Conheçam os benefícios da gratidão e como a podemos fomentar: trazemos algumas sugestões para fazerem em família.
“Obrigado” é uma palavra que, desde cedo, ensinamos aos nossos filhos, em retribuição de algo que é oferecido, de uma gentileza ou atitude de afecto.
A gratidão, no entanto, pode ser um conceito mais alargado e os estudos científicos sobre este tema consideram-na bem mais que uma atitude.
A gratidão pode ser vista como uma emoção, um traço de personalidade e até mesmo uma forma de estar na vida. Alexandra Frias, Técnica Superior de Educação, e Nuno Francisco Maia, Psicólogo, explicam-nos os seus benefícios.
Os estudos dos benefícios associados à gratidão, evidenciam que o hábito diário de contar bênçãos e registá-las, permite adquirir uma maior consciência sobre as pequenas e grandes riquezas que cada um possui.
Quem persiste neste tipo de prática, mantendo, por exemplo, um diário de gratidão, tem tendência a sentir-se mais feliz.
Quais são os benefícios da gratidão?
- Aumentar os níveis de bem-estar;
- Estabelecer relações interpessoais mais satisfatórias;
- Incrementar a prática de exercício físico;
- Diminuir o número de queixas de saúde;
- Sentir maior grau de satisfação com a vida.
Apesar de sabermos que a criança só consegue entender a perspectiva do outro por volta dos 7 anos, a infância é a altura certa para promover atitudes saudáveis.
Tal como para os adultos, a gratidão pode ser uma boa ferramenta para ajudar as crianças a equilibrar os momentos positivos e menos positivos da vida.
E como a gratidão é contagiante, para fomentar a sua prática junto dos mais pequenos, podemos começar por ser bons modelos.
Como fomentar a gratidão?
- Diminuindo as queixas com as situações menos positivas da nossa vida;
- Dando ênfase a tudo o que temos, em vez de nos lamentarmos pelo que ainda gostaríamos de ter;
- Comparando-nos com quem tem menos;
- Praticando, em família, a contagem das coisas boas de cada dia;
- Demonstrando uma atitude apreciativa perante nós, os outros e o que nos rodeia;
- Valorizando coisas como a saúde, os amigos, a família, um dia de sol, um abraço ou um sorriso;
- Oferecendo bilhetes de agradecimento por pequenos ou grandes gestos de amizade e carinho.
- Registando as bênçãos de cada dia, num diário – e partilhando em conversa com a família
Se ainda não é vossa prática, que tal, em família começar um diário de gratidão? Se os abobrinhas forem pequeninos e não conseguirem escrever, podem ajudar a decorar o vosso diário de família.

Também podem começar uma tradição anual de gratidão, como partilhou Sofia Isabel Vieira, autora e mãe de uma família encantadora:
“No primeiro dia de Novembro peguei numa garrafa, comprada em segunda mão no mercado de Notting Hill e que usamos para decoração, e disse aos miúdos que precisava da ajuda deles para escrever bilhetinhos. Utilizei algumas folhas desenhadas por eles e cortei-as em rectângulos. Todos os dias, antes da história de ir dormir, falamos sobre todas as coisas boas que temos vivido este ano, e pelas quais estamos tão agradecidos (os meses que vivemos na estrada são sem dúvida a maior benção de que eles se lembram).
Eu tenho a tarefa de escrever, em frases simples, o resultado destas conversas nocturnas; e eles colocam o papel dentro da garrafa.
No dia 26 de Novembro, conhecido com o dia de Acção das Graças, vamos fazer um almoço especial (com amigos que são americanos) para celebrarmos isso mesmo- a gratidão.
Nesse dia os miúdos vão poder abrir a nossa garrafa da gratidão e, com a nossa ajuda, ler alto (e relembrar) todas as coisas pelas quais estamos agradecidos. Na verdade não nos consideramos pessoas religiosas porque não seguimos nenhuma religião em particular, mas acreditamos que ser grato pelo pouco ou muito que se tem é fundamental para sermos felizes.”
Fica a sugestão: peguem numa garrafa ou num frasco e guardem todas as coisas porque se sentem agradecidos.

Bons exercícios de gratidão!
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?