A iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo quer incentivar à prática de exercício físico nas escolas!
Sabiam que há um elevado número de alunos nas escolas portuguesas que não sabe andar de bicicleta?
Até há algumas décadas, a bicicleta era um dos meios de transporte mais comum, principalmente nas crianças, que a utilizavam como forma de deslocação entre a casa e a escola. A mudança de padrões de vida trouxe-nos uma nova realidade, a do distanciamento das bicicletas, facto que pode estar indiretamente relacionado com o aumento dos casos de obesidade infantil e com os níveis de sedentarismo precoce nas abobrinhas.
Para os jovens, a utilização da bicicleta como meio de transporte e como prática de atividade física pode garantir uma melhoria da qualidade de vida presente e futura, além de ser uma medida sustentável para o planeta: é que andar de bicicleta, além de promover a autonomia e o exercício, é uma prática ecológica e económica.
Esta competência pode e deve ser adquirida durante a escolaridade obrigatória, e, por isso, a Federação Portuguesa de Ciclismo está a implementar o Programa Nacional de Ciclismo para Todos, com o objetivo de incentivar à prática do ciclismo e garantir a todas as escolas o acesso gratuito a aulas de domínio da bicicleta!
Programa geral d’O Ciclismo vai à Escola
Nível Elementar
Domínio da bicicleta na escola (perímetro delimitado e seguro), onde as crianças aprendem competências como montar, desmontar, equilíbrio (a baixa e alta velocidade, a pedalar e sem pedalar), usar mudanças de velocidade, desacelerar, travar, derrapar, contornar, evitar, ultrapassar obstáculos, acelerar, rolar e adaptar a altura do selim à sua estatura.
A partir do 1º ciclo do Ensino Básico.
Nível Avançado
Domínio da bicicleta em contexto urbano, onde os jovens aprendem competências que permitem responder positivamente a desafios de circulação e interiorizam comportamentos de defesa na circulação na via pública e em vias cicláveis.
Adquirem também conhecimento sobre as regras e os sinais de trânsito, além de indicações sobre como adaptar a bicicleta às suas medidas e realizar manutenção regular ao veículo.
A partir do 3º ciclo do Ensino Básico.
Ações do programa O Ciclismo vai à Escola
Ações-visita
Ação realizada à escala local, na qual, ao longo de um período pré-definido (manhã/dia inteiro) se promove o aperfeiçoamento de técnicas básicas do ciclismo, promovendo a modalidade em ambiente festivo e descontraído.
É também disponibilizada aos alunos informação sobre como e onde é possível iniciar a prática federada , ou pelo menos regular.
Cada ação é implementada com a coordenação de um técnico habilitado pela FPC.
Ações internas
Ações realizadas à escala do Agrupamento Escolar, calendarizadas pela escola, após realização de inquérito e rastreio prático. São desenvolvidas de acordo com o volume horário anual atribuído aos professores afetos ao projeto.
Querem saber mais sobre O Ciclismo vai à Escola?
Entrem em contacto com a Federação Portuguesa de Ciclismo através dos seguintes meios:
Telefone: 213 802 140.
E-mail: [email protected]
Podem também visitar o site d’O Ciclismo vai à Escola para consultar o regulamento.
Este artigo foi útil para si?