A propósito do Dia da Família reúna a sua na cozinha para preparar uma receita solidária.
Costumamos dizer que “as pessoas se conquistam pelo estômago”, por isso a Portugal com ACNUR decidiu partilhar connosco uma receita especial com um toque solidário para sensibilizar e alertar para o impacto da guerra nas famílias ucranianas.
Juntem toda a família na cozinha, miúdos e graúdos, e preparem esta receita inspirada nas histórias dos milhões de refugiados e deslocados internos que há mais de 27 meses foram forçados a deixaram as suas casas na Ucrânia em busca de segurança. Uma forma fácil e leve para introduzir o tema junto dos mais novos. Mãos à obra?
МІХДАЛОВІ ТІСТЕЧКА – MIHDALOVI TISTECHKA – Bolachas de Amêndoa
INGREDIENTES
- 1 chávena de manteiga
- ¾ chávena de açúcar em pó
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de sal
- 1 chávena de amêndoas picadas e escaldadas
- 2 chávenas de farinha
INSTRUÇÕES
- Com uma batedeira elétrica, misturar a manteiga, o açúcar, a água, a baunilha e o sal.
- Juntar a farinha e as amêndoas.
- Deixar no frigorífico durante 1 hora.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Molde pequenos pedaços de massa em forma de lua e coloque-os numa folha de biscoitos não untada.
- Coza até ficarem delicadamente castanhas, cerca de 12-15 minutos.
- Mergulhe no açúcar em pó enquanto ainda está ligeiramente quente.
Receita Retirada do projeto Culture Collective do parceiro nacional do ACNUR USA for UNHCR.
Esta receita é resultado de um projeto para as Famílias com ACNUR* com pratos de todo o mundo. Se quiserem ter acesso a outras receitas, juntem-se a esta nossa família aqui.
* O que é uma Família com ACNUR?
Qualquer pessoa interessada em doar mensalmente à Portugal com ACNUR, pode tornar-se uma “Família com ACNUR”. Depois de tomar essa decisão, irão receber materiais (físicos e/ou digitais) para os mais pequenos, juntamente com a nossa revista trimestral “Refugiados” e também algumas atividades e conteúdos por e-mail!
Para além da declaração anual para efeitos fiscais, da revista e emails regulares com conteúdo sobre o ACNUR e realidade dos refugiados no mundo, as Famílias com ACNUR recebem conteúdos didáticos sobre direitos humanos, refugiados e o trabalho do ACNUR, adaptados a crianças, por email ou correio.
Sejam pais, avós ou até mesmo professores, estas “Famílias”, com a nossa ajuda, sensibilizam os mais novos para estas temáticas e a realidade de quem é forçado a fugir.
Acreditamos que, desta forma, contribuímos juntos, para que os adultos de amanhã estejam mais informados e sensíveis a estas realidades contribuindo para um mundo com menos necessidades, mais solidário e justo.
Crédito da Imagem: © UNHCR / Andrew McConnell
Crédito da Imagem de topo: © Portugal com ACNUR
Este artigo foi útil para si?