O que dizer a uma criança ansiosa? - Pumpkin.pt

O que dizer a uma criança ansiosa?

criança ansiosa

Frases-chave que vão ajudar todos a manter a calma.

Estar com uma criança ansiosa pode deixar qualquer pai sem palavras, sem saber o que dizer que possa ajudar o filho a sentir-se mais tranquilo. Por essa razão, a Psicóloga Clínica Cátia Teixeira, da Oficina de Psicologia, partilhou connosco algumas frases que podem usar nesses momentos.

“Eu estou aqui contigo, estás em segurança”. Desta forma oferece conforto quando o seu filho sente que não está a conseguir controlar a situação.

“Se quiseres, podes falar comigo sobre o que se passa”. Dê ao seu filho espaço para ele falar sobre os seus medos, sem ser interrompido, mas dê-lhe o tempo de que ele precisar.

“Quão grande é a tua preocupação?”. Ajude o seu filho a quantificar as suas preocupações, pode recorrer a imagens (“do tamanho de uma ervilha, de uma baleia…”). Dessa forma ele perceberá que as emoções não têm sempre a mesma intensidade.

“Queres fazer um desenho sobre o que estás a sentir?”. Algumas crianças não conseguem expressar por palavras o que sentem e pensam, por isso desenhar pode ajudar.

“Que truque para te acalmares queres usar?”. Crie com o seu filho uma lista de estratégias para lidar com os medos e as preocupações, pratique-as no dia-a-dia (mesmo quando está calmo), e incentive a criança a recorrer a elas quando está mais ansioso ou preocupado.

“Eu vou respirar fundo”. Por vezes, a criança pode estar tão ansiosa que resiste aos seus incentivos para usar as estratégias para se acalmar. Nesse caso, use você as estratégias, verbalize o que está a fazer e como se está a sentir.

“Isso é assustador e…”. Reconheça o medo que o seu filho está a sentir sem o tornar mais assustador, usando a palavra “e”. Acrescente frases como “… e tu estás em segurança”, ou “…e tu já enfrentaste este medo antes” ou “…e tu tens um plano”.

“O que precisas de mim?”. Em vez de assumir quais são as necessidades do seu filho nesses momentos, dê-lhe a oportunidade de ele lhe dizer o que precisa.

Lembre-se que é um importante modelo para o seu filho, nos momentos como lida com as suas preocupações e com os seus medos o seu filho está a observá-lo e a aprender.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *