IndieJunior Porto 2025

O IndieJúnior Porto 2025 está de volta com um programa fantástico!

Evento expirado
indiejunior familias

O IndieJúnior Porto regressa de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 com 57 filmes que prometem refletir sobre Comunidade, Partilha e Empatia.

Entre os dias 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 o IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infanto Juvenil estará de regresso ao Porto.

Serão sete dias intensos durante os quais vão ser exibidos, no total, 57 filmes – dos filmes a concurso 44 são curtas metragens e 10 são filmes portugueses. A edição 2025 pretende ser uma celebração da Comunidade através do poder transformador do cinema, “com o objetivo de abrir uma janela de luz positiva para construir um mundo melhor, com mais empatia”. Esta é a temática central do IJP, tema vertido no cartaz deste ano, da autoria da ilustradora e animadora, Alexandra Allen

Comunidade, Partilha e Empatia

O IndieJúnior Porto 2025 irá refletir sobre questões prementes como migrações, guerras, os desafios da infância e da juventude com visões positivas, alternativas e empáticas que pretendem relevar o espírito da interajuda, do poder do coletivo.

Será uma forma criativa e transformadora de celebrar as salas de cinema como verdadeiros espaços de partilha, de reflexão e de diferentes cruzamentos de histórias e culturas. Algo a que o IJP já nos habituou desde a sua génese, a plena vivência com o público-alvo: os bebés, as crianças e os jovens.

Programação de cinema do IndieJúnior Porto 2025

Antes do festival, acontece a sessão de aquecimento para crianças a partir dos 3 anos, com filmes escolhidos a dedo e sobre comunidades, o Warm Up está agendado na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, no dia 18 de Janeiro, pelas 16 horas e é de entrada livre.

Ao longo de quase uma hora irão revisitar alguns dos filmes que estiveram em competição na edição anterior, como mote para lançar a programação deste ano: “Mamã Pilha”, “Luce e o Rochedo”, “A Marcha das Formigas”, “A Poça da Maré”, e “Corrida”.

Comunidade de Curtas I e II & Longas-Metragens

Nas sessões Comunidade de Curtas I e II poderão ser vistos filmes que retratam temáticas da família, território e emigração como“Percebesde Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, “Uma Guitarra à Deriva de Sophie Roze ou “Tudo Boas Massasde David Sick.

E existem prémios:

  • Prémio do Público: escolhido por todo o público que passar pelo festival através da votação no final das sessões;
  • Prémio Impacto: oferecido pela Reitoria da Universidade do Porto e que visa premiar um filme pela importância temática, cuidado estético e criatividade.
  • Prémio APEI (Associação de Profissionais da Educação de Infância): uma novidade para este ano e resulta de uma parceria relevante com o festival que permitirá destacar um filme da competição destinado à primeira infância, entre os 3 e os 6 anos. 

As competições Curtas estão divididas entre sessões para família e para escolas – para público pré-escolar, para os 1.º, 2.º e 3º ciclos e curtas para secundário. Sobre as escolas, consulte tudo no nosso artigo IndieJunior para Escolas.

Há ainda o aconchegante, exploratório e multissensorial Cinema de Colo na sala Novo Ático, no Coliseu do Porto, para os mais pequeninos e respetivos encarregados de educação. Na rubrica O Meu Primeiro Filme irá explorar um clássico intemporal, “O Feiticeiro de Oz, obra de Victor Fleming escolhida pela Vice-Reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, sobre este conto de coragem e amizade improvável.

Entre as novidades do IndieJúnior Porto 2025 destacam-se ainda a antestreia da longa-metragem “Gato Fantasma Anzude Yoko Kuno e Nobuhiro Yamashita. Diretamente do Festival de Cannes, esta coprodução franco-japonesa promete conquistar os fãs do trabalho do Studio Ghibli com a história de Karin e Anzu, o gato fantasma que cuida de uma menina de 11 anos abandonada pelo pai.

De destacar também a primeira colaboração, este ano, com o Festival Porto Femme nos Maus Hábitos, com uma sessão de curtas muito especial e que procura contrariar a sub-representação das mulheres no cinema. Serão abordadas dimensões variadas no percurso de crescimento e de vida numa atmosfera feminina que promete criar reflexão entre público e convidados. O ponto de partida será a exibição dos filmes “Acrobáticade Anna Kuzina; “Regras do Jogo” de Christian Zetterberg; “Lago da Lua” de Jeannie Sui Wonders e “Conseguimos Fazer um Filme”, de Tota Alves.

Debate Identidade, Regras e Convenções

Outra grande novidade da edição deste ano do Festival será o debate Identidade, Regras e Convenções, com um painel de convidados e as turmas presentes nesta Mochila Cultural organizada com o PNA, logo após a exibição do filme “Regras do Jogo” de Christian Zetterberg.

Oficinas Criativas

Há ainda espaço para oficinas criativas com propostas para famílias e escolas com os parceiros do IJP – a Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis e a Vila Maria Alice – Psicologia Clínica e Terapias.  

Atividades Paralelas

Destaca-se a masterclass sobre uma série da RTP para a Infância, o projeto 7 Caixas, na Escola Artística Soares dos Reis, a conversa-debate aberto sobre Financiamento de Filmes para a Infância, com o apoio do Centro de Informação Europa Criativa em Portugal e Encontro sobre Filmes Feitos em Comunidade, onde serão discutidos três projetos de filmes portugueses feitos em diferentes contextos, no território nacional.

O encontro sobre Filmes Feitos em Comunidade é um momento especial de encontro e debate na Reitoria da Universidade do Porto, Casa Comum. A ideia parte de um questionamento – “O que acontece quando nos unimos para fazer um filme?”. A partir desta possibilidade, o Festival convidou uma produtora de animação internacionalmente reconhecida (BAP), uma associação que realiza filmes em contextos escolares e sociais (ANILUPA) e uma realizadora que envolveu um bairro na criação de um filme (Tota Alves). 

Cineconcerto – Comunidades

Contará com a criadora multi-instrumentalista Inês Lapa. A sessão começa com o filme “Cuidado, as Portas Vão Abrir!” de Anastasiya Zhuravleva onde mergulhamos num dia agitado no metro de bolso; passamos depois para a aventura de um cão Poodle em “Apanha a Salsicha” de Alice Guy-Blaché. O terceiro filme é de Walt Disney e ganhou destaque com esta versão inicial de “O País das Maravilhas da Alice” da Walt Disney e terminará, de uma forma hilariante, com “Les Kiriki, acrobates japonais, de Segundo de Chomón.

Inspirem-se com e Edição de 2024

Não perca de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 o IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infanto Juvenil, no Porto.

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