Família > Comer > Receitas deliciosas

Muesli para Totós

Muesli para Totós

Um guia para criar a receita perfeita ao gosto de cada um.

Acredito piamente que as melhores receitas são os básicos a que voltamos vezes sem conta e que vamos adaptando ao nosso gosto no momento e ajustando às temporadas da vida. Já publiquei há uns tempos uma receita de Seitan para Totós e hoje quero partilhar, não exatamente uma receita, mas mais um método de muesli para iniciantes. Isto porque fazer muesli é como ler aqueles livro de “escolha a sua aventura” em que cada um decide o que quer fazer e segue para a página X.

Eu chamo a isto muesli, que por definição é cru e sem dúvida que cru pode ficar. Mas também gosto de levar ao forno a aveia e tostar os frutos secos o que já entra no campo da granola. Portanto, façam com o vosso método preferido e chamem-lhe Anabela se quiserem.

Passo 1 : escolher um cereal, ou dois, ou três

A aveia é rainha, mas podem sempre optar por arroz tufado, trigo sarraceno, espelta, um mix, como gostarem mais. Tenham só em conta o que pode ser comido em cru e o que tem de ser cozinhado.

A proporção que costumo fazer é de 4 chávenas de aveia para 2 de sementes e frutos, mas isto é mesmo flexível e podem testar as proporções que mais vos agradarem.

Passo 2 : temperos

Canela, açúcar mascavado (fica a saber a caramelo), açúcar baunilhado, extracto de baunilha, noz-moscada, gengibre em pó, enfim, as possibilidades e combinações são imensas.

O que não pode faltar é uma pitada de sal e não se ponham com tretas da comida sem sal porque depois não sabe a nada.

Se for para ficar em cru é deitar tudo numa tigela funda para misturar. Se for para ir ao forno, espalhar bem num tabuleiro com 4 colheres de sopa de óleo de côco e deixar em forno médio até dourar ligeiramente.

Se quiserem aglomerados de cereais (granola) têm de usar óleo suficiente para ficarem colados e deixar cozinhar assim.

Passo 3: sementes e frutos secos

É aqui que perco a cabeça. Avelãs, amêndoas, sementes de girassol, de sésamo, amendoins, sei lá. Podem tostá-los ou não, mas se o fizerem aconselho a fazerem-no numa frigideira anti-aderente, um qualidade de cada vez, porque os tempos são muito dispares.

As sementes de sésamo basta um calorzinho e puff, já queimaram enquanto as amêndoas precisam de um bom bocado ao lume.

Não usem sementes de chia, ok? Essas precisam de ficar de molho e o tempo entre deitarem na tigela de iogurte e comerem pode não ser suficiente. Costumo picar grosseiramente as avelãs, amêndoas e outros frutos grandes.

Passo 4: frutos secos

Aqui há que ter em conta as combinações e o quão doces são os frutos. Gosto de combinar tâmaras com arandos para um mix doce/ácido. Côco e banana desidratados fazem um muesli tropical e frutos vermelhos secos são deliciosos.

Passo 5: chocolate e outros doces nada saudáveis

Este passo é obviamente opcional. Eu adoro juntar chocolate preto picado (se levaram ao forno o chocolate só pode ser adicionado depois de tudo arrefecido, a não ser que queiram mesmo que derreta e se espalhe).

Se estiverem a fazer um muesli para uma ocasião especial, porque não umas gomas (sem gelatina animal!)  em forma de coração ou ursinhos?

Guardar num frasco que sele bem e comer com iogurte, leite e fruta.

Boa semana!

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *