Teatro de Marionetas: O homem que lavra a palavra - Pumpkin.pt

Teatro de Marionetas: O homem que lavra a palavra

Evento expirado
o homem que lavra a palavra

Teatro de Marionetas sensorial que pretende suscitar um diálogo com a comunidade educativa sobre a peça O homem que lavra a palavra.

Espetáculo de Marionetas de Mandrágora

Este projeto visa integrar as comemorações do nascimento de Joaquim Moreira da Silva, um poeta popular nascido em Vila do Conde a 1886 e falecido em 1960.

É realizada uma incursão pela sua extensa obra literária, poesia e teatro, e também pela sua vida no sentido de criar um projeto de mediação cultural, utilizando a marionetas como ferramenta criativa que permita um diálogo sobre a importância deste figura popular na região e no território.

Sob a forma de um espetáculo, existirá um diálogo com a comunidade educativa para dar a conhecer esta figura, um homem de sua profissão carpinteiro que apenas aprendeu a ler e a escrever aos 20 anos, mas que nos fez chegar uma obra literária popular extensa.

Teatro nas Instituições

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é já desde 2003 um parceiro da mediação cultural e implementador de serviços educativos que através da marioneta encontram também uma ferramenta de diálogo com os seus públicos.

O programa nas instituições encontra-se amplamente difundido nacionalmente. Espaços estes dotados de ferramentas pedagógicas que visam a aproximação entre a instituição e os seus visitantes. Estes são espetáculos sensoriais que convidam o público a contemplar de um modo participativo.

Este é um projeto parceiro para a dinamização dos programas de Serviços Educativos que através da arte da marioneta, estabelecem diálogos com os seus públicos apelando às suas consciências para um pensamento global que saiba ponderar e acima de tudo construir novos hábitos. Integrado na valorização do Património e na descodificação de linguagens de diálogo com os jovens públicos e visitantes, este é um projeto com a marioneta enquanto veículo artístico de diálogo dos serviços educativos.

Informações sobre Bilheteira

Ficha Artística

  • DIREÇÃO ARTÍSTICA E TEXTO Filipa Mesquita
  • INTERPRETAÇÃO Serviço Educativo
  • DIREÇÃO PLÁSTICA enVide neFelibata
  • MARIONETAS enVide neFelibata, Joaquim de Sousa
  • PINTURA DAS MARIONETAS Migvel Tepes
  • DESENHO DA CENOGRAFIA enVide neFelibata
  • CONSTRUÇÃO DA CENOGRAFIA Migvel Tepes
  • FIGURINOS Patrícia Costa
  • MÚSICA CÉNICA Ricardo Santos, Rita MeloVOZ Clara Ribeiro, Filipa Mesquita, Joaquim de Sousa
  • GRAVAÇÃO E EDIÇÃO SONORA Hélder David Duarte
  • FOTOGRAFIA DE CENA Ana Filipa Rodrigues
  • DESIGN enVide neFelibata
  • TEXTOS PROMOCIONAIS Filipa Mesquita
  • REVISÃO DE TEXTOS enVide neFelibata
  • APOIO À CRIAÇÃO Clara Ribeiro, Joaquim de Sousa
  • PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
  • PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
  • APOIO República Portuguesa – Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar, Município de Vila do Conde

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *