Família > Crescer > Pais em crescimento

11 COISAS QUE AS FAMíLIAS FELIZES FAZEM

11 COISAS AS FAMíLIAS FELIZES FAZEM

A Magda do Mum’s the boss descreve 11 coisas que as famílias felizes fazem: o objectivo é inspirar-nos para que os nossos dias se encham de felicidade e significado.

1. Partilha

É a tua família, são os teus filhos. Partilha com eles histórias – não só aquelas sobre quando eras pequena mas também histórias do dia-a-dia.

‘Hoje tenho mesmo de te contar a minha manhã! Parece que saiu de um filme, tu nem vais acreditar no que me aconteceu!’ Diz-lhe isto com entusiasmo, com exagero, assim meio dramático – e vais ver que ele fica agarradinho ao que lhe vais contar!

E quando partilhas as tuas coisas, ele sente que tem valor na família e não é mais um. E porque se sente valorizado, também te vai contar as coisas dele porque vai ter vontade de as partilhar.

2. Vínculo

O vínculo é a qualidade da relação que os nossos filhos estabelecem connosco e a qualidade da relação que estabelecemos com eles. E quanto maior for o vínculo mais significado as nossas vidas adquirem, melhores são as nossas ligações e influências.

3. Brincar

Gozar, ser palhaço, não levar tudo tão a sério. Fazer o esforço [sim, por vezes é mesmo um esforço] para ver não o lado positivo da coisa mas a piada da situação. E quanto mais treinares mais percebes que afinal nem tudo pode ser levado tãooooo a sério!

4. Boas maneiras

As boas maneiras modelam-se e também se ensinam. E sim, as boas maneiras são ensinadas desde pequeninos e fazem a diferença na relação e toda a gente fica agradada quando é bem tratada e de forma educada. Ensina ao teu filho a generosidade, a atenção ao outro, o se faz-favor e o obrigado e porque é que isto é tão importante.

E naquelas vezes em que ele te pede as coisas de forma mais ríspida, olha para ele e diz-lhe ‘hmmm… enganaste-te no tom – repete lá isso mas com aquela voz doce que só tu tens…’. E quando tu também te enganares diz-lhe e coloca o tom adequado.

5. Oferece o teu tempo

O nosso amor é dado em forma de tempo – por isso usa-o da melhor forma e elimina as fontes que te fazem desperdiçar o teu tempo que é mesmo precioso. Procura estar mesmo a sério com os teus filhos. Não digo sempre mas se lhes dizes que vais brincar com eles, não leves o telemóvel atrás.

6. Tribo

Vocês têm frases vossas? Situações em que dizem ‘d’ahhhh!’. Têm um grito de guerra? Têm nicknames? Têm segredos dos bons? Fazem partidas? Têm rituais? São uma tribo? Então comecem a fazer ‘cenas’ fixes e que dão mais sentido e significado a quem é a VOSSA família!

7. Sê o exemplo

Naquilo que é importante para ti, sê o exemplo. Ponto final. ‘Olha para o que eu digo, e olha para o que eu faço!’

8. Amor próprio

A primeira regra da Educação e Parentalidade Positiva diz que Pais Felizes = Filhos Felizes. Trata de ti, vê como é que podes ser uma melhor mãe. E nunca niveles nada por baixo nem nunca aceites o que achas que ninguém deve aceitar.

9. Coragem

Coragem de admitires o erro, de errares, de mudar de opinião. De ires em frente mesmo não tendo a certeza. De voltares para trás. Coragem para assumires que tens medo. Coragem para deixar de lado algumas coisas por um motivo maior. A olhar nos olhos para as situações, sem inventar histórias, explicações ou justificações.

10. Falar a verdade

A confiança é um dos maiores valores que podemos criar na nossa família. Daí que eu acredite que a verdade, com as palavras adaptadas às idades seja sempre o melhor porque é ela que liberta e explica muita coisa. E ela que faz com que se aceitem melhor as situações. E porque falas a verdade tens o direito de a exigir.

11. Gratidão

Exprimir verbalmente [e sobretudo por escrito] o melhor que temos na nossa vida, todos os dias, é o maior factor para vermos a nossa felicidade aumentada.

Sigam a Mum’s the boss no seu blog e Facebook.