Família > Lifestyle > Poupar

Quando devo começar a dar mesada aos meus filhos?

Quando devo começar a dar mesada aos meus filhos?

Algumas questões essenciais sobre a mesada dos mais novos!

Saber o momento ideal para começar a dar mesada aos filhos é a resposta que muitos pais procuram, principalmente quando os seus filhos se aproximam da idade escolar.

Com a ajuda do Doutor Finanças, conheça algumas questões que deve ponderar quando começa a dar mesada aos mais novos.  

 O que é a mesada? 

A mesada é um valor monetário que os pais ou encarregados de educação dão aos mais pequenos para que eles façam a gestão do mesmo, num determinado período de tempo.

Contudo, a mesada tem um papel ainda mais relevante se pensar que este é o primeiro passo da criança na gestão financeira e a forma como o ensinar a gerir o seu dinheiro vai influenciar a sua vida daí em diante.

No fundo, este é o primeiro treino da criança na vida financeira, que se vai estender para toda a sua vida.

Quanto ao valor de mesada a dar ao seu filho, deve ter em conta as despesas que este possa ter, nomeadamente refeições ou material escolar. 

 Quando devo começar a dar mesada? 

Não existe uma idade mais ideal que outra.

Contudo, quanto mais cedo conseguir introduzir esta temática, mais cedo o seu filho compreenderá questões importantes relacionadas com a gestão do dinheiro.

Numa primeira fase, pode começar a dar um valor por semana, para ir interiorizando a dinâmica. Na adolescência, aconselhamos que passe a usar a mesada, para o preparar para a vida adulta em que o salário é pago mensalmente.  

Poderá aproveitar a entrada na escola e a aprendizagem das primeiras contas para introduzir as primeiras questões relacionadas com a vida financeira, nomeadamente a questão de pequenos pegamentos, ensiná-lo a perceber como se calcula o troco de algo ou quanto dinheiro vai precisar para comprar um determinado brinquedo.

Consulte este guia e veja as respostas a outras questões relacionadas com a mesada dos meus novos.   

 2 conceitos que deve ir introduzindo gradualmente na educação financeira do seu filho 

Despesas fixas

Quando introduzir a temática deverá explicar que a mesada ou semanada se destina às despesas que ele terá diariamente.

Os lanches são um bom exemplo de uma despesa fixa da uma criança.

Deverá explicar que o montante que definiu deve cobrir todos os lanches que ele faz na escola. Ao mesmo tempo, ele deve perceber que se gastar esse dinheiro em brinquedos ou doces não vai conseguir fazer todos os lanches que devia, ou seja, ele terá de fazer a gestão do dinheiro, por forma a conseguir pagar todos os lanches da semana.  

 Poupança 

No momento de atribuir um valor à semanada ou mesada do seu filho, faça as contas ao que ele vai precisar para as suas despesas e acrescente um valor para que ele possa utilizar em outros items.

Este valor deve servir para que possa ensinar a conceito de poupança, seja para uma futura emergência, seja para que ele passa comprar algum artigo que pretenda.   

Uma vida financeira equilibrada começa desde cedo em casa, com a abordagem dos assuntos. Nos primeiros tempos, é natural que a criança faça alguns erros, pelo que normalize a situação e acompanhe-a na gestão do seu dinheiro.  

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *