Pacto Português para os Plásticos lançou Projeto Educativo para as Escolas para as crianças do 2º ciclo
O Pacto Português para os Plásticos acaba de lançar um novo projeto. Chama-se “Vamos Reinventar o Futuro”, é um programa destinando às crianças do 2º ciclo do ensino básico e pretende sensibilizar e educar os mais novos para um consumo de materiais e embalagens mais racional, sustentável e circular, durante o seu dia-a-dia.
Indo para além do plástico, esta nova iniciativa do PPP foca-se, desta feita, em todo o tipo de materiais, incluindo o papel e cartão, o alumínio, a madeira e o vidro. “O grande objetivo é que os alunos tenham a perceção de que o consumo de todo o tipo de materiais descartáveis deve ser minimizado e que a utilização de materiais reutilizáveis deve ser privilegiada, sempre que possível.”, explica Patrícia Carvalho, coordenadora do Pacto Português para os Plásticos.
Para tornar a aprendizagem mais lúdica e apelativa, o programa “Vamos Reinventar o Futuro” conta com uma mascote, o PAC, e inclui diversos conteúdos, atividades e materiais de apoio para a escola e para as famílias:
- O site do projeto, www.reinventarofuturo.pactoplasticos.pt;
- uma animação explicativa sobre o tema;
- um manual com conteúdos e atividades para serem desenvolvidas na sala de aula ou em casa;
- uma apresentação Power Point para os professores abordarem o tema em aula; cartazes do projeto;
- um flyer com um jogo educativo para os alunos levarem para casa; e um certificado de participação no projeto, são os suportes que foram desenvolvidos para este programa de sensibilização e educação ambiental e que podem ser descarregados, gratuitamente, no site do “Vamos Reinventar o Futuro”.
Para as escolas e os professores que queiram ainda receber uma visita da equipa do Pacto Português para os Plásticos, basta fazerem a inscrição no site, na secção “o Pacto vai à Escola”, criada especificamente para esse efeito.
O programa “Vamos Reinventar o Futuro” encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com a visão da economia circular para os plásticos da Fundação Ellen MacArthur.
De recordar que, com objetivo de sensibilizar os consumidores para uma utilização responsável do plástico e de mobilizar a sociedade no processo de transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal, o Pacto Português para os Plásticos promoveu, recentemente, duas campanhas: “Vamos Reinventar o Plástico” e “Recicla o Plástico”.
A campanha “Vamos Reinventar o Plástico” foi uma iniciativa que incluiu três fases distintas, associadas aos “Rs” – Fase 1: Comunicação do “R” de Reduzir; Fase 2: 2 “Rs” – Reutilizar e Reciclar, e Fase 3: 3 “Rs” Repensar, Reeducar e Redesenhar – e que recorreu a diversos suportes e estratégias de comunicação nas plataformas da marca (site, redes sociais, entre outros meios de divulgação) para chegar aos portugueses.
Já a campanha “Recicla o Plástico, a mais recente, foi dirigida a um público mais jovem, entre os 18 e os 30 anos, com o objetivo de promover uma maior e melhor reciclagem do plástico, explicando a importância de reciclar, a relevância de se investir numa economia circular para os plásticos e como podemos todos fazer mais e melhor.
“As campanhas e projetos de comunicação anteriormente desenvolvidos visavam uma franja da população que não abarcava diretamente os mais novos. Assim sendo, uma vez que a sensibilização e educação se deve estender a vários públicos e que o futuro se encontra nas crianças, o projeto “Vamos Reinventar o Futuro” foi desenhado para levar a mensagem até estas e para possibilitar o acesso a informação acerca da necessidade de adotar modelos circulares de consumo e de que forma o fazer”, explica a coordenadora do PPP.
Podem saber mais sobre informações sobre o Pacto Português para os Plásticos.
Sobre o Pacto Português para os Plásticos
Liderado e coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, o Pacto Português para os Plásticos é uma plataforma de colaboração inédita, que reúne diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico: Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONG, poder local e comunidade em geral. Um projeto além-fronteiras que pretende resolver, desde a origem, os problemas associados ao plástico e promover a economia circular, através do envolvimento da sociedade portuguesa e do desenvolvimento de soluções inovadoras.
Sobre a Associação Smart Waste Portugal
Com mais de 140 associados comprometidos com as ações estratégicas da economia circular, a Associação Smart Waste Portugal (ASWP)é uma plataforma de investigação, desenvolvimento e inovação e o polo aglutinador por excelência das várias partes interessadas e representantes da cadeia de valor, promovendo ativamente a cooperação entre entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, na transição para a circularidade.
A ASWP, fundada em 2015, é uma associação sem fins lucrativos.
Também lhe pode interessar:
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- SEA LIFE Porto para Escolas: Venha com a sua turma
- Feijão Verde Visitas Escolares – Conheçam os divertidos Parques Interiores
- Visitas Escolares no Feijão Verde Natura – os Parques de diversão no Ar Livre!
- Encontrem as melhores peças de teatro para escolas e o mais educativos Espectáculos para Escolas.
- Peças de Teatro Infantil para apresentar na Escola
- O Principezinho para Escolas
- Playnetário, o cinema imersivo, na sua escola
- Casinha das Artes nas Escolas: Oficinas de teatro sensorial para crianças até 3 anos
- O projecto IMAGINA: espectáculo sobre a magia do teatro que pode visitar a vossa escola
Este artigo foi útil para si?