Guerras entre irmãos: 3 frases que não levam a lado nenhum e 3 boas alternativas - Pumpkin.pt

Guerras entre irmãos: 3 frases que não levam a lado nenhum e 3 boas alternativas

Guerras entre irmãos

A relação entre irmãos pode ser difícil, cansativa para os pais e motivo de muitas tensões, especialmente quando os miúdos são pequenos.

Ao mesmo tempo, parece que há, pelos mais diferentes motivos, a tendência de cada um dos filhos chamar para si um determinado tipo de papel – o que agride mais, a vítima, o bem disposto, o tristonho… etiquetas que nós, pais, também vamos ajudando a colar, sobretudo no momento das tensões. Aprenda mais sobre como evoluir do conflito à cooperação, com este texto escrito por Magda Gomes Dias, do blog Mum’s the Boss.

‘És sempre o mesmo, porque não ajudas o teu irmão?!’

‘Anda, defende-te! Pára de choramingar, é só isso que sabes fazer?’

‘Pára de chatear o teu irmão, não vês que é pequenino?’

Em parte, estas frases são repetições daquilo que ouvimos e daquilo que acreditamos que vai ajudar. Quando dizemos és sempre o mesmo, pretendemos que o nosso filho se aperceba que aquele comportamento não pode continuar e é um convite à mudança. Contudo, e como já disse algumas vezes , este ‘és sempre o mesmo’ funciona ao contrário – tira, na maior parte das vezes, a motivação e a energia da criança para mudar e fazer diferente. Na verdade, é como se reforçássemos a tal etiqueta (e que não queremos colocar mas acabamos por fazê-lo) e, embora possamos ter a noção que o estamos a fazer, há alturas em que não sabemos fazer diferente.

Então gostava que te lembrasses desta técnica. Pede sempre ao teu filho o comportamento desejável. E como é que isso sai:

Eu sei que tu podes ajudá-lo.

Eu sei que és capaz de te defender e se precisares de ajuda pede-me.

Eu sei que queres brincar com o teu irmão e também sei que sabes fazê-lo sem irritar.

Frases como estas não são meras frases positivas – são frases que relembram à criança aquilo que ela já sabe fazer e que nós também já tivemos a oportunidade de comprovar. 

É só um lembrete… para ti e para eles.

Os seus filhos pegam-se, andam a discutir e batem um no outro? Sabe que os conflitos entre irmãos são normais, mas custa-te vê-los sempre desentendidos e isso perturba a vossa dinâmica familiar? Então este workshop, a realizar-se a 26 de Maio em Tavira, é para si!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *