

Teatro Politeama
Luís António Pereira, que era um homem apaixonado pelas artes do espectáculo, sonhou dar a Lisboa uma nova sala, onde a música e o teatro pudessem servir o público.
Assim, nuns terrenos que comprou na Rua das Portas de Santo Antão, frente ao Coliseu dos Recreios, lançou em 12 de Maio de 1912 a primeira pedra do que viria a ser o Theatro Politeama.
Encarregou o mais prestigiado arquitecto do seu tempo, Ventura Terra, de traçar os planos do projecto, sendo o responsável pela construção, José Passos Mesquita.
Das decorações do teatro ocuparam-se o escultor Jorge Pereira e os pintores Benvindo Seia e Veloso Salgado.Finalmente, Luís António Pereira inaugurou a 6 de Dezembro de 1913 o seu" Politeama!
O espectáculo de estreia foi com a opereta "Valsa de Amor", com Cremilda de Oliveira e Sofia Santos nas principais figuras.
Muitas foram as Companhias de Teatro que representaram no Politeama: Ângela Pinto, Palmira Bastos, Alves da Cunha, Brunilde Júdice, Adelina Abranches - Aura Abranches, Lucinda Simões - Erico Braga, Maria Matos, Nascimento Fernandes, Luísa Satanela - Estevão Amarante.
Foi neste teatro que Amélia Rey Colaço, já em termos de Companhia Rey Colaço & Robles Monteiro, representou "O Lodo", de Alfredo Cortez e "Salomé" de Oscar Wilde, duas peças polémicas na sua época e após temporadas de grande sucesso artístico, saíu para, mais tarde, tomar a concessão e a direcção do Teatro D. Maria II.
Aqui, neste palco, Palmira Bastos, interpretou com grande êxito "A Dama das Camélias".
Em 1935, na Companhia Alves da Cunha, estreou-se em 20 de Agosto a grande actriz Laura Alves em "Duas Garotas de Paris" ao lado de João Villaret.
Por este teatro passaram os maiores actores da cena portuguesa do séc. XX como António Silva, Irene Isidro, Vasco Santana, Teresa Gomes, Raúl de Carvalho, Emília de Oliveira, Ruy de Carvalho, Varela Silva e Curado Ribeiro.Durante anos o Politeama foi cinema estreando filmes históricos como Casablanca, em plena II Grande Guerra Mundial, o que provocou uma autêntica batalha campal entre os espectadores.
Nos anos 50, Igrejas Caeiro realizou o Comboio das Seis e Meia em que ficaram célebres as figuras de Zéquinha e Lélé, interpretadas por Vasco Santana e Irene Velez.
Neste programa radiofónico que era transmitido do Politeama, ficaram históricas as actuações de Amália Rodrigues, que estreou aqui vários dos seus grandes sucessos, como "Foi Deus".
teatro-politeama.com
Serviços
- Creches e Escolas: Passeios e visitas de estudo
- Atividades giras em família: Arte/Teatro/Música/Dança
Área: Lisboa
Localização no Google MapsArtigos


26 Mar a 30 Abr Lisboa Centro
Música, Teatro e Filmes
Filipe La Féria apresenta A Pequena Sereia: O Musical no Teatro Politeama

4 Jul Lisboa Centro
Música, Teatro e Filmes
Rapunzel de Filipe La Féria: o teatro infantil regressa a Lisboa!
