Conheça os melhores restaurantes para famílias no Porto, com a ajuda de João Moreira Pinto.
Como explica João Moreira Pinto, o conceito de restaurante child-friendly é subjectivo. Por isso, como é que escolhemos os melhores restaurantes para famílias no Porto?
Para nós (família Pumpkin), um restaurante baby&child-friendly tinha de ter atividades para entreter as crianças. Foi com base neste critério e com a ajuda de outras famílias que criámos a lista de restaurantes child friendly de Lisboa.
Seguimos as recomendações do João e adorámos os restaurantes, a comida e a simpatia com que nos receberam! Sem dúvida baby&child friendly!
Entretanto, também acrescentámos alguns restaurantes que descobrimos em viagens ao Porto, para uma lista cada vez mais completa e interessante. Conheçam também os melhores brunch para famílias no Porto!
Nota: confirmem disponibilidade com as entidades – dada a situação pandémica, muitos são os espaços que se encontram ainda fechados e/ou com alterações no modo de funcionamento.
Os restaurantes para famílias no Porto que a Pumpkin adorou conhecer
Bira dos Namorados

Situado numa das zonas primordiais da cidade, tanto de Braga como do Porto, o espaço Bira dos Namorados concilia a tradição com a inovação num espaço acolhedor que junta uma Hamburgueria e Pregaria Artesanal e uma Lojinha Regional. Também podem divertir-se enquanto esperam pelas iguarias pedidas – quem não adora o jogo do stop?
Mais informações: Bira dos Namorados
Tabafeira

Na Tabafeira, o conceito e a inspiração vêm de um dos enchidos mais tradicionais da cozinha Portuguesa, a alheira de Mirandela, que neste restaurante é reinventado e ganha uma nova vida.
Mais informações: Tabafeira
daTerra

Para famílias vegetarianas ou adeptas de experimentar novas cozinhas e conceitos, o daTerra é um restaurante na baixa do Porto (e espalhado já por todo o país, tal o sucesso) que funciona em buffet e que oferece imensas possibilidades de explorar o mundo das proteínas não animais de forma deliciosa!
Mais informações: daTerra
Restaurantes para famílias no Porto por João Moreira Pinto
O conceito do restaurante child-friendly é subjectivo.
Eu entendo-o como um local onde podemos almoçar ou jantar à vontade com as nossas crianças. Não pode ser demasiado silencioso (porque se a criança faz birra pode destoar e captar os olhares reprovadores em volta) mas também não pode ser demasiado caótico (não vá o piolho querer dormir uma soneca).
Deve-se comer bem, mas deve haver opções infantis como a sopa passada, o esparguete à bolonhesa, o bife com com ovo ou as pizzas (vencedoras entre os mais pequenos).
O restaurante baby-friendly deve ter espaço entre as mesas, seja para passar um carrinho ou para a criança espernear à vontade; não é obrigatório ter um parque infantil, desde que os empregados sejam brincalhões e atenciosos com os mais pequenos; não é obrigatório ter um fraldário, desde que se ajeite um cantinho longe dos narizes dos restantes convivas.
Um restaurante baby-friendly não tem que reunir todas estas condições, mas quantas mais melhor.
Na cidade onde vivo, o Porto, existem vários restaurantes baby-friendly. Estes são aqueles que gosto de visitar mais. A ordem por que aparecem é arbitária.
My Palace

Uma das melhores francesinhas do Porto comia-a no Café Diu, que fica na Rua da Boavista, junto ao antigo Hospital Maria Pia. O mesmo dono abriu a Cervejaria My Palace, mesmo em frente ao Parque da Cidade (o que pode ser muito útil para quem acaba de meter uma francesinha no bucho). Apesar de não haver muito espaço para a cadeirinha, a boa vontade dos funcionários e os bancos corridos são baby-friendly q.b..
Onde: Av. da Boavista 4207, 4100-140 Porto
Mais informações: MyPalace.
Treze % Restaurante

Tem um jardim enorme para trás, onde os miúdos são literalmente convidados a brincar. Há um quadro de xisto com giz, há pufs e brinquedos espalhados pelo chão. Nota-se uma preocupação de tornar o ambiente agradável para quem leva crianças. Uma das especialidades da casa é o rosbife e granto-vos é de chorar por mais.
A Time Out Porto elegeu-o como tendo uma das melhores esplanadas do Porto, elogiou os seus mini-hamburgers.
Onde: Rua da Cerca 440, 4150-230 Porto.
Mais informações: Treze.
Varanda da Barra

Este é bem capaz de ser o restaurante baby-friendly mais velhinho do Porto. Era o local onde os meus pais nos levavam, por ser um ambiente suficientemente relaxado sem ser a bagunça total. A comida é óptima. Tem as opções italianas (pizzas e massas) que as crianças adoram e comida mais sofisticada para os pais.
Pessoalmente, adoro o bife de lombo com pimenta verde. Aos Domingos, sucedem-se almoços de família que, nos dias de Verão, podem ser aproveitados na varanda que dá para o Rio Douro.
Onde: R. de Paulo da Gama 470, 4150-589 Porto
Mais informações: Varanda da Barra
Casa de Pasto Adega do Ribatejo

Esta é a opção quando andamos pela Baixa do Porto. Este restaurante fica para os lados do Jardim de São Lázaro. É um restaurante de comida tradicional portuguesa, onde os donos, que estão geralmente presentes, se esforçam por agradar os pequenos, adaptando os pratos ao paladar deles, no momento.
Tem um pátio interior com uma vinha, que, para além do efeito visual, protege do sol excessivo e do vento. O corredor central entre as mesas ficou propositadamente mais largo, para permitir que as crianças se espraiem à vontade.
Onde: R. de Alexandre Herculano 219, 4000-051 Porto
Para mais informações: Casa de Pasto Adega do Ribatejo
Padaria Ribeiro

Famosíssima pelos seus biscoitos tradicionais, pelos lanches mistos, pelas empadas, pelas tartes de maracujá, pelo bolo-rei de chocolate, por um sem número de coisas deliciosas que ali se produzem (e comem), a Padaria Ribeiro nasceu na Baixa do Porto e expandiu-se para a Foz (Pinhais da Foz).
E, daí para Ermesinde e Matosinhos. Em qualquer uma das Padarias Ribeiro, o serviço é óptimo e a qualidade dos produtos excelente, mas é em Matosinhos que as crianças se sentirão melhor. É que, no fundo da padaria, tem uma esplanada e um jardim a sério (com árvores e tudo).
As crianças podem pular e correr à vontade, sob o olhar vigilante dos pais que tomam um pequeno-almoço tardio ou um almoço leve de fim-de-semana.
Mais recentemente, abriu a Padaria Ribeiro na Maia, que não tem um jardim interior, mas tem bancos corridos (todas as crianças adoram) e a grande praça do Município mesmo em frente (óptima para trotinetes, patins, bicicletas, e outros veículos movidos ‘a crianças’).
Onde: Praça de Guilherme Gomes Fernandes 21, 4050-024 Porto
Para mais informações: Padaria Ribeiro
Tudo sobre férias em família:
- Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin
- Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país
- Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país
- Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress
Também lhe pode interessar:

Os melhores alojamentos para familias com crianças no Norte de Portugal

O Porto para quem adora animais e a natureza!

Top 15 de atividades no Porto para crianças!

O que visitar no Porto com crianças



Este artigo foi útil para si?