12 Perguntas e Respostas sobre o programa "Estou Aqui!" - Pumpkin.pt

12 Perguntas e Respostas sobre o programa “Estou Aqui!”

Programa Estou Aqui

Nunca percam um momento da presença dos vossos filhos – participem no programa Estou Aqui e garantam uma forma célere de serem contactados se uma criança vossa for encontrada perdida, promovendo o reencontro.

O Programa Estou Aqui é um programa inovador que, através de uma pulseira com código alfanumérico, permite (via 112 – Número Europeu de Emergência) de forma célere chegar ao contacto com os pais, educadores ou tutores de uma criança que se encontre perdida, promovendo o reencontro.

Os dados são única e exclusivamente geridos pela PSP.

Este programa da PSP funciona durante todo o ano, em todo o território nacional.

Nos primeiros anos, o EAC só se encontrava em funcionamento durante o verão mas evoluiu e agora funciona sem qualquer interrupção temporal, i.e., 365 dias por ano.

Já podem pedir as vossas pulseiras! 🙂

12 Perguntas e Respostas sobre o Programa Estou Aqui: 

1. A partir de quando posso encontrar as pulseiras?

O programa Estou Aqui é disponível durante todo o ano.

Caso a pulseira que tenha, esteja degradada, deverá solicitar para o e-mail: [email protected], a inutilização da mesma e posteriormente, poderá aceder ao site https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm e solicitar nova pulseira.

2. Para quem é que serve a pulseira?

Este programa é dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos.

Podem ser facultadas, excecionalmente, pulseiras para crianças de idade inferior a 2 anos se estas forem, comprovadamente, capazes de andar sozinhas.

3. Onde podemos encontrar as pulseiras?

É necessário preencher o formulário online e escolher a Esquadra para levantamento da pulseira. Só depois é que poderão deslocar-se à Esquadra da PSP por vós escolhida.

Recordamos igualmente que existe um período entre 3 a 5 dias, após a validação dos dados e receção do email de registo, para levantarem a pulseira na Esquadra da PSP identificada no formulário e relembrada no email de registo que receberão após o preenchimento.

4. Preciso levar as crianças quando for recolher as pulseiras?

Não é necessário levar as crianças, mas recomendamos que levem um documento que identifique a criança.

5. O que fazer se encontramos uma criança sozinha com uma pulseira do “Estou Aqui”?

Primeiro vejam se encontra os pais da criança. Se não encontrarem, liguem para o 112 e mencionem o número na pulseira ao operador para eles entrarem em contacto por telefone com os pais. O contacto será feito numa questão de minutos.

6. Quanto custam as pulseiras “Estou Aqui”?

As pulseiras “Estou Aqui” são inteiramente gratuitas.

7. Só se deve pedir em caso de ir para algum lado de férias ou pode ser pedido para usar no dia-a-dia?

A pulseira pode ser usada no dia a dia, naturalmente.

O risco de as crianças se perderem é maior quando se alteram as rotinas, quando estão em locais diferentes, e isto é uma realidade quando vão para fora; mas também o pode ser no dia-a-dia, se estiverem em locais diferentes e com muitas pessoas – como praias ou centros comerciais, por exemplo.

8. A pulseira funciona onde? Só em Portugal ou também noutros países?

A Pulseira funciona em todos os Países da União Europeia que tenham como número de emergência o 112.

9. As pulseiras do Estou Aqui funcionam com GPS?

As pulseiras não funcionam com GPS, porque a tecnologia GPS ainda é limitada para este tipo de uso, além de ser uma solução dispendiosa que seria impossível disponibilizar gratuitamente.

10. A pulseira não poderá fazer alergia às crianças?

Para esta pulseira foi valorizada a qualidade do material, diminuíndo as probabilidades de reação alérgica das crianças filho e foi escolhido um material resistente e testado em ambientes adversos. A matéria prima da pulseira é zamak e o acabamento é cobre e banho de níquel com gravação baixo relevo.

11. A pulseira é resistente a crianças ativas?

A pulseira ESTOU AQUI!®, foi desenvolvida com elevados padrões de qualidade para permitir que seja utilizada pelo seu filho mesmo nas tropelias mais improváveis.

Considerando os testes realizados, asseguram que o tecido está preparado para aguentar até 12 meses sem perder qualidade. Sugerimos, se for expectável grandes temporadas de praia e areia, que virem a numeração da pulseira para o lado da pele pois o desgaste será menor.

12. Quando a PSP informa que a validade da pulseira termina a 31 de dezembro desse ano, essa informação quer dizer que devo devolver a pulseira?

O final de validade de uma pulseira implica, simplesmente, que depois dessa data a informação da inscrição deixará de constar do sistema. Embora a pulseira possa continuar a ser utilizada pela criança, em caso de emergência já não estará integrada no Estou Aqui Crianças, não constituindo um auxiliar para promover o reencontro da criança com a família. Para que a família continue a usufruir da segurança proporcionada pelo Estou Aqui Crianças deverá ser realizada inscrição na nova edição do Estou Aqui Crianças.

Também vos pode interessar:

3 comentários em “12 Perguntas e Respostas sobre o programa “Estou Aqui!”

  1. Manuela Silva Dezembro 12, 2018

    Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

  2. Claudia Neves Leall Agosto 2, 2020

    Eu não fui levantar a pulseira este ano ia fazer outra mas a anterior continua ativa… Se me dirigir a esquadra onde era para ser feito o levantamento será k ela se enco tea lá ou terei k pedir outra

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Agosto 5, 2020

      Olá, Cláudia.

      Segundo as normas do programa Estou Aqui, as pulseiras não ficam ativas de um ano para o outro, sendo sempre necessário pedir uma nova a cada ano.
      Assim sendo, a vossa pulseira deve ter alguma anomalia e o melhor será mesmo fazer o pedido de uma nova 🙂

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<