matinais, outros por banhos à noite, antes de deitar. Independentemente do horário que escolha, tente manter-se fiel a esse horário, dada a importância de uma rotina bem definida no bem-estar do bebé.

Aconselhamos que leve tudo o que precisa para o local do banho antes de o iniciar. Isto permitirá que todo o processo seja mais rápido, diminuindo o tempo que o bebé está mais exposto ao frio, e garantirá que não terá de desviar a atenção do bebé.

Comece com uma toalha húmida

É aconselhado adiar os banhos enquanto a zona do umbigo não estiver completamente sarada (primeiras duas semanas de vida, sensivelmente).

Enquanto isso, poderá limpar o seu bebé com uma esponja ou uma toalha. Para isso, poderá deitar numa superfície lisa o bebé embrulhado numa toalha, como uma base muda fraldas, numa divisão da casa com uma temperatura agradável. Comece por lavar a cara com um pano húmido, passando depois para o resto do corpo, expondo apenas a área que está a limpar, para evitar que o bebé tenha frio.

Esteja sempre atento ao bebé e segure-o com uma mão, enquanto o limpa com a outra. Assim ele sentir-se-á mais seguro e aconchegado.

Se optar por dar banho ao seu bebé, certifique-se que a zona do umbigo fica bem seca e higienize-a de acordo com as recomendações do pediatra.

Use a banheira que for mais confortável para si e para o bebé

Não existe uma banheira ideal para dar banho ao bebé.

No entanto, quer decida utilizar uma banheira feita especificamente para o bebé, ou decida dar-lhe banho na sua banheira, existem produtos que certamente ajudarão a tornar toda a experiência menos fatigante para todos os participantes.

Procure banheiras resistentes, com material antiderrapante, mas toque suave. Isto impedirá o bebé de escorregar e diminuirá o seu esforço para o manter quieto. Poderá utilizar a sua banheira com um assento de banho, que lhe dará as mesmas propriedades antiderrapantes. Ou ainda, para se sentir mais confortável e evitar as dores de costas, utilize uma banheira com suporte alto. Vai notar a diferença!

Nem muito quente, nem muito fria

O banho deve ser sempre dado numa divisão com uma temperatura agradável, com as portas fechadas para impedir quaisquer correntes de ar. A questão da temperatura da água é sempre desafiante porque todos a sentimos de forma diferente.

Poderá usar um termómetro para medir precisamente a temperatura da água ou poderá utilizar as partes mais sensíveis da sua pele (o cotovelo ou a parte interior do pulso). De qualquer das maneiras, procure ter a água a uma temperatura entre os 36ºC e os 38ºC.

Deverá também apontar para uma profundidade de cerca de 5 centímetros, embora possa usar mais quantidade de água para ajudar a manter o bebé relaxado e quente. Seja mais ou menos água, nunca se deixe distrair durante este momento. Leve tudo o que precisa para junto do local do banho e nunca deixe o bebé sozinho.

Não lhe dê banho todos os dias

Se limpar a cara e o pescoço diariamente, e se limpar a zona da fralda cada vez que muda o bebé, não há necessidade de lhe dar banho todos os dias. Uma frequência de banhos excessiva, aliada à utilização de sabões, poderá secar a pele do bebé de forma indesejável.

Assim, são aconselháveis cerca de três banhos por semana durante o primeiro ano de vida, com a utilização de cremes hidratantes (sem fragrância e hipoalergénicos) após cada banho. Seque (não totalmente) o bebé com uma toalha e, logo de seguida, aplique o creme. Isto ajuda a impedir que a humidade da pele evapore, mantendo-a hidratada e saudável.

Siga estas dicas e sair-se-á lindamente! Aproveite este tempo para comunicar com o seu bebé, para relaxar, para criar laços e para amar o seu pequeno anjo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *