Da Biologia à Física, das novas aplicações da tecnologia às experiências em verdadeiros laboratórios, são muitas as áreas do conhecimento e os temas científicos que se podem explorar no Expolab!
No Centro de Ciência Viva Expolab – Lagoa, nos Açores, entramos num mundo virtual diferente. Como serão as casas dos nossos netos? Na Casa Digital, que funciona a fibra ótica, miúdos e graúdos vão poder descobrir o futuro. Será que daqui a uns anos ainda vamos ter que carregar no interruptor para ligar a luz?
O Centro de Ciência Viva da Ilha São Miguel, tem várias exposições, das quais se destacam as seguintes:
- “Ilhas Atlânticas”, uma exposição fotográfica de Paulo Henrique Silva, na qual o artista aborda o património paisagístico, biológico e geológicos das ilhas portuguesas;
- “Ver para Crer” mostra todo o processo de ilustração científica descrição de espécie;
- “Ambiente Laboratorial: ontem e hoje”;
- “TechRoom” é um espaço dedicado às diversas novas tecnologias, composto por um módulo de realidade aumentada “SandBox”, onde se pode interagir diretamente com o mesmo através de gestos e da modelação da areia. Existe também um espaço dedicado à robótica, composto por diversos tipos de robôs vocacionados para as várias faixas etárias. Neste espaço, estão também disponíveis dois óculos de realidade virtual permitindo assim aos visitantes terem uma experiência única através desta tecnologia.
- “Florestas: Refúgios de Biodiversidade” é uma exposição na qual pode fazer uma viagem pelas florestas pré-históricas do passado, sendo, simultaneamente, uma forma de descoberta da rica variedade das ecoregiões florestais que existem hoje em dia um pouco por todo o mundo, sem esquecer as paisagens lusitanas. O objetivo desta exposição é sublinhar as ameaças e desafios no que toca à conservação destes ecossistemas.
- “Aquarium” é uma visita aos diferentes ambientes marinhos. Para além de tranquilizantes, os nossos biótipos também conseguem excitar, especialmente os mais novos, quando confrontados com o famoso Nemo e a sua amiga Dori.
- “Endémicas: Geneticamente Nossas”, na qual é explorada a riqueza das espécies endémicas que constituem um património natural único no mundo, o património natural dos Açores.
Quando:
- Deterça a sexta-feira, das 10h às 17h.
- Sábado das 14h às 18h.
A propósito de ciência, também lhe pode interessar:
- Conheçam todos os Centros Ciência Viva em Portugal!
- Saibam como disfrutar em família dos Circuitos Ciência Viva 🙂
- Pavilhão do Conhecimento: um mundo a descobrir!
- Descobrir uma Mina de Ciência no Lousal
- Voem até ao Centro Ciência Viva de Constância
- Dancem com robôs na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
- O Planetário – Casa da Ciência de Braga leva-nos à descoberta das zonas húmidas
- Vamos descobrir o Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova
- Ciência Viva de Estremoz: um convento do século XVI onde se aprende… ciência!
- No Exploratório em Coimbra descubram o extraordinário hemispherium
- Galeria da Biodiversidade– Centro Ciência Viva: venham celebrar a vida no Porto
- Ciência Todo o Ano: vamos aprender com os Centros Ciência Viva!
- Ciência Viva no Verão: Com imensas atividades em todo o país!
Este artigo foi útil para si?