O IndieJúnior Porto regressa de 23 e 29 de Janeiro de 2023 com 55 filmes com propostas oriundas de 18 países!
O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto está de volta em 2023 na sua sétima edição.
Com uma alargada programação dedicada ao público familiar e escolar, o IndieJúnior 2023 proporcionará sessões para maiores de 3, 6, 10, 12 e 15 anos.
Entre os diversos temas abordados, destaque para o lugar da natureza e dos animais, as alterações climáticas, o aborto ou as relações familiares em situação de pobreza.
Uma programação que, também fora da sala de cinema, quer ser espaço para a descoberta e a troca de experiências, como são prova o debate em torno da forma como o cinema e arte podem ser ferramentas importantes para fazer o luto (26 Janeiro, 11h00, Casa Comum – Reitoria da UP), a oficina Animação de Recortes, que permitirá compreender e experimentar um dos processos de animação de imagens (29 janeiro, 10h30, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto) ou a oficina Vamos Imaginar uma Cidade Sustentável?, onde a flora do Jardim Botânico serve como ponto de partida para uma brincadeira lúdica em torno da vida natural das cidades (26 janeiro, 14h00 e 18h00, Galeria da Biodiversidade).
Tendo como tema central o Mar e querendo reforçar o laço do evento com a cidade e as suas histórias, o 7º IndieJúnior apresentará um programa especial de filmes desenvolvido em parceria com o projeto FILMar, assim como o cine-concerto Marés onde filmes sobre o Porto serão musicados, ao vivo, pelos The Banksy’s (Vítor Rua e Ilda Teresa de Castro).
Dando continuidade à parceria com o Maus Hábitos, o IndieJúnior 2023 integrará ainda uma sessão de cinema à mesa, com quartas curtas metragens a serem apresentadas em ambiente descontraído.
A sessão é de acesso livre a quem jantar e mostrará quatro filmes de vários géneros cinematográficos que refletem sobre problemáticas atuais e do passado, que interessam aos jovens, mas também aos adultos, da repressão da ditadura até às dinâmicas do divórcio dos nossos pais.
Com sede noutra das salas novas da cidade, a Sala Novo Ático no Coliseu Porto AGEAS, o IndieJúnior 2023 voltará a promover sessões de cinema de colo, para crianças com idades inferiores a 30 meses, aqui se acrescentando uma novidade: uma oficina para famílias com crianças entre os 1 e 2 anos, onde se brinca com a água, a cor, o som e outros elementos sensoriais.

É verdade, o mais acolhedor espaço do festival, o Cinema de Colo regressa ao festival, com uma cenografia especialmente pensada para crianças com idades entre os 6 e os 30 meses. Há também espaço para a primeira oficina para bebés na história do festival, a Entre Poças e Borrifos.
Compostos por Ilda Teresa de Castro e Vítor Rua, os The Banksy’s situam-se no universo da música que não se deixa limitar por definições de género e estilo. No Filme Concerto – Marés, som, ecologia e música cruzam-se no palco do Batalha, num espetáculo que promete surpreender pequenos e graúdos.
Já no próximo dia 14 de janeiro, uma sessão de Warm-up IndieJúnior, na Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto, promete um aquecimento como se deve ser para mais uma edição do festival. A sessão é de acesso livre e arranca pelas 16 horas.
O 7.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece entre 23 e 29 de Janeiro de 2023 numa edição que fica marcada pela mudança do evento para o recém aberto Batalha Centro de Cinema. Tendo como tema central o Mar, o festival volta a propor uma vasta programação de cinema, oficinas e outras atividades destinadas a crianças, jovens e famílias.
A sétima edição do IndieJúnior Porto contará com quatro filmes portugueses, que serão acompanhados por conversas entre os realizadores e os espectadores. Espalhados por diferentes secções serão mostrados os filmes: Ice Merchants, de João Gonzalez, O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, O Casaco Rosa, de Mónica Santos e O Conto da Raposa, de Alexandra Allen.
Destaque ainda para o foco especial no cinema noruguês, que terá como sede principal a Casa das Artes e a escolha do influenciador digital e dj Peter Castro para a secção O Meu Primeiro Filme: Marie Antoinette, de Sofia Coppola.
Num exercício que alarga fronteiras na compreensão e conhecimento do cinema mundial, um foco dedicado ao cinema norueguês terá lugar na Casa das Artes. Este programa incluirá a exibição da longa-metragem O Verão em que Descobrimos os Nossos Superpoderes, um poderoso filme familiar que acompanha duas irmãs em busca do pai perdido nas montanhas, assim como uma seleção de curtas de animação para a infância, que dão a conhecer o trabalho dos realizadores da atualidade.
O Festival finaliza em grande com o evento de encerramento, uma Matiné Dançante para esticar as pernas, ouvir música e dar um pé de dança, marcada para dia 29 de janeiro, pelas 17h30, no Café do Batalha.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?