Greenmovement: jogos didáticos e verdes! - Pumpkin.pt

Greenmovement: jogos didáticos e verdes!

greenmovement jogos

A Greenmovement, atenta aos interesses e preocupações das famílias e escolas, tem criado ações para a proteção ambiental, como forma de promover o bem-estar do planeta.

A Greenmovement tem agido próximo dos jovens, os verdadeiros impulsionadores e transformadores do amanhã, oferecendo material didático que proporciona uma aprendizagem de forma divertida, promove o conhecimento e aumenta a consciencialização ambiental.

Com versões em formatos de tabuleiro e em formato gigante, abordam diferentes metodologias ambientais! Estes são os nossos favoritos:

O Jogo da Reciclagem

O jogo apresenta-se em formato gigante 5x5m e está disponível em regime de aluguer. O tabuleiro de jogo é representado por uma lona, e os jogadores são os próprios peões do jogo. As casas são percorridas mediante o lançamento dos dados e respostas a diversas questões.

Este jogo reforça a aprendizagem para a prática da reciclagem e incentiva as crianças a adotá-la na sua rotina.

O objetivo é que vejam a reciclagem como um dever de todos os cidadãos do Planeta, bem como o consumo responsável e sustentável dos recursos disponíveis.

Jogo Baixo Carbono – desenvolvido em conjunto com ABAE

jogo baixo carbono

Perante as manifestações de mudança significativa e prolongada do sistema climático é fundamental que as escolas em geral, e as Eco-Escolas em particular, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável.

Por isso, o “Jogo Baixo Carbono” em formato tabuleiro, apresenta-se como um jogo pedagógico, estimulante e apelativo que pretende conduzir jovens, professores e toda a comunidade escolar a pensar nas causas, consequências e em algumas medidas de adaptação e mitigação das alterações climáticas.

Tudo isto, claro, ao mesmo tempo que se divertem e consolidam o conhecimento sobre esta problemática.

O número de jogadores varia entre 2 e 6, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.

Composto por 2 níveis de dificuldade, este jogo dispõe de 160 questões, organizadas por 4 temas: água e resíduos, alterações climáticas e mar, energia e transportes, biodiversidade e espaços verdes e casas especiais (de sorte ou azar, mercado de troca e CO2).

Este jogo foi produzido em 4 idiomas para distribuição internacional, e agora chega ao mundo digital, numa versão à distância de um clique, que permite ser jogado remotamente por várias escolas em simultâneo, através de vídeo conferência.

O Jogo das Praias Fluviais – desenvolvido em conjunto com EPAL e Águas do
Vale do Tejo

jogo praias fluviais greenmovement

O Jogo das Praias Fluviais apresenta-se em formato gigante – o tabuleiro de jogo é representado por uma lona, e os jogadores são os próprios peões do jogo.

Neste jogo, os jogadores têm que enfrentar casas com ações positivas e negativas e casas de questões, categorizadas por dois níveis de dificuldade.

As casas são percorridas mediante o lançamento dos dados, ajudando, de forma lúdica, crianças e jovens a refletirem sobre as boas práticas ambientais, e também promover o conhecimento sobre a recolha, transporte e tratamento das águas residuais urbanas e o impacto que os serviços têm na melhoria da qualidade da água.

Pode ser jogado por jogadores individuais ou por equipas, o que permite potenciar dinâmicas de interação entre eles e promover a habilidade motora dos participantes.

O Jogo das Praias Fluviais é parte de uma campanha de sensibilização ambiental que chega anualmente a várias praias fluviais do país, dirigidas e acompanhada por técnicas ambientais da empresa.

Outros jogos

jogos greenmovement

Vários têm sido os jogos incrementados pela Greenmovement, sempre com o intuito de atingir impactos positivos, relevantes e, acima de tudo, educacionais.

Além dos referidos anteriormente, os seguintes fazem também parte deste portfólio promotor de boas práticas:

  • Jogo da Macaca;
  • Trivial da Água;
  • Descobrir o Museu Municipal de Coimbra;
  • À Descoberta dos Oceanos – Puzzle;
  • Jogo da Água;
  • Jogo da Roda;
  • Jogo da Casa Circular;
  • Torre da Água;
  • Por outro lado, a Greenmovement cria também, a pedido, jogos personalizados com a temática
    desejada pelo cliente.

Os preços podem ser significativamente reduzidos caso sejam adquiridos em quantidades superiores a 50 unidades, com preços especiais para museus, bibliotecas, câmaras municipais, juntas de freguesia e estabelecimentos de ensino.

Mais iniciativas Greenmovement e PEAS

A pandemia Covid-19 veio alterar as nossas rotinas, comportamentos e, até mesmo, reconstruir a forma como as nossas relações são vividas e estabelecidas.

Diante deste cenário, a Greenmovement respondeu à altura a este novo contexto de distanciamento social proporcionando a professores e alunos inscritos no Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), videoconferências pedagógicas, propagando momentos sustentáveis à distância, e não deixando no esquecimento a importância do meio-ambiente e a continuidade da sua proteção.

Assim, através de um regime misto, com aulas virtuais nas plataformas Zoom e Microsoft Teams, aulas presenciais e ainda vídeos pré-gravados, todos podem participar e aprender.

O Programa PEAS consiste na realização de sessões pedagógicas através de um roadshow nas escolas; e tem como objetivo sensibilizar os alunos, desde o Jardim de Infância até ao 3.o Ciclo, das escolas dos concelhos de Oeiras e Amadora, para um uso racional da água e para a importância do saneamento, implementando a adoção de comportamentos mais sustentáveis e a preservação do ambiente.

Estas sessões são moderadas por uma intermediária especializada, que dinamiza conversas com os alunos, centradas nas boas práticas ambientais e sustentáveis para que o Planeta continue a respirar de
forma limpa e para que, as próprias crianças, possam aprender e crescer em conjunto, num lugar seguro e justo.

Todos os anos letivos, o PEAS tem um tema. Este ano 2020/2021, não foi exceção, onde se tem explorado o tema: Missão Economia Circular – um conceito estratégico da economia verde, que assenta em fluxos circulares de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Além do PEAS incentivar os estudantes a terem as aulas temáticas de educação ambiental, pretende estimular a participação dos alunos no passatempo deste ano letivo perante o mote: “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Todos os vencedores serão premiados na Cerimónia de apresentação dos projetos. A participação no passatempo é restrita aos atuais inscritos no Programa.

Já o site Roadshow Simas dá acesso a conteúdos como o Minuto Economia Circular, onde são dadas dicas sustentáveis, galeria dos trabalhos dos participantes no passatempo, todos os materiais de divulgação e comunicação do projeto.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<