Ferramentas giras para meter as crianças a estudar online! - Pumpkin.pt

Como ajudar as crianças a estudar em casa!

estudar online

Sabiam que as abobrinhas também podem estudar online, no computador ou no tablet?

Here we go again… O governo decretou uma interrupção letiva de 15 dias, pelo que as próximas duas semanas são, em teoria, de “férias” para as crianças.

No entanto, é importante manter o ritmo. Para que os miúdos possam estudar online durante este confinamento, existem vários recursos educativos que podem experimentar explorar de forma llúdica.

Estas plataformas permitem estudar autonomamente, perceber melhor a matéria com a ajuda de vídeos e animações e preparar os momentos de avaliação com exercícios interativos, jogos sínteses e fichas.

Aprender nunca foi tão divertido! Contamo-vos quais os recursos para estudar online que podem explorar aí por casa, sempre em consonância com as recomendações dos professores!

Recursos para estudar online – pré-escolar:

Escola Virtual

Escola Virtual

Escola Virtual é uma plataforma online de apoio ao estudo para os alunos do século XXI.

É um espaço de aprendizagem divertido e dinâmico, onde as crianças podem explorar sozinhas, com os pais ou com os colegas, desenvolver competências e testar os seus conhecimentos.

A Escola Virtual serve até como motivação extra na hora do estudo, já que estudar não tem de ser aborrecido se os miúdos estiverem munidos das ferramentas certas.

Vitamimos

materiais vitamimos

A Vitamimos acredita que as atividades lúdicas e os jogos didáticos são uma forma de aprender coisas novas e tornar o estudo, num momento mais divertido e apetecível. Por esta razão lançou o desafio, de juntamente com os mais novos, fazerem algumas atividades sobre alimentação, disponibilizando o material para imprimir a partir da vossa casa!

Outros recursos para estudar online – primeiro, segundo e terceiro ciclo:

Khan Academy

khan academy

Já conhecem a Khan Academy, uma plataforma online de cursos, aulas e exercícios grátis, para todas as faixas etárias? 

A missão da Khan Academy é a de oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma gratuita, através de uma plataforma acessível 24 horas por dia e 365 dias por ano – disponibiliza mais de 1250 vídeos, 22 mil exercícios interativos, 56 mil horas de utilização da plataforma e 23 mil utilizadores registados.

Basta ter acesso à internet e entrar na biblioteca online de vídeos com exemplos e soluções sobre as mais diversas temáticas de Matemática, Física, Química e Biologia, que podem ser vistos e revistos as vezes necessárias à apreensão dos conhecimentos.

BeeFluent

beefluent

A Beefluent é a nova plataforma de apoio à leitura, lançada pela Teckies, start-up que promove a aproximação das escolas à tecnologia, com o objetivo de apoiar professores e tutores na formação de estudantes de todas as idades.

Esta aplicação móvel permite que crianças e jovens aprendam de forma individualizada, mais completa, simples e divertida, onde a constante relação com o professor, mesmo à distância, é o ponto-chave para a sua evolução.

Além de ajudar na leitura da língua materna, é também possível aprender outras línguas. Disponível para alunos de todos os ciclos de estudos e com diferentes necessidades, esta ferramenta pode ser utilizada em qualquer dispositivo com acesso a um browser.

A Beefluent permite que os alunos melhorem as suas capacidades de leitura em casa, a partir de um processo intuitivo e interativo. De forma simples, o estudante treina a leitura e dicção com base numa gravação de uma leitura de um texto criado e enviado pelo professor.

Para que o formando possa ter feedback do seu desempenho e evolução, basta gravar a sua leitura do mesmo texto e enviar através da plataforma. Assim, todas as interações são realizadas num só sítio e a avaliação é individual.

Escola Virtual

Escola Virtual

Escola Virtual é uma plataforma online de apoio ao estudo para os alunos do século XXI.

É um espaço de aprendizagem divertido e dinâmico, onde as crianças podem explorar sozinhas, com os pais ou com os colegas, desenvolver competências e testar os seus conhecimentos.

A Escola Virtual serve até como motivação extra na hora do estudo, já que estudar não tem de ser aborrecido se os miúdos estiverem munidos das ferramentas certas.

Escola Mágica

escola mágica

A Escola Mágica é uma plataforma que potencializa a aprendizagem nos 1º, 2º e 3º ciclos.

Para cada disciplina, alunos e professores podem aprender e ensinar com centenas de pequenos vídeos que explicam detalhadamente toda a matéria.

Podem também exercitar a aprendizagem com milhares de exercícios interativos, desenvolvidos como se de desafios/jogos se tratassem.

Bichinho do Saber

bichinho do saber

Bichinho do Saber é um site que disponibiliza gratuitamente muitas fichas de explicações e resumos das matérias de todas as disciplinas e de todos os anos do ensino básico.

Aqui também podem encontrar e imprimir folhas de exercícios e testes de avaliação para as crianças testarem os seus conhecimentos.

Outros recursos para estudar online – aprender dentro e fora do currículo escolar:

Ubbu: Ciências da Computação e Programação

ubbu

A ubbu é a plataforma de programação para as salas de aula do futuro. Com a ubbu, os professores podem proporcionar aos seus alunos, dos 6 aos 12 anos, um currículo de programação que inclui jogos, vídeos, e atividades, adaptadas aos diferentes anos escolares.

Duolingo

duolingo

Aprender  línguas com o Duolingo é divertido e viciante. As crianças ganham pontos ao acertar, correm contra o tempo para passar de nível, e reforçam conhecimentos nas línguas que estudam na escola ou mergulham de cabeça em aprendizagens novas.

Que tal começar a estudar mandarim ou árabe? As aulas do Duolingo são curtinhas e eficazes, e há provas de elas que funcionam mesmo.

Jogos para estudar

jogos de inglês online

Se ao menos eles estudassem com o mesmo entusiasmo que dedicam aos jogos… tudo seria mais simples! Não é bem a mesma coisa, mas preparámos algumas listas com jogos para estudar online que decerto vão entreter as abobrinhas. Encontrámos um pouco de tudo: Matemática, Português, Inglês, Ciências, Geografia e História!

Os jogos didáticos são também uma ótima atividade para os pais estudarem com as crianças, acompanharem o seu progresso e detetarem as suas dúvidas. Experimentem jogar em conjunto ou mesmo fazer uma competição amigável para um incentivo extra!

Livros gratuitos

livros online

O Plano Nacional de Leitura disponibiliza uma biblioteca digital com livros gratuitos para crianças dos 5 aos 15 anos. Não sabemos se concordam connosco, mas nós acreditamos que a leitura, mesmo quando recreativa, ajuda e muito ao desenvolvimento cognitivo.

Aliás, sabem qual é a importância da leitura no desempenho escolar das crianças? Elevada!

Matemática com Mãos e Cabeça

matemática mãos cabeça

Matemática MÃOS e CABEÇA é uma página onde podem encontrar sugestões de atividades matemáticas trabalhadas de forma dinâmica e diferente!

Aqui também podem descobrir curiosidades matemáticas, decifrar enigmas e conhecer factos divertidos!

Também vos pode interessar:

2 comentários em “Como ajudar as crianças a estudar em casa!

  1. Rosa Abril 8, 2020

    Muito bom, com imensas dicas para tudo, muito obrigada

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 9, 2020

      Obrigada pelo feedback, Rosa 🙂
      Esperamos que ajude!

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *