Creches e Jardins de Infância: como escolher a melhor opção?

Creches e Jardins de Infância: como escolher a melhor opção?

Como escolher e inscrever os seus filhos numa creche

É estranho, não é? Ainda agora nasceram e já estamos à procura das creches e jardins de infância onde vão passar grande parte dos próximos tempos. A creche é um lugar onde as crianças até aos 3 anos de idade passam uma parte do seu dia, quando os pais precisam de voltar ao trabalho, e representa uma etapa muito importante do desenvolvimento da sua autonomia.

Por motivos de ansiedade de separação, de preços e de condições, a escolha de uma creche não é fácil, independentemente da idade das abobrinhas. Mas não se preocupe: neste artigo damos-lhe algumas dicas para ter em conta no processo de escolha do estabelecimento ideal para os seus filhos.

Caso tenha alguma dúvida sobre as sugestões apresentadas, não hesite em entrar em contacto connosco através da caixa de comentários no final da página!

Como escolher creches e jardins de infância?

Até aos 12 meses ou à aquisição da marcha os bebés ficam no berçário. Com uma lotação limitada pelo número de berços disponíveis, é um desafio para os pais encontrarem vagas e devem procurá-las o mais cedo possível – ainda durante a gravidez, idealmente.

O período para inscrições varia de instituição para instituição, mas muitos estabelecimentos recebem inscrições logo em Janeiro para o ano letivo seguinte – estejam atentos para não perderem a oportunidade de fazer a inscrição atempada.

Os bebés podem naturalmente entrar em qualquer altura do ano para berçário, desde que haja vaga.

Público ou privado: que opções existem?

Em termos de gestão, que determina o preço das mensalidades, podem optar por creches ou jardins de infância:

Públicos:

Geralmente a cargo de administração local (freguesia ou município), a administração central dá resposta essencialmente a nível de jardins-de-infância e a partir dos 4 anos,

Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS):

É por exemplo o caso  das creches geridas por Paróquias e Santa Casa da Misericórdia, cujas mensalidades são geralmente proporcionais aos rendimentos do agregado familiar.

Privados:

Instituições com fins lucrativos.

Critérios a considerar na selecção de creches e jardins de infância:

creches e jardins de infância
  • Preço da mensalidade, da inscrição e condições do seguro.
  • Actividades incluídas, como por exemplo musica, inglês, matemática, sessões de baby yoga, psicomotricidade, etc.
  • Fraldas, toalhitas e cremes disponibilizados ou não.
  • Equipamento necessário (exemplo: uniforme escolar, material didáctico).
  • Alimentação fornecida – avaliem a variedade e a qualidade. Algumas creches seleccionam apenas alimentos biológicos, outras oferecem a possibilidade de escolher uma dieta ovolactovegetariana, outras são mais tradicionais. Percebam quais se adaptam às vossas necessidades.
  • Disponibilidade para apoiar a manutenção do aleitamento materno, e alimentar os bebés com leite materno.
  • Férias e períodos de fecho do estabelecimento.
  • Horário normal de funcionamento e possibilidade de prolongamento – e custo associado.Idades incluídas: há creches que aceitam crianças só até aos 3 anos e jardins de infância que só aceitam crianças maiores de 3. Também existem estabelecimentos que recebem crianças dos 3 meses aos 18 anos. Uma vez mais, é uma questão de planear a médio prazo e perceberem quais as instituições que melhor respondem à vossa procura.
  • Se há passeios, festas e outros eventos planeados durante o ano letivo.
  • Acompanhamento psicológico das crianças e estabelecimento de planos de desenvolvimento pessoais.
  • Apoio de terapeutas da fala, pediatras e outras valências relevantes.
  • Opções pedagógicas (Movimento Escola Moderna, São João de Deus, Waldorf), religiosas (exemplo: Maristas) e internacionais (várias instituições promovem um ensino bilingue, outras promovem o ensino de inglês desde o berçário).
  • Posição da instituição relativamente à inclusão social.

Como encontrar creches na sua área:

Nem sempre é fácil encontrar uma boa creche perto da nossa área de residência, com boas condições e dentro das nossas possibilidades. Para conseguir a melhor opção para a sua criança, pode procurar de várias formas, quer seja online, presencialmente ou através de referências.

  • Se reside na capital, preparámos uma lista de estabelecimentos organizados por áreas da cidade de Lisboa, que esperamos ser útil. Pode consultá-la aqui: Creches, jardins de infância e infantários na área de Lisboa.
  • Para todo o país pode procurar na Carta Social em cada freguesia a oferta social para jovens e crianças, selecionando creches.
  • O Diretório Primeira Imagem tem também uma vasta seleção de creches e jardins de infância em alguns distritos do país (por agora, Lisboa, Porto, Braga, Aveiro e Setúbal),onde pode pesquisar de acordo com as suas preferências.
  • Recomendamos que visite cada instituição para avaliar pessoalmente as condições e conhecer os responsáveis. Aproveite também para conversar com os educadores sobre a personalidade do seu filho e perceber com que estratégias a poderiam acolher. Se gostar da creche, por norma pode efetuar uma pré-inscrição para garantir a vaga da sua abobrinha (geralmente sem qualquer compromisso).
  • Uma das melhores formas de encontrar boas creches na sua área de residência é pedindo referências a vizinhos e conhecidos com crianças: pergunte-lhes que opções escolheram para os seus filhos e qual a opinião que têm.

Como fazer a inscrição em creches e jardins de infância?

creches e jardins de infância

Para que tenha melhores hipóteses com a colocação do seu filho na creche idealizada, sugerimos que façam a candidatura com antecedência e que tenham em conta estes passos:

Marque uma visita ou entrevista presencial

Poderá obter todas as informações sobre a creche, as suas atividades, conhecer o espaço e perceber como funciona o processo de inscrição ao falar directamente com os responsáveis. A maioria das creches agendam estas visitas online ou por telefone.

Informe-se sobre pré-inscrições

A maioria das creches e jardins de infância oferecem a possibilidade de uma pré-inscrição sem compromisso, caso goste do espaço mas ainda esteja indeciso. Desta forma, poderá garantir a vaga da sua abobrinha e todo o processo se torna mais fácil!

O que é comum apresentar aquando da matrícula:

  • Cópias de documentos dos pais e da criança (Cartão do Cidadão ou Cartão de Identificação, Nº de utente do Serviço de Saúde e Cartão de Contribuinte).
  • Cópia de boletim de vacinas atualizada.
  • IRS dos pais (no caso das IPSS).
  • Comprovativo de residência.
  • Contactos dos pais e de outras pessoas autorizadas a levar ou trazer as crianças.

6 comentários em “Creches e Jardins de Infância: como escolher a melhor opção?

  1. Ana Novembro 2, 2019

    Amei as informações!!

    1. Equipa Pumpkin Novembro 4, 2019

      Obrigada, Ana!
      Saudações abobrinhas 🙂

  2. Sérgio Rodrigues Janeiro 6, 2020

    Olá equipa pumpkin, retornei a Portugal recentemente pois a instabilidade vivida em Angola aonde estava já a 12 anos não mais permitia manter por lá a família…neste momento encontro-me desempregado e a procura de reintegração no mercado; podem orientar-me das opções para inscrever a minha filha de 2 anos e meio em alguma ipss ou infantário público perto da nossa área de residência…Lisboa, Quinta das Conchas/Lumiar.

    1. Dani Gonçalves Janeiro 6, 2020

      Bom dia, Sérgio 🙂

      Preparámos esta lista para facilitar o processo de procura:
      Creches, jardins de infância e infantários na área de Lisboa
      Logo no início da lista pode encontrar boas opções de infantários públicos perto do Lumiar.

      O site da Carta Social também pode ser útil nesta pesquisa.

      Esperamos que vos corra tudo da melhor forma e que encontrem a estabilidade de que precisam.
      Estamos deste lado se precisarem 🙂

  3. Filipa oliveir Agosto 4, 2020

    neste momento encontro-me desempregada e a procura de reintegração no mercado; podem orientar-me das opções para inscrever o meu filho de 2 anos e meio em algum infantário ou msm jardim de ifancia perto da nossa área de residência…lisboa Benfica e mesmo urgente emtre em contacto obrigada pela sua coboracao 210148059

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Agosto 5, 2020

      Olá, Filipa.

      Aconselhamos que consulte esta lista de creches em Lisboa ou que procure junto da Carta Social ou do Diretório Primeira Imagem – de momento, são as referências que temos para estas questões.

      Que tudo vos corra bem! Saudações abobrinhas 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *