O Regresso às Aulas ainda nos pesa nas costas e não tarda está aí o Natal… com estas sugestões, vão conseguir poupar uns trocos e fazer um bom pé de meia!
A nossa casa é o local onde começamos a poupar. As escolhas que fazemos são determinantes para uma boa saúde financeira e quanto mais cedo as abobrinhas aprenderem a lidar com dinheiro e a gerir as suas finanças mais capazes e conscientes serão no futuro.
A propósito do Dia Mundial da Poupança, partilhamos dicas que vos vão ajudar a gastar menos recursos – dinheiro e energéticos – e ter um impacto positivo nos orçamentos e na natureza.
Tudo para que o vosso outono seja tranquilo… e o Natal também!
Como poupar neste Outono?
Janelas e portas: check!
Já estão equipados com uma caldeira, mas sentem um friozinho a entrar na casa?
O mais provável é que o isolamento térmico da casa esteja defeituoso.
Não se preocupem, a solução é simples: tapar as frestas das janelas e da porta de entrada! Podem até optar por soluções low-cost, que às vezes já resolvem o problema. Sabem aqueles rolos de porta feitos de tecido e que ainda por cima vão dar um toque ainda mais cozy à vossa casa? Existem em tecido e em plástico, simples ou duplos.
Impedindo assim o calor de sair (e o ventinho de entrar!), conseguem garantir um ambiente confortável e não desperdiçam o uso dos sistemas centrais de aquecimento.
Local e de época
Consumir produtos locais e de época é uma ótima forma de poupar!
Ao comprar localmente não só não estamos a pagar o transporte de mercadoria importada como investimos na economia nacional. Além disso, os alimentos da estação são mais frescos e saudáveis, uma vez que precisam de menos agrotóxicos para serem cultivados. Só vantagens, não é?
Espreitem algumas sugestões de receitas de Outono onde a abóbora, a maçã, as castanhas, a batata doce, os dióspiros e a canela são os condimentos ideais!
Planear refeições
A propósito de comida, temos outra ideia que vos pode ajudar, e muito, a poupar em casa: planear refeições!
Com alguns truques é possível otimizar a rotina, alimentar melhor toda a família e fazer pratos mais saudáveis que vão agradar até às abobrinhas (ou papás) mais picuinhas.
Ao planear refeições com antecedência poupam não só no supermercado (comprando apenas o necessário) como tempo: menos tempo na cozinha significa mais tempo relaxados depois de um longo dia de trabalho, quando o cansaço só pede um sofá e o mimo dos filhos.
Grátis é bom!
Há muitas formas de organizar grandes fins-de-semana sem gastar um tostão!
Se estiver um dia bonito, podem visitar os parques das vossas cidades, fazer piqueniques, e coletar algumas folhas de árvores para decorar a casa: uma ideia fácil, barata e que dá milhões de sorrisos.
Um programa mais cultural é visitar monumentos e museus grátis, todos os domingos e feriados, ou fazer uma visita à biblioteca do bairro: podem levar livros gratuitamente para casa e para toda a família.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus gratuitos aos domingos: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?