O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema está de volta! De 8 a 16 de julho de 2023 os mais pequenos vão poder deliciar-se com as curtinhas neste festival.
Está de regresso ao formato normal e diverso o Curtinhas, secção dedicada ao público familiar e juvenil do Curtas de Vila do Conde.
O festival de cinema volta a organizar, este ano, um extenso programa dedicado a crianças e famílias, assim como a envolver os adolescentes e jovens do concelho de Vila do Conde na programação da secção My Generation.
A ter lugar em paralelo com o festival entre os dia 8 e 16 de julho de 2023, a programação integra uma vasta programação de curtas metragens de produção recente, a criação de um espaço de oficinas e actividades lúdicas.
Após o filme que marca o arranque das sessões infanto-juvenis e familiares no festival, o Curtinhas vai propor, ao longo dos dois fins-de-semana do festival, uma eclética programação de sessões de cinema para maiores de 3 anos, maiores de 6 anos e maiores de 9 anos.



A ter lugar entre os dias 8 e 16 de julho, o CURTINHAS propõe 8 sessões de cinema, compostas por curtas-metragens de produção recentes e organizadas de acordo com as diferentes faixas etárias (M/3, M/6 e M/9).
A animação é o prato forte da oferta de cinema que se foca em temas como a natureza, a família, a amizade, cruzando fábulas e fantasia, brincadeiras e ideias.
Em destaque o Filme Elemental, de Peter Sohn, produzida pelos estúdios da Disney/Pixar e que acompanha a dupla improvável de Ember e Wade na Cidade dos Elementos, onde os habitantes do fogo, da água, da terra e do ar vivem juntos. O filme será exibido a 16 de julho, pelas 15h00, naquela que é a sessão de encerramento da secção.

O CURTINHAS integra ainda um espaço para Brincar ao Cinema, a funcionar diariamente entre as 14h30 e as 00h00 no Teatro Municipal de Vila do Conde.
Neste espaço infantil, têm lugar diversas actividades para crianças, dos 4 aos 12 anos, permitindo aos espectadores do festival assistir às sessões, enquanto os seus filhos usufruem de um lugar de diversão e aprendizagem, sob a orientação de uma equipa de formadores.
No programa deste espaço, destaque para as oficina de:
- Upcycling – reutilização de resíduos na construção de novos objetos (sábado, 15 de julho, entre as 16h30 e as 17h30);
- Às Voltas com a água – promovida pelo Centro de Ciência Viva (sábado, 15 de julho, entre as 12h00 e as 13h00);
- e Aviões a Energia Solar – promovida pelo Centro de Ciência Viva (domingo, 16 de julho, entre as 12h15 e as 13h00).
O My Generation é uma secção programada por jovens adolescentes e destinada a novos públicos. Resulta de um trabalho em parceria com quatro escolas secundárias da região e com a ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design / Politécnico do Porto, sediada em Vila do Conde.
A edição 2023 da secção apresenta 2 sessões de curtas-metragens que oferecem um olhar abrangente sobre a sociedade contemporânea, abordando temáticas como a juventude, o confronto com o mundo e o conservadorismo nas questões de género. As sessões decorrerão ao ar livre no pátio da Solar – Galeria de Arte Cinemática.
O Prémio My Generation, patrocinado pela Auto-Bemguiados, é atribuído pelo público, através do preenchimento do boletim de voto nas sessões Turma Curtas – 1.ª Mostra de Cinema para Escolas, que teve lugar em maio, e no 31.º Curtas Vila do Conde, em julho.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?