No contexto familiar é fundamental a adoção de estratégias que favoreçam a integração de rotinas.
Para tal, os pais devem respeitar, com algum rigor, os horário referentes à alimentação, higiene e ao sono, para que a criança consiga criar um padrão equilibrado e sentir conforto e segurança.
Querem conhecer os segredos da Conceição Pereira, do blog Amor d’ Educação, para integrar a rotina no dia a dia das abobrinhas?
Segredo nº 1 – Introdução de horários na rotina da criança
(Deve ser gradual, flexível e ajustável.)
Enquanto mãe acredito que devemos zelar por sermos bons modelos para os nossos filhos, porque aprendem essencialmente por imitação. Outra prática importante é a utilização de estratégias eficazes que respondam às necessidades dos filhos.
Conhecê-los bem é fundamental para fazer ajustes na rotina.
Segredo nº 2 – Conhecer bem a criança e as suas reais necessidades
(Estas mudam consoante a fase de desenvolvimento e mesmo entre irmãos existem diferenças significativas.)
Definir desde cedo, horários adequados de alimentação, higiene e sono, ensinam a criança a respeitar os seus ritmos biológicos e permitem maior adaptação às atividades diárias, sendo igualmente fortalecedoras das funções parentais. Outro aspecto relevante é a importância de envolver a criança na rotina e em tarefas de acordo com a sua idade.
Segredo nº 3 – Organizar horários e dá-los a conhecer à criança
(De forma verbal ou não verbal, através de rituais que antecedem determinados momentos do dia-a-dia, como tomar banho antes do jantar, dormir depois da história, brincar antes do banho).
Não existem dúvidas que as rotinas familiares são exigentes. Para muitos pais, a quem é atribuída uma missão “quase impossível” de levar a bom porto o seu barco, são sinónimo de stress e cansaço, para outros representam equilíbrio e tranquilidade.
Segredo n. 4 – Utilizar sempre a rotina a nosso favor…
… mesmo quando os horários se alteram ou surgem imprevistos.
Este artigo foi útil para si?