Família > Passear > Sitios a visitar

Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro Alcobaca

Pegue nos seus pequenos e faça uma visita ao Mosteiro de Alcobaça, descubra coisas sobre a sua história, e conheça a sua construção.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, localiza-se no distrito de Leiria. É considerado Património da Humanidade pela UNESCO desde 1989. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Diz a lenda que D.Afonso Henriques prometeu a Santa Maria erguer um mosteiro em sua homenagem caso ele conseguisse conquistar aos mouros o Castelo de Santarém, ao conquistar o mesmo em 1147, o monarca cumpriu o prometido e doou em 1153 o território de Alcobaça a Bernardo de Claraval.

O Mosteiro de Alcobaça é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português, a sua construção começou em 1178 pelos Monges de Cister.

O Mosteiro conta com uma igreja, o claustro de D.Dinis, os túmulos de D.Pedro e D.Inês, uma capela Relicário, uma cozinha, um refeitório, uma capela do Desterro, e uma galeria.

 

Morada: Mosteiro de Alcobaça 2460 – 018 Alcobaça

Contactos: Tlf. 262 505 120 / Fax. 262 505 130 / Email: mosteiro.alcobaça@igespar.pt

Para mais informações: www.mosteiroalcobaca.pt/pt/index.php