Escova elétrica infantil: uma aliada à boa higiene oral - Pumpkin.pt

Escova elétrica infantil: uma aliada à boa higiene oral

escova elétrica infantil

Sabia que o número de crianças com cáries aos seis anos de idade corresponde a 46%?

Uns dentes saudáveis são fundamentais para desfrutar de uma infância com saúde, e a escova elétrica infantil pode ser uma boa aliada para consegui-los.

Os dentes têm um importante papel na mastigação, na pronúncia das palavras e no sorriso. De todos as faixas etárias, os mais novos são os que apresentam maior risco de cárie.

Um inquérito realizado em 2015 mostra, inclusivamente, que o número de crianças com cáries aos seis anos de idade corresponde a 46%, segundo um estudo da Direção-geral da Saúde, realizado em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas.

Isto ocorre porque o esmalte dos seus dentes é mais débil do que o dos adultos, fazem maior número de refeições e não são especialistas em escovar os dentes.

A partir de que idade as crianças podem usar uma escova elétrica infantil?

A partir dos três anos, as crianças já podem lavar os dentes com uma escova elétrica infantil e recarregável, uma vez que elimina mais placa do que uma escova manual e é muito mais fácil de usar.

Os resultados de escovagem com escova elétrica infantil são mais eficazes, dado que o seu cabeçal arredondado é mais pequeno, chegando a um maior número de zonas da boca, e a sua tecnologia supera a falta de destreza manual típica dos mais novos.

Os pais desempenham um papel fundamental na saúde oral dos mais novos e é especialmente importante despertar entusiasmo e motivação na criança para o cuidado dos dentes. Está na mão dos pais ser um bom exemplo, ensinar a escovar os dentes corretamente e fazer regularmente consultas de odontopediatria.

Ensinar a criança desde cedo cria as bases para uma higiene oral adequada para toda a vida. Ao manter a criança motivada, fomentando um ambiente rotineiro e agradável associado à escovagem dos dentes, esta aprenderá a integrar a rotina na sua vida diária, de forma tão natural quanto tomar o pequeno-almoço ou ler uma história antes de dormir.

Também lhe pode interessar:

  • Qual a importância da visita da criança ao odontopediatra, o médico dentista especializado?

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *