Oficina do Dia na Casa da Música: Gamelão! - Pumpkin.pt

Oficina do Dia na Casa da Música: Gamelão!

Evento expirado
Oficina do Dia na Casa da Música: Gamelão!

A Casa da Música abre as portas a famílias nestas oficinas muito especiais: desta vez vamos descobrir o Gamelão, um instrumento proveniente da Indonésia!

A Casa da Música abre as portas a famílias nestas Oficinas do Dia: são 90 minutos, como num jogo de futebol, mas aqui não há adversários.

Realizadas aos sábados, estas oficinas são um estímulo à união entre participantes por um propósito comum: fazer música. A partir dos seis anos, todos têm lugar nas propostas que apresentamos, orientadas para trabalhar diferentes recursos do processo criativo, da voz ao gamelão, do ritmo ao movimento. E é da alegria e do entusiasmo coletivos que a música nasce, trazida ao mundo por uma nova família feita de muitas pessoas, de muitos lugares.

Nesta oficina vamos descobrir o Gamelão!

Onde surge o gamelão está dado o mote para a expressão artística em comunidade. Instrumento oriundo da ilha de Java, na Indonésia, é tocado por todos, daí o seu poder de contágio, que muitas vezes faz irromper a dança e outras artes, como o teatro de sombras. Esta é, pois, uma oficina de criação coletiva, tendo no gamelão um símbolo de união entre pequenos e grandes, músicos e não-músicos.

Podem saber mais sobre esta oficina no Guia Didático do Gamelão.

Por exemplo, saibam que devem chegar um pouco antes da hora, e tirar os vossos sapatos, um costume da cultura indonésia. Também devem ter o cuidado de evitar passar por cima dos instrumentos, um sinal de respeito dessa cultura.

Durante a oficina, vamos descobrir o Gamelão, um instrumento musical proveniente da Indonésia. É um instrumento
tradicional das ilhas de Java, Bali ou ainda de Madura, tão imponente que tem de ser tocado por um conjunto de pessoas, tendo características diferentes consoante o local de onde é proveniente.

Pode também ser acompanhado por outras artes performativas como o canto, a dança ou o teatro. O seu propósito é comum, é frequentemente tocado em cerimónias ou em ocasiões especiais.

No início da oficina, serão distribuídos pelos diferentes instrumentos e aprender as cadências e ritmos de cada uma das partes do gamelão. Cada um irá desempenhar um papel diferente, mas todos vão tocar em ensemble, contribuindo em harmonia na composição da música, centrada no grande gongo e conduzida pelo tambor.

Não percam a oportunidade de descobrir este instrumento em família e aprender um pouco sobre a cultura indonésia.

Informações Gerais:

  • Preço: €6 por participante, 18€ para 4 pessoas (na bilheteira online selecione como quantidade 4 bilhetes e depois escolha tipo de bilhete Família para usufruir desse valor).
  • Formadores: Phillipe Martins
  • Local: sala de ensaio 2
  • Horário:10:30 e 14:30

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<