Make-a-Wish: sonhar é preciso! - Pumpkin.pt

Make-a-Wish: sonhar é preciso!

make a wish

Realizar sonhos de crianças gravemente doentes. Haverá missão mais bonita e inspiradora?

Mais do que nunca, sentimos a necessidade de nos unirmos, apoiar iniciativas com as quais alinhamos os nossos valores, dar espaço para que todas as vozes cheguem a quem precisa de as ouvir.

Por isso, a Pumpkin vai dar a conhecer o trabalho incrível que tantas associações fazem no nosso País, e dizer-vos como podem contribuir, às vezes sem qualquer custo, para alimentar os sonhos de todos. Estas são as Causas que Apoiamos!

Causas que Apoiamos: Make-A-Wish

Qual é a importância e a missão da associação Make-A-Wish?

A missão da Make-A-Wish é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes momentos de força, alegria e esperança.

Para uma criança que se encontra gravemente doente, a realização do seu desejo, tem o poder de impulsionar a esperança, e a esperança é o valor mais precioso que se pode proporcionar.

Como é que começou a vossa história? 

Tudo começou com a história de Chris Greicius, uma criança de 7 anos com leucemia, que tinha um enorme desejo de ser polícia.

Na sua terra natal, Phoenix, no estado de Arizona (EUA), toda a comunidade se juntou ao Departamento de Polícia, onde a 29 de abril de 1980, Chris foi Polícia por um dia.

Foi-lhe oferecido um uniforme à sua medida, um capacete e um distintivo. Este dia especial, que culminou com uma viagem num carro-patrulha e, de seguida, de helicóptero, serviu de mote à criação da Make-A-Wish Internacional, passando a ser o primeiro dia da sua História!

Quando o desejo terminou e a mãe do Chris viu a felicidade do seu filho comentou “Há tantas crianças pelo mundo como o Chris. Temos de fazer algo.”

Desde então, no dia 29 de abril é celebrado o Dia Internacional da Make-A-Wish, assinalado com diversas atividades direcionadas não apenas para crianças, voluntários e parceiros, como também para toda a comunidade.

Atualmente, a Make-A-Wish está presente em mais de 50 países, tendo já realizado cerca de 520 mil desejos a crianças e jovens gravemente doentes.

A Make-A-Wish é reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), como a maior instituição de wish granting do mundo.

Quais são as vossas principais áreas de intervenção? Que projetos estão a desenvolver neste momento?

O foco da Make-A-Wish e de todo o trabalho desenvolvido é a criança. Realizar o seu maior desejo, contribuindo para um desfoque da situação que está a viver, proporcionando um conjunto de bons momentos que culminam no impacto da realização do desejo tem, muitas vezes, um poder verdadeiramente transformador.

Presentemente, além da Campanha de Consignação do IRS que assume um papel preponderante, temos o World Wish Day sob o mote “Devolva esperança com um desejo”, as escolas a celebrarem o aniversário internacional da Make-A-Wish, várias ações com parceiros a decorrer e estamos a preparar o Move for Wish Kids, dirigido a
toda a comunidade, que este ano regressa no Dia da Criança e decorre durante todo o mês de junho para o qual estão, desde já, convidados!

Há algo de muito emocionante na ideia de ajudar estas crianças a concretizar os seus desejos. Além do mais, vocês trabalham também com a comunidade escolar. Esta relação com as escolas existe para, além da recolha de donativos, para criar em crianças saudáveis e felizes a consciência e relevância da solidariedade?

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola tem como principal objetivo envolver os estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o país na missão da Make-A- Wish, envolvendo os alunos de níveis de ensino do pré-escolar ao secundário, bem como toda a comunidade escolar.

Como nos contou a Professora Sónia Reis da Escola Básica João Pedro de Andrade, “…é com enorme orgulho que fizemos parte da concretização de desejos que dão um novo alento à vida destas crianças e jovens, permitindo-lhes voltar a sonhar. Perceberem que não estão sós nesta dura caminhada, que outras crianças e jovens estão a “torcer” para que tudo dê certo nas suas vidas e que os obstáculos sejam ultrapassados”.

E é muito isto que sentimos, as escolas envolvem-se verdadeiramente com a missão da Make-A-Wish, o que para nós é absolutamente inspirador.

Quantos mais alunos, professores e restante comunidade educativa, pais/encarregados de educação conhecerem a missão da Make-A-Wish mais desejos se poderão realizar. Desde a implementação do Programa Make-A-Wish Vai À Escola que temos vindo a rececionar candidaturas a desejos que nos chegaram diretamente de professores/famílias que identificaram crianças elegíveis.

Paralelamente, acreditamos que, ao envolver toda a comunidade escolar e educativa ao longo das atividades propostas no ano letivo, contribuímos para dar ferramentas/abrir espaço de diálogo e formação para se reforçarem valores como a cidadania, a responsabilidade social e espírito solidário nos mais jovens, de forma a acompanhá-los ao
longo de toda a sua formação pessoal e profissional.

Como sobrevive uma associação? Onde encontram investimentos, apoios, parceiros e a equipa certa? Implica muita burocracia?

A Make-A-Wish é uma Fundação que, além de todo o trabalho que desenvolve diariamente através da sua equipa, conta também com voluntários excecionais que nos permitem uma abrangência nacional com impacto local.

Trabalhamos em parceria com os Hospitais e com o extraordinário apoio dos Profissionais de Saúde que são inexcedíveis e imprescindíveis à nossa missão.

Contamos também com parceiros e doadores – pontuais ou regulares – que são igualmente imprescindíveis, contribuindo, de inúmeras formas, para a realização de desejos. Há ainda Campanhas como a Consignação do IRS que são absolutamente vitais para a Make-A-Wish.

É para nós muito importante que quem contribui saiba o desejo que ajuda a realizar e sentimos que existe verdadeiramente uma comunidade Make-A-Wish, da qual todos podemos fazer parte, que contribui para realizar desejos que transformam vidas de crianças gravemente doentes, permitindo levar-lhe força, alegria e esperança.

Qual a importância das associações no tecido humano e económico de uma sociedade?

São extremamente necessárias e importantes. Quando as várias áreas da sociedade trabalham em parceria e cooperação, o desenvolvimento económico e social fica garantido. O essencial é que todo o trabalho seja sempre desenvolvido em colaboração porque todos são essenciais.

A pandemia de COVID-19 colocou-vos novos desafios? Como os têm ultrapassado?

A pandemia colocou desafios a todas as áreas e sectores das nossas vidas e claro, não fomos exceção, mas graças à originalidade dos nossos voluntários, uma adaptação generalizada ao digital e ao apoio de inúmeros parceiros, foi possível continuarmos a realizar desejos com as medidas de segurança asseguradas.

Como é que os portugueses podem contribuir para esta causa, fazendo-a de todos nós?

make a wish

Este mês celebramos o Aniversário Internacional da Make-A-Wish, a 29 de abril e todos os portugueses estão convidados a partilhar mensagens de esperança ou a fazer um donativo!

Cada um de nós é um agente impulsionador de esperança e juntos podemos realizar desejos, transformar vidas! Neste momento, em Portugal, cerca de 160 crianças aguardam a realização do seu desejo.

Numa altura em que todos nós precisamos de experienciar sentimentos de magia e alegria, este convite surge com o objetivo de juntos criarmos uma corrente de esperança que certamente chegará a todas as crianças que estão a aguardar a realização do seu desejo.

A mensagem pode ser qualquer coisa que a/o inspire! Uma fotografia, uma música, o som de uma gargalhada, uns pozinhos de perlimpimpim, uma imagem, uma coreografia, um desenho, um recorte, um vídeo, uma frase ou um testemunho… as mensagens de esperança podem assumir várias formas!

Depois, basta partilhar connosco utilizando as redes sociais (com @makeawishportugal e #eusoumakeawish) ou por email para [email protected].

Ao longo do ano há inúmeras formas de ajudar a Make-A-Wish e podem sempre seguir-nos nas redes sociais onde divulgamos as nossas campanhas, ações, desejos que realizamos.

É possível ajudarem a Make-A-Wish através da Consignação do IRS, celebrando o World Wish Day a 29 de abril, na altura do Natal com as nossas estrelas, no Move for Wish Kids para celebrar o Dia da Criança ou através de donativos (mbway, donativo pontual, tornando-se amigo Make-A-Wish com donativos regulares).

Há também a área das wish celebrations dedicada a casamentos, batizados e aniversários com lembranças solidárias que contribuem para realizar desejos. O Gift-A-Wish e a nossa Montra Solidária onde temos alguns produtos como os sacos ou ilustrações dedicadas ao dia do Pai e ao dia da Mãe, entre outros.

Informações úteis:

Conhecem uma criança ou jovem diagnosticada com uma doença grave, que gostaria de realizar um desejo? Saibam como e quem se pode candidatar no site da Make-A-Wish.

  • NIF: 509 196 853
  • IBAN: PT50 0010 0000 38516570001 34
  • MBWAY: 932 909 350

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<