Saiba como evitar furar um pneu e o que fazer para substituir o pneu furado o mais rápido e eficientemente possível.
Furar um pneu é um imprevisto pode afectar qualquer automobilista. Quando chove as estradas que tem buracos no pavimento ficam temporariamente cheios de água e funcionam como armadilhas para os condutores mais distraídos.
Para prevenir um furo é importante periodicamente verificar o estado dos pneus. Para isso, o Automóvel Club de Portugal recomenda:
- Piso do pneu deverá estar em bom estado e no mínimo ter 1,6mm (profundidade mínima permitida por lei)
- Existência de “fissuras “nos pneus, pois mesmo que tenham piso acima do permitido devem ser substituídos e sempre aos pares por eixo.
- Pressão de ar, de acordo com as características de cada fabricante.
- O alinhamento de direcção pois pode causar um desgaste anormal no pneu
- Conduzir com especial cuidado, quando as condições climatéricas se tornam adversas, chuva, neve, ventos fortes..
A família Pumpkin teve os seus ultimos furos depois de alguns dias de chuva em que os buracos da estrada ficaram enormes – e nós aterrámos em cima deles…
Para que tudo corra bem no caso de furo…
É muito importante verificarem que em qualquer altura:
- têm todo o material necessário para troca de uma roda (macaco, chave de rodas, luvas, colete, triangulo de sinalização, pneu sobresselente)
- sabem onde está,
- todo o equipamento está funcional, sobretudo se o pneu sobresselente tem ar.
- têm lápis e papel ou brinquedos para entreter as crianças
- Os sócios ACP com assistência em viagem podem sempre chamar um mecânico gratuitamente, que lhes troca o pneu no momento para poderem seguir viagem.
- Guardem o número de assistência em viagem num sítio acessível (por exemplo no vosso telemóvel). Para os sócios ACP o número a reter é o 707 509 510.
Nós já tivemos um furo com uma filhota com semanas. E descobrimos que precisávamos de uma chave especial que ninguém sabia onde estava. Fomos salvos por um grupo de bombeiros que tinham um carro igual 🙂
No ano passado, a mãe Pumpkin estava sozinha com a filhota de 1 ano, e os brinquedos foram a nossa salvação. Isso, e a assistência em viagem.
Neste último furo o macaco encravou em plena manobra – não ia para cima nem para baixo. Foi preciso encontrar outro macaco para tirar o primeiro, imaginem!
Aproveitem um bocadinho para verem se têm tudo a funcionar, nunca se sabe quando o este azar nos acontece.
E depois do pneu furado:
Para mudar um pneu bastam 7 passinhos apenas:
1. Estacione o seu carro numa zona plana. Puxe o travão de mão e engrene a marcha atrás e certifique-se de que está fora da faixa de rodagem para não perturbar o trânsito e para a sua segurança. Depois desligue o motor e ligue as luzes de perigo (“quatro piscas”). Finalmente, vista o colete refletor e sinalize o local com o triângulo.
2. Reúna as ferramentas (chave de porcas ou de cruz, chave de segurança – se aplicável, macaco, pneu sobresselente e luvas). Se não as conseguir encontrar consulte o manual de instruções do automóvel para saber onde se encontram.
3. Tire o tampão e desenrosque ligeiramente as porcas do pneu antes de colocar o macaco debaixo da viatura. Caso o seu automóvel esteja equipado com porcas de segurança, é necessário um adaptador fornecido pelo fabricante para retirar uma das porcas especiais anti-roubo.
É mais fácil usar o peso dos seus pés em vez de fazê-lo com os braços para aliviar as porcas, normalmente estão muito apertadas.
4. Coloque o macaco na zona indicada pelo fabricante para o uso deste aparelho. Se não conseguir ver onde é consulte o manual de instruções do automóvel.
Normalmente o local é assinalado com uma pequena seta no extremo lateral inferior do veículo. Depois suba o macaco até a roda deixar de tocar no chão.
Retire todas as porcas e guarde-as para que não se percam.
5. Retire o pneu furado com as duas mãos e coloque o sobresselente. Para maior segurança coloque a roda furada debaixo do automóvel. Isto permite-lhe uma maior segurança caso o macaco do automóvel ceda por algum motivo.
6. Depois de colocar a primeira porca, coloque a segunda na diagonal desta. Aperte-as ligeiramente e baixe progressivamente o automóvel. Acabe de aparafusar bem usando o peso dos pés para uma maior força de aperto.
Com o pneu sobresselente já metido no eixo do automóvel, coloque a primeira porca, e em seguida coloque a segunda na diagonal desta ou seja numa padrão de aperto em estrela. Aperte-as ligeiramente e baixe progressivamente o automóvel. Em seguida acabe de aparafusar bem usando o peso dos pés para uma maior força de aperto.
7. Guarde todo o material necessário e o respectivo equipamento de segurança. Não se esqueça de reparar ou substituir o pneu estragado o mais brevemente possível.
É comum os pneus sobresselentes não terem a mesma qualidade dos pneus substituídos e só devem circular durante um período limitado de tempo e a uma baixa velocidade, Deve limitar-se o uso ao mínimo necessário para resolver o problema com o pneu original.
Esperamos que essas dicas podem evitar pneus furados e no caso for necessário mudar o pneu, boa sorte!
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