Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Três razões para brincar com puzzles

puzzles

Os puzzles constituem uma excelente forma (didáctica), de juntar diversão e aprendizagem.

Com poucas ou muitas peças, os puzzles são um dos brinquedos preferidos dos pais e das crianças, estimulando o crescimento infantil e proporcionando momentos em família. A Done4talent é uma empresa que desenvolve, produz e comercializa puzzles 3D, para coleccionar e brincar, e explica-nos a importância de brincar com puzzles para o desenvolvimento das crianças.

Puzzles e Desenvolvimento da cognição

Os puzzles ajudam ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, estimulando a capacidade de perceber o todo pela parte ao construírem um sistema de complexidade elevada. O desafio de construir um puzzle pode ser usado para melhorar o raciocínio e permite uma melhor noção visual e espacial.

Puzzles e Capacidades motoras

Coordenação e perícia são outras das capacidades estimuladas através da realização de puzzles. Ao construir um puzzle, a criança terá ainda uma melhor facilidade de interacção com os objectos, melhorando a coordenação de movimentos entre a visão e as mãos.

Puzzles e Melhor socialização

Os puzzles têm a vantagem de poder ser feitos quer individualmente, quer em família ou com outras crianças. Quando realizado em conjunto, o jogo pode contribuir para desenvolver a capacidade de colaboração com os outros ou, até mesmo, para a discussão saudável, no momento de escolher se uma peça encaixa ou não em determinado lugar. Em simultâneo, ajuda a criança a saber como lidar com a frustração quando uma peça não encaixa.

Com várias vantagens para o desenvolvimento cognitivo, motor e social da sua criança, os puzzles deverão fazer parte da lista de brinquedos de qualquer criança.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *