Programação infantil no Coliseu leva a Liberdade aos primeiros públicos com a dupla “O Som do Algodão” em maio, setembro e novembro.
Em 2025, o Coliseu Porto Ageas vai apresentar três espetáculos da dupla “O Som do Algodão”, nos domingos de 11 de maio, 21 de setembro e 2 de novembro, no Salão Ático. O projeto de Mariana Santos e Dulce Moreira convida bebés e crianças a darem os primeiros passos nas artes e a explorarem o teatro, a música e os sentidos e a natureza.
O primeiro espetáculo é no dia 11 de maio, às 10h30, para celebrar o 25 de Abril, “Pássaros e Liberdade – O Protesto” leva os poemas de nomes como Manuel António Pina, Luísa Ducla Soares ou Sophia de Mello Breyner Andresen a viajarem por uma estrada de papel, onde se volta a gritar liberdade.
Pensado para crianças maiores de três anos, esta performance poética e sonora convida a uma revolução feita de palavras, em que a liberdade dos humanos – famílias, crianças e toda a comunidade – encontra o voo dos pássaros.

Para a rentrée cultural, a 21 de setembro, fica reservado o espetáculo da Trilogia AVES – VoAr. Para bebés e famílias“. Bebés e crianças são convidados a imaginar que estão de asas abertas. Será que sentem o vento na cara e a liberdade infinita? Voar entre embalos nos braços dos pais. Voar ao som das palavras. As aves voam para ir, voam para sentir, voam em liberdade, em bando. Mas também voam na hora de regressar. Uma viagem que é também liberdade para regresso. E recomeçar.

O último espetáculo está marcado para a manhã de 2 de novembro: “Trilogia Cúmulos – Há Vento”. Uma performance poética e musical para bebés, crianças, famílias e demais ouvidos curiosos, que elege a liberdade do voo, da migração, dos corpos e da vontade como elemento poético. Um espaço de liberdade para a palavra poética e para a expressão sonora, inspirado nos cataventos, ao encontro do outro.
A programação infantil aos domingos de manhã no Salão Ático é uma parceria com a Som do Algodão, dupla feminina composta por Dulce Moreira e Mariana Santos, que explora com especial talento a multidisciplinaridade em palco, encontrando novas formas de partilhar a arte, a plasticidade da palavra e a exploração sonora com bebés, crianças e famílias.
Os bilhetes custam 12€ (criança + adulto), o bilhete de um terceiro acompanhante / criança custa 7€.
Também vos pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?