Como ajudar as crianças a estudar em casa durante a quarentena?

Propomos vários recursos que são tão fáceis, educativos e divertidos que nem vai parecer que estão a estudar!

Tem sido repetido sem parar mas é mesmo importante lembrarmo-nos de que as nossas crianças não estão de férias (nem nós…). Por isso, é fundamental criarem um momento do vosso dia dedicado ao estudo, para que a matéria continue fresquinha nas cabeças das abobrinhas, e para que a sua rotina não seja totalmente alterada. Que tal estudar online?

O nosso primeiro conselho, ainda assim, passa por conversarem com os professores e/ou diretores de turma dos vossos filhos para pedir algumas indicações simples de atividades que podem realizar em casa. É provável que grande parte das crianças tenha trazido T.P.C. para a quarentena, mas, se não for o caso das vossas, tentem perceber junto dos profissionais de educação que projetos estavam a ser desenvolvidos e trabalhados em sala de aula e deem-lhes continuidade em casa.

Para isso, existem muitos recursos educativos online que podem explorar: contamo-vos quais!

A Pumpkin destaca:

Assembly

assembly aberta digitalmente

A Assembly, uma escola de actividades extra-curriculares de tecnologia para jovens entre os 10 e os 17 anos, adaptou-se como nenhuma outra às consequências do Coronavírus, entre as quais a suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais, e oferece às crianças que estão em casa a oportunidade de continuar a estudar à distância, enquanto os pais estão em regime de teletrabalho.

Com as aulas virtuais, projetos digitais e acompanhamento virtual dos tutores, para que possam tirar todas as dúvidas, as abobrinhas podem assim dar continuidade, online, a uma aprendizagem virada para o futuro.

Aproveitando o facto de utilizar uma metodologia inovadora que não exige a presença física dos alunos, a escola consegue assim manter as atividades regulares e os campos de férias , oferecendo a todos uma excelente possibilidade de incentivar, educar e entreter as crianças nesta fase tão difícil.

Outros recursos para estudar online:

Escola Virtual

escola virtual acesso gratuito

Esta medida excecional da Escola Virtual vigorará durante as próximas semanas e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do Pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.

Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou os encarregados de educação apenas têm de proceder a um registo simples, em que apenas é necessário identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade, disponibilizando-se de imediato os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares.

Paralelamente, os professores – que também têm acesso gratuito – poderão organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos por email ou podem criar na plataforma as suas turmas, agilizando o processo de partilha de conteúdos existentes na Escola Virtual ou mesmo conteúdos personalizados, com a possibilidade de monitorizarem todo o trabalho dos seus alunos através de tarefas.

Aula Digital

aula digital leya

Independentemente de serem adotantes de manuais do grupo LeYa, a partir de 13 de março de 2020, todos os professores têm acesso ao Banco de Recursos de todos os anos e disciplinas disponíveis na Aula Digital. É agora possível atribuir tarefas, testes e quizes ou enviar recursos aos alunos, para que estes possam dar continuidade, rever e/ou consolidar os conhecimentos.

O acesso ao Banco de Recursos pode ser feito mediante “login” na plataforma Aula Digital, onde a área Banco de Recursos já estará disponível. A partilha de recursos com os alunos será feita através do módulo “As minhas salas”, sendo apenas necessário que o professor crie a sua “sala” para poder iniciar a partilha.

Os alunos devem ativar o código da sala que o professor lhes disponibiliza podendo, assim, comunicar, ver vídeos, animações, sínteses ou mesmo realizar testes interativos. Para os alunos terem acesso ao recursos partilhados pelo professor devem entrar na plataforma Aula Digital e registar-se como Aluno.

Khan Academy

khan academy alunos

A Khan Academy oferece uma educação universal para qualquer um, em qualquer lugar. O melhor? É 100% gratuito.

Juntando-se à Khan Academy, os alunos podem obter ajuda personalizada com os temas que estão a estudar, e até mesmo explorar algo completamente novo e diferente. São, literalmente, os alunos quem escolhe aquilo que querem aprender!

Bichinho do Saber

bichinho do saber

Bichinho do Saber é um site que disponibiliza gratuitamente muitas fichas de explicações e resumos das matérias de todas as disciplinas e de todos os anos do ensino básico. Aqui também podem encontrar e imprimir folhas de exercícios e testes de avaliação para as crianças testarem os seus conhecimentos.

Duolingo

duolingo

Aprender  línguas com o Duolingo é divertido e viciante. As crianças ganham pontos ao acertar, correm contra o tempo para passar de nível, e reforçam conhecimentos nas línguas que estudam na escola ou mergulham de cabeça em aprendizagens novas. Que tal começar a estudar mandarim ou árabe? As aulas do Duolingo são curtinhas e eficazes, e há provas de elas que funcionam mesmo.

Ciência Viva em Casa

ciência viva em casa

Em tempos de isolamento social, a ideia dos Centros Ciência Viva é transformar a nossa sala num laboratório, folhearmos os livros científicos que nunca nos cansamos de ler, matarmos saudades dos módulos preferidos do Pavilhão do Conhecimento e embarcarmos em viagens espaciais com um amigo chamado Paxi… Tudo sem sair de casa!

Vitamimos

materiais vitamimos

A Vitamimos acredita que as atividades lúdicas e os jogos didáticos são uma forma de aprender coisas novas e tornar o estudo, num momento mais divertido e apetecível. Por esta razão lançou o desafio, de juntamente com os mais novos, fazerem algumas atividades sobre alimentação, disponibilizando o material para imprimir a partir da vossa casa!

Aprender nunca foi tão divertido!

Jogos para estudar

jogos para estudar

Se ao menos eles estudassem com o mesmo entusiasmo que dedicam aos jogos… tudo seria mais simples! Não é bem a mesma coisa, mas preparámos algumas listas com jogos para estudar online que decerto vão entreter as abobrinhas. Encontrámos um pouco de tudo: Matemática, Português, Inglês, Ciências, Geografia e História!

Os jogos didáticos são também uma ótima atividade para os pais estudarem com as crianças, acompanharem o seu progresso e detetarem as suas dúvidas. Experimentem jogar em conjunto ou mesmo fazer uma competição amigável para um incentivo extra!

Livros gratuitos

livros online

O Plano Nacional de Leitura disponibiliza uma biblioteca digital com livros gratuitos para crianças dos 5 aos 15 anos. Não sabemos se concordam connosco, mas nós acreditamos que a leitura, mesmo quando recreativa, ajuda e muito ao desenvolvimento cognitivo. Aliás, sabem qual é a importância da leitura no desempenho escolar das crianças? Elevada!

Golden Number

Golden Number

Em solidariedade com todos os pais, o Centro de Estudos Golden Number, focado em Explicações de Matemática ao Ensino Básico e Secundário, decidiu ajudar gratuitamente todos os alunos do 1º ao 12º ano que precisem de orientação no estudo.

Podem entrar em contacto com a Golden Number através do e-mail goldenumber@outlook.pt ou dos telefones 965 608 061/964 781 230.

Outros recursos para estudar à distância

RTP

RTP zig zag

Maria Emília Brederode dos Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação, avançou com a possibilidade de as crianças fazerem ensino à distância através da rádio – uma forma de, como explicou ao PÚBLICO, “minimizar as desigualdades entre, por exemplo, quem tem um computador em casa e quem não tem”.

A RTP adaptou, por isso, as grelhas de programação de vários canais, antenas e plataformas, um ajustamento feito em articulação com o Ministério da Educação para proporcionar às crianças conteúdos escolares com diversão. Já sabem: a televisão sempre sintonizada na RTP1 e na RTP2!

Espreitem também, se tiverem oportunidade, os conteúdos do site RTP Ensina e da Rádio Zig Zag.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *