5 Mandamentos de um pai calmo - Pumpkin.pt

5 Mandamentos de um pai calmo

mandamentos-pai-calmo

Aprenda a gerir a irritação!

Cátia Teixeira, Psicóloga Clínica da Oficina de Psicologia, partilha connosco os 5 mandamentos que o ajudarão a tornar-se um pai mais tranquilo e com uma melhor capacidade para gerir a irritação provocada por determinados comportamentos do seu filho (e não só).

1. Reconhecerás a tua raiva.

É natural sentir-se irritado perante determinados comportamentos do seu filho, não há nenhum problema nisso, mas ao perceber que se sente irritado, pare. Certamente que sabe por experiência própria que agir irritado não facilita em nada a resolução da situação.

2. Ouvirás antes de falar.

Naturalmente os pais, muitas vezes, assumem determinados factos sem ouvir os filhos. Por vezes, por trás de determinado comportamento pode, efetivamente, estar uma causa inocente. O resultado pode na mesma ser mau, mas não o deixará tão irritado. Claro que, ainda assim, deverá dizer ao seu filho que não dever ter determinado comportamento, mas ouvir a perspetiva dele vai diminuir a sua raiva.

3. Adiarás a tua reação.

Não passará da irritação à calma de um momento para o outro, por isso, respire fundo, saia do local se for necessário. Apenas não reaja quando a irritação estiver a fervilhar dentro de si. Dê tempo a si próprio para avaliar a situação com clareza.

4. Falarás sobre os teus sentimentos.

Não são apenas as crianças que devem falar sobre o que sentem, os pais também devem expressar como se sentem em relação a determinado comportamento de uma forma adequada. Desta forma abrirá a porta do diálogo com o seu filho.

5. Terás tempo para ti. 

Quando não tem a sua cabeça tranquila é muito mais fácil “explodir” com coisas insignificantes. Há dias mais difíceis que outros e é precisamente nesses dias que deve fazer uma pequena quebra na rotina, acalmar-se e relaxar. Podem ser só 10/15 minutos, mas use-os para relaxar, pois os ganhos serão muito superiores (não dê desculpas a si próprio). Uma pequena mudança pode trazer grandes ganhos.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *