Escolas > Atividades na escola > Tecnologia no ensino

O que é a Khan Academy?

Khan Academy

A Khan Academy é uma forma didática e diferente de aprender os conteúdos escolares e de preparar os testes!

Já conhecem a Khan Academy, uma plataforma online de cursos, aulas e exercícios grátis, para todas as faixas etárias? 

A missão da Khan Academy é a de oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma gratuita, através de uma plataforma acessível 24 horas por dia e 365 dias por ano – disponibiliza mais de 1250 vídeos, 22 mil exercícios interativos, 56 mil horas de utilização da plataforma e 23 mil utilizadores registados.

Basta ter acesso à internet e entrar na biblioteca online de vídeos com exemplos e soluções sobre as mais diversas temáticas de Matemática, Física, Química e Biologia, que podem ser vistos e revistos as vezes necessárias à apreensão dos conhecimentos.

khan-academy-portugal

A plataforma inclui ainda uma área para professores e para pais, envolvendo assim a família na promoção das aprendizagens e no desenvolvimento de competências digitais, através de metodologias que estimulem uma melhor aprendizagem dos alunos. E foi nesse âmbito que, há um ano, a Fundação PT extendeu a utilização da Khan Academy à sala de aula.

“Ao estendermos a plataforma Khan Academy até à sala de aula garantimos que pais, alunos e professores possam ter acesso a uma plataforma que capacita o desenvolvimento dos alunos, que permite melhorar os resultados, que permite digitalizar o processo da educação. O sucesso deste projeto resulta de um compromisso pioneiro com a capacidade de, de forma inédita, influenciar de forma determinante aquilo que é a digitalização do sistema educacional português”.

Sabendo à partida que, aspetos relacionados com maior motivação e melhores resultados na matemática foram as principais conclusões deste 1º ano de teste, ficámos também a conhecer a vontade inequívoca de ampliar esta experiência a mais alunos. Nesse sentido, a Fundação PT, fez uma parceria com a Samsung, que já ofereceu 57 tablets ao Agrupamento de Escolas do Oeste capacitando as respetivas escolas a um maior espetro de utilização da plataforma KA em contexto escolar.

Os conteúdos estão acessíveis numa lógica de multiplataforma através do computador, telemóvel e tablet e visíveis gratuitamente através dos sites da Fundação PT e Khan Academy, bem como através do SAPO VídeosMEO KidsRede de Bibliotecas Escolares e Youtube. A plataforma já está disponível em 24 línguas para mais de 190 de países da Europa, Ásia, África e América.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.