Sob o tema “Ligação, fortalecendo vínculos para um futuro brilhante” o MaPa traz à cidade do Porto, nos dias 9 e 10 de fevereiro, um cartaz de excelência que conta com alguns dos mais influentes oradores nacionais e internacionais.
A maternidade e a parentalidade são trilhos onde a descoberta é constante. O MaPa 2024 – evento sobre parentalidade e família no Porto, pretender ser guia e fonte de inspiração para tornar a maternidade e a paternidade numa das mais belas fases das nossas vidas.
Sob o tema “Ligação, fortalecendo vínculos para um futuro brilhante”, o evento tem como principal valor apostar na família e irá através de diversas palestras, promover a consciencialização para temáticas familiares, tais como: criação de filhos, parentalidade consciente, relacionamento do casal após filhos, saúde mental e muito mais.
Com um cartaz de excelência, o MaPa conta a presença de alguns dos mais influentes oradores nacionais e internacionais, tais como: do Brasil, Marcos Piangers – “Pai é Pop”, Ana Cardoso “A mamãe é rock” e Larissa Dorneles, da Suécia, Mikaela Övén e de Portugal, António Raminhos, Júlio Machado Vaz e Isabel Ferreira. A apresentação e moderação estará a cargo de Ricardo Couto.
No dia 9 de fevereiro, irá realizar-se um jantar VIP no restaurante Oficina do Chef Marco Gomes, para quem desejar conhecer e conversar, num ambiente mais intimista com os oradores. Este jantar terá como pano de fundo um menu desenvolvido especialmente para o evento, com inspiração em cada um dos oradores.
O MaPa 2024 assume-se como o maior evento sobre parentalidade e família em Portugal e conta com o apoio de várias empresas de renome no país que acreditaram nesta missão.
MaPa 2024 – evento sobre parentalidade e família no Porto
Oradores e temáticas a abordar:
Marcos Piangers
“O papai é pop”
Ana Cardoso
“A mamãe é rock”
António Raminhos
“Saúde e educação de qualidade”
Mikaela Övén (Mia)
“Parentalidade consciente”
Isabel Ferreira
“Nascer positivo”
Larissa Dorneles
“A viagem de mulher a mãe”
Júlio Machado Vaz
“Relacionamento do casal”
Mulher e Mãe: Uma jornada de descobertas e desafios
Partilha de Larissa Dorneles
“Gosto sempre de reforçar a ideia de que não deixas de ser mulher quando te tornas mãe.
Parece algo tão natural para quem lê isso, mas confesso- te que não foi sempre assim a
minha forma de pensar.
Passei por muitas experiências que moldaram-me de maneiras diferentes, levando-me a abraçar as diversas facetas da mulher que sou hoje. E ainda bem que não foi algo linear, pois mesmo nos momentos mais desafiantes aprendi a olhar de uma forma diferente, percebi que a forma que iremos conduzir aquilo está nas nossas mãos.
Acredito que entender isso, já é algo libertador.
Ao refletir sobre toda a minha jornada até aqui (ainda tenho mais caminho pela frente, é o expectável), lembrei-me das minhas gestações e dos meus partos naturais.
O primeiro foi do meu filho Afonso, adentrei um território desconhecido. Fui confrontada com a minha incerteza e inexperiência.
Entretanto, ali foi um grande turning point na minha vida, pois foi no desconforto e na insegurança que cresci, amadureci e acreditei na minha capacidade de parir.
Ali algumas chaves viraram, nunca mais vi a vida sob a mesma lente. Encontrei forças de lugares que nem sabia que existiam.
O segundo parto foi em casa. A partir dali algumas coisas consolidaram-se em mim, descobri novas coisas.
Mesmo assim, isso não nos prepara a 100%. Com certeza hoje eu tenho mais entendimento e sabedoria do que antes da primeira gravidez, mas o caminho a frente terá os seus desafios, continuaremos sempre a aprender.
Posso afirmar que a sua vida não acaba quando te tornas mães, ela se transforma, você se transforma. A pergunta que deves estar a fazer neste momento é: “Mas isso é algo bom ou ruim?” Eu digo-te: “Depende da forma que escolhes guiar as tuas decisões, olhar para tua vida e para os teus desafios.”
Foi somente ao passar por ambas as gestações e vivenciar os desafios do pós-parto que adquiri o entendimento e a sabedoria que tenho hoje.
Cada etapa traz consigo suas próprias batalhas e triunfos, mas são os momentos que passamos e, sobretudo, ser responsável pela vida de um outro ser, nos impulsiona a seguir em frente e buscar sempre o melhor para nós e para a nossa família.
Neste contexto, tenho o prazer de compartilhar uma iniciativa que celebra a maternidade e a parentalidade: o MAPA, o maior evento sobre maternidade, parentalidade e família em Portugal. Marcado para os dias 9 e 10 de Fevereiro de 2024, no Porto, o MAPA oferece algo único nunca visto.
Será um ambiente para partilhar experiências, aprender com especialistas e conectar-se com outras mães e pais. É uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam explorar os desafios e as alegrias da jornada parental em um
ambiente acolhedor e inclusivo.”
Programa e bilhetes:
Cronograma 10 de fevereiro
08h00: Check-in
09h20: Sessão de abertura
09h30: Início palestras
11h30: Coffee break
11h40: Palestra + Q&A
12h30: Almoço + networking
14h00: Palestras
16h00: Coffee break
16h20: Palestras + Q&A
17h20: Encerramento
Nota: Os horários podem sofrer alterações. Informação atualizada aqui.
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?