Alerta Craques da Tabuada: Chegou o Campeonato Multipli! - Pumpkin.pt

Alerta Craques da Tabuada: Chegou o Campeonato Multipli!

Um campeonato nacional de matemática online, em que o raciocínio rápido pode ajudar as abobrinhas a ganhar viagens, computadores ou tablets.

Destinado aos alunos do Ensino Básico (3º, 4º, 5º e 6º anos), o Campeonato Nacional Multipli é um campeonato de matemática a nível nacional e em formato de jogo online. Giro, não é?

Curiosos? Já a pensar em inscrever os alunos apaixonados pelos números? Venham saber mais sobre esta super competição.

O que é o Campeonato Nacional Multipli?

A competição tem por base o jogo educativo Multipli, um projeto criado pela Alfiii para potenciar o desenvolvimento do pensamento lógico e dos conhecimentos básicos da tabuada em crianças e adultos. É um ótimo treino cerebral!

Espreitem no vídeo como funciona o jogo em tempo real!

O Campeonato Nacional Multipli é uma iniciativa lúdico-pedagógica da marca Alfiii em parceria com o Politécnico de Leiria. Esta 4ª edição do Campeonato Nacional Multipli tem o apoio da SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática ) e da APM (Associação de Professores de Matemática) e o patrocínio do Grupo Crédito Agrícola (CA).

Como funciona?

O Campeonato Nacional Multipli vai acontecer online, na app Multipli Minute, entre os meses de maio e junho. Serão 7 semifinais regionais e uma grande final nacional, em que os pequenos craques do ensino básico poderão provar que não há multiplicação que lhes faça frente. A participação está sujeita a inscrição e existe um número limitado de participantes.

Cada ano letivo compete separadamente, existindo uma divisão entre os alunos do 3º, 4º, 5º e 6º ano. Assim, as abobrinhas jogarão apenas contra participantes que frequentem o mesmo ano letivo.

As provas vão acontecer online, mas a semifinal contempla 7 localidades diferentes onde os pequenos multiplicadores vão competir entre si: Algarve, Alentejo, Área Metropolitana de Lisboa, Centro, Norte, Açores e Madeira.

As regras são as mesmas do jogo Multipli: em cada Ronda são lançados 36 Pedidos e há tempo limite para responder. Ganham os alunos que consigam mais respostas certas e no período de tempo mais rápido até às milésimas de segundo.

Os apurados nos 7 primeiros lugares de cada ano nas Semifinais Regionais passarão à fase seguinte: a Grande Final! Nesta derradeira prova vão competir 196 alunos, 49 de cada ano. Sairão 3 vitoriosos por cada um dos anos letivos participantes.

Quantos vencedores existirão, então? Façam lá a conta: 4 x 3… 12 craques vencedores!

Quais são os prémios?

As 12 abobrinhas que alcançarem a fase final do campeonato terão a oportunidade de competir por fantásticos prémios patrocinados pelo Grupo Crédito Agrícola (CA)!

São 4 viagens a ser oferecidas aos 4 vencedores em 1º lugar, 4 computadores portáteis para os 4 campeões em 2º lugar, e 4 tablets para os 4 craques em 3º lugar.

Também as 12 escolas cujos alunos, de todos os anos escolares abrangidos (3.º, 4.º, 5.º e 6.º) fiquem nos primeiros três lugares, têm direito a prémio: 12 kits Multipli serão distribuídos entre elas!

Para além disto, todos os alunos participantes receberão um belo certificado de participação com o seu nome, para recordar sempre esta experiência.

Nota: os prémios da Grande Final poderão estar sujeitos a pequenas alterações.

Quais as datas a apontar?

Inscrições para as semifinais: até 29 de Abril (até atingir a lotação máxima)

Semifinais Regionais: de 6 a 17 de maio de 2022

Podem encontrar a data e hora específica da Semifinal de cada ano letivo e de cada uma das 7 localidades participantes aqui. Em caso de dúvida, para efeitos de inscrição, consultem na lista de concelhos qual é a Região onde pertence a vossa escola.

Grande Final: 8 de junho de 2022

Como fazer a inscrição?

Podem inscrever os vossos alunos nas semifinais do Campeonato Nacional Multipli através deste link, até dia 29 de Abril.

O processo é muito simples e deve ser feito online, no site oficial, da seguinte forma:

  • Primeiro, leiam as Regras de Garantia de Privacidade e o Regulamento da competição.
  • Depois, imprimam a declaração de autorização do encarregado de educação (façam download nesta página), que deve ser preenchida pelo mesmo, e voltem a digitalizá-la (uma boa fotografia também serve).
  • Por último, basta preencher o formulário de inscrição, anexar a declaração preenchida e clicar no botão final para enviar o pedido de inscrição.

As vagas para a competição são limitadas, por isso apressem-se a inscrever os pequenos matemáticos!

Quantos alunos podemos inscrever?

Cada escola de Portugal Continental poderá inscrever:
• 1 aluno para o 3.º ano de escolaridade e 1 aluno para o 4.º ano de escolaridade;
• 2 alunos para o 5.º ano de escolaridade e 2 alunos para o 6.º ano de escolaridade.

Cada escola das regiões Autónomas da Madeira e dos Açores poderá inscrever:
• 2 alunos para o 3.º ano de escolaridade e 2 alunos para o 4.º ano de escolaridade;
• 4 alunos para o 5.º ano de escolaridade e 4 alunos para o 6.º ano de escolaridade.

Multipli: tabuada, lógica e diversão!

Criado pela Alfiii, o Multipli começou por ser um jogo de cartas, ideal para exercitar o cérebro de miúdos e graúdos. Hoje, tem também uma versão para escolas, transformou-se numa app e oferece vários tipos de jogos ligados à matemática!

App Multipli Minute

A App Multipli Minute é um jogo divertido sobre a tabuada para crianças e não só, que vai estimular o pensamento lógico e os conhecimentos matemáticos. Está disponível na Web, na App Store e na Google Play, podendo ser utilizada em smartphones, tablets ou computadores com acesso à internet.

Neste formato digital, o jogo está disponível em 7 modalidades diferentes: Praticar (com 4 opções de jogo), Jumpli (2 opções de jogo), Mini Campeonato (acesso exclusivo para escolas e professores) e Campeonato Nacional Multipli, apenas disponível nas datas das provas oficiais).

Intuitivo e divertido, é o jogo ideal para treinar a tabuada, seja na escola ou em casa.

Jogo de Cartas Multipli

Na sua versão de jogo de mesa, o Multipli oferece uma forma completamente diferente de treinar a multiplicação: um jogo de cartas com a tabuada ao contrário!

Existe ainda uma versão especial para escolas, adaptada do jogo original, pensado para grupos e famílias.

O Multipli é recomendado pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e pela Associação de Professores de Matemática(APM). Podem encontrar mais informações sobre o jogo, assim como outros jogos educativos giros, em alfiii.com.

Dúvidas, questões ou multiplicações?

Não paniquem! Entrem em contacto com a organização do campeonato através destes contactos:

E-mails: [email protected]; [email protected]

Whatsapp da Alfiii: +351 912 501 395

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<