Família > Passear > Sitios a visitar

Parque Natural do Alvão: cascatas, muito verde e uma aldeia linda!

Conhecido pelas suas riquezas ambientais e culturais, o Parque Natural do Alvão é uma atração a não perder no norte de Portugal.

Situado nos concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, o Parque Natural do Alvão foi criado em 1983 e tem uma área de 7239 hectares.

Apresenta um relevo variado e duas áreas importantes: uma zona mais alta – que chega aos 1339 metros de altitude – abrangendo a serra do Alvão e o planalto de Lamas de Olo, e uma zona baixa, onde estão localizadas as povoações de Ermelo e de Fervença e os vales por onde corre o rio Olo.

No interior do parque habitam diversas espécies de animais, típicas de montanha, como o gato-bravo, a toupeira-de-água, o falcão-peregrino, entre outras.

Mapa do Parque Natural do Alvão

Mapa Parque Natural Alvão

Barragem do Alvão

Barragem do Alvão

Fotografia: Olhares

Em pleno Parque Natural do Alvão, é possível encontrar a Barragem do Alvão, um grande espelho de água, criado pela construção de uma barragem na década de 40, destinada à rega dos campos de cultura. Atualmente, é uma zona de lazer muito gira, que convida as abobrinhas ao convívio com a natureza!

No verão é o sítio ideal para a realização de piqueniques em família e atividades associadas à água. No Inverno, o parque é perfeito para se observar o espectáculo da neve ou o espelho gelado da superfície da água. Sugerimos a visita nas duas estações!

Fiquem atentos! Nos dias mais tranquilos, é possível observar lontras na superfície da barragem (tão giras!), uma das espécies mais presentes no Parque.

Lamas de Olo

Lamas de Olo

Fotografia: Aldeias de Portugal

Um passeio imperdível no Parque Natural do Alvão é aldeia Lamas de Olo, que pertence ao concelho de Vila Real. Não há como não ficarem impressionados com os lindos casarios em granito, e muitas das casas conservam ainda os telhados de colmo.

Ao visitar a aldeia, aproveitem para explicar às crianças como eram as tradições de outros tempos. Basta observar o quotidiano que ainda se mantém no sítio, como se o tempo não passasse.

A aldeia também faz um convite para explorar a natureza, pois há diversos percursos pedestres identificados e sinalizados por lá. Aproveitem também para apreciar a vista do Miradouro de Lamas de Olo, no qual os visitantes têm uma visão da paisagem característica de montanha, onde emerge a aldeia rodeada de campos agrícolas, lameiros e carvalhais.

Cascata de Fisgas de Ermelo

Cascata de Fisgas de Ermelo

Essa queda d´água é uma das maiores (e mais bonitas!) de Portugal, e diferencia-se por não se precipitar de forma totalmente vertical, mas sim através de uma grande barreira.

São 200 metros de extensão cavados ao longo dos milénios da sua existência pelas águas calmas do rio Olo que nasce no Parque Natural do Alvão.

Advertimos que o trilho de acesso à cascata é bastante desafiador, por isso é recomendado apenas para abobrinhas acima dos 10 anos.

Ainda assim, a dificuldade do trilho tem uma grande recompensa, especialmente nos dias de calor, pois é possível refrescarem-se nas pequenas lagoas naturais (as piocas!) que se formam entre as rochas. Não  se esqueçam do fato de banho!

Cascata de Galegos da Serra

Cascata de Galegos da Serra

Fotografia: Arco íris

Mais uma cascata? Sim, porque adoramos! Localizada em Galegos da Serra, na freguesia de Vila Marim, concelho e distrito de vila Real, a Cascata de Galegos da Serra é incrível.

Cercada de verde, a queda de água forma um lago, onde as águas reflectem as lindas cores da natureza!

Parque de Lazer Lagoa do Alvão

Parque de Lazer Alvão

Fotografia: Porto e Norte

Localizado em Vila Pouca de Aguiar, este parque dispõe de várias comodidades para que se possa passar um dia muito feliz em família!

Enquanto as crianças se divertem no parque infantil do local, os papás podem descansar e apreciar as belezas naturais do Parque, cheio de tranquilidade e verde.

Possui ainda passadiços em redor do espelho de água e observatório de fauna.

Hospedagem no Parque Natural do Alvão

O Alvão Village & Camping é um espaço de eleição para o lazer, para o contacto com a natureza e o ponto de partida ideal para visitar o rico património histórico e cultural do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

A Aldeia Rural integra 12 unidades de alojamento, restaurante, snack-bar, minimercado, piscinas para adultos e crianças, espaço multifunções (área infantil, conferências, festas temáticas, etc.) e parque infantil.

O Parque de Campismo tem uma área para tendas, caravanas e autocaravanas. Balneários excelentes, condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, lavandaria e engomadoria, a pensar precisamente naqueles que gostam de viajar com a tenda às costas.

Também lhe pode interessar:

 Parques Naturais em Portugal: quais são e o que neles visitar?

– Descubram o que visitar em Porto com crianças

– Quais os melhores sítios a visitar com crianças e em família? Nós dizemos!

– Férias em Portugal: roteiros de norte a sul do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *