Protejam as abelhas e descubram os benefícios do mel - Pumpkin.pt

Hotel de Abelhas: façam o vosso… e descubram os benefícios do mel!

passo a passo hotel de abelhas

Aproveitem este DIY divertido com caixas de cereal para explicar aos mais pequenos a importância das abelhas e do mel no ecossistema.

Há muitas crianças que têm medo de abelhas (e menos crianças também). No entanto, as abelhas são mais nossas amigas do que pensamos – têm um papel fundamental no ecossistema e produzem o delicioso mel, também conhecido por “néctar dos deuses”.  Sabia que para produzir uma colher de chá de mel são precisas 12 abelhas? Impressionante!

Mas como podemos contribuir para a sua sobrevivência? E quais os benefícios de consumir mel? Trazemos respostas, ideias e dicas para partilharem com as abobrinhas – o propósito é apenas um: o de dar mais vida à Natureza!

Como dar mais vida à Natureza?

Há quem diga que toda a vida na Terra depende das abelhas, porque, sem elas, os ecossistemas como hoje os conhecemos morreriam. Isso por que elas são responsáveis pela polinização, sem a qual não haveria alimentos para grande parte dos pássaros e insetos. Muitos outros animais (de gado, por exemplo) alimentam-se, ou são alimentados, de vegetais, pelo que também eles sofreriam.

Ou seja, de forma indireta, se não houver abelhas, não haverá alimentos para os animais herbívoros, que, por sua vez, deixariam de alimentar os animais carnívoros.

Também a agricultura e a indústria seriam profundamente afetadas, levando à destruição quase total da vida como hoje a conhecemos. Já imaginaram?

O problema é que, dado o aquecimento global e as práticas de agricultura intensiva, as populações mundiais de abelhas têm diminuido drasticamente.

Nós ficamos tão preocupados com a sobrevivência das abelhas que resolvemos fazer algo para as ajudar: construir um “Hotel para Abelhas” na nossa horta!

Esta casinha funciona como um ninho para abelhas locais. Como muitas vezes é difícil incentivar abelhas solitárias – que não vivem em colmeias – a “fixarem residência” em áreas urbanas, muitas pessoas optaram por dar-lhes uma mãozinha.

A vantagem para os humanos que constroem estas casinhas é que quanto mais abelhas as habitarem maior é a probabilidade de polinização – consequentemente, mais e melhores frutas e legumes poderão ser colhidos na região.

É uma atividade divertida para ser feita em família e pode ser usada como pretexto para explicar aos miúdos a importância das abelhas no ecossistema, a produção e benefícios do mel e, claro, dar as boas vindas à primavera! Vamos a isso?

Material:

Hotel de abelhas - material

– Caixas de cereal;

– Folha de cartão grosso;

– Cartolina amarela e/ou preta;

– X-ato;

– Tesoura;

– Cola;

– Fita-cola.

Passo a passo: 

Cortámos a caixa de cereal em tiras e, com a ajuda de um lápis para servir como medida, fizemos rolinhos de cartão. Vamos precisar de mais ou menos trinta rolinhos – que servirão como alvéolos, os buraquinhos em forma de hexágono que as abelhas formam nos favos das colmeias.

No cartão, e com a ajuda do x-ato, marcámos 6 linhas com a mesma medida de distância entre elas. É assim que formamos o hexágono principal.

Passámos um fio a meio do cartão e prendêmo-lo num dos rolinhos anteriormente preparados.

Depois, com fita-cola, fechámos o prisma hexagonal. A nossa base está pronta!

Por fim, decorámos o hotel: escolhemos uma cartolina amarela muito apelativa e colámo-la à volta da caixinha de cartão. Podem ainda optar por um papel autocolante ao invés da cartolina, tornando a casinha impermeável.

Capa hotel de abelhas e os benefícios do mel

Depois, enchemos o nosso Hotel de Abelhas com os rolinhos de caixa de cereal e, agora, vamos pendurar este Hotel de Abelhas no nosso lote na Horta Comunitária onde o papá Pumpkin adora passar o seu tempo livre.

A esperança é de que, em pouco tempo, os “quartos” estejam todos ocupados! 🙂

Como aumentar o consumo de mel em família de forma saborosa?

Produzir mel é outra das funções das abelhas: o delicioso “néctar dos deuses” pode ser incluído na alimentação de toda a família!

O mel pode ser consumido puro, mas se as crianças parecerem resistentes é uma boa alternativa oferecê-lo como complemento de outros alimentos que toda a família certamente adorará: podem preparar umas papas de aveia quentinhas e “regá-las” com mel – ou fazer o mesmo com umas panquecas de aveia e caramelo.

Que tal uma tarde numa Quinta Pedagógica ou num Zoológico? Existem no nosso país muitos parques com animais onde podem aprender mais sobre as abelhas e outros adoráveis habitantes do nosso planeta.

2 comentários em “Hotel de Abelhas: façam o vosso… e descubram os benefícios do mel!

  1. Helena Monteiro Abril 8, 2019

    Hoje já é tarde mas assim que puder vou experimentar com a minha pequena consumidora de “Nestum” pois até tenho 4 embalagens vazias para construir colmeias para as abelhas se abrigarem e ajudarem na polinização tão necessária e como tão bem elas sabem fazer!!!….

  2. as colmeias da Joana Maio 27, 2019

    Adorei a ideia! Muito obrigada!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *