Este eÌ um jogo divertido que junta facilmente jogadores de vaÌrias idades, criando diferentes possibilidades de atividades que convidam aÌ descoberta, aÌ loÌgica e aÌ exploraçaÌo dos sentidos!
EÌ um jogo muito simples, cuja atividade central eÌ conduzir os jogadores aÌ descoberta dos objetos que saÌo colocados numa caixa, sem nunca os ver!
Materiais:
1 caixa de cartaÌo ou um saco de grandes dimensoÌes para cada jogador;
vaÌrios objetos escolhidos pelos jogadores (10 objetos por cada jogador eÌ um bom nuÌmero).
No de jogadores: de 2 a… sem limite!
Idade recomendada: a partir dos 3 anos (o desafio pode adaptar-se facilmente aÌ idade dos jogadores).
PreparaçaÌo:
Cada jogador deve reunir um conjunto de dez objetos diferentes e colocaÌ-los dentro da sua caixa das surpresas, sem que os restantes jogadores os vejam. Deve fechar-se a caixa no topo; em cada lado da caixa, com a ajuda dum x-ato, um adulto deve realizar treÌs golpes para criar quatro janelas (uma em cada lado) para que um jogador consiga colocar a maÌo e assim “sentir” os objetos que estaÌo no interior. Os jogadores devem identificar a sua caixa, com um desenho ou simplesmente com o seu nome!
Como se joga?
1. Os jogadores sentam-se no chaÌo, em ciÌrculo, e colocam as suas caixas no centro da aÌrea de jogo. Um jogador soÌ pode tocar na caixa de outro quando este o autorizar.
2. Define-se quem começa a jogar.
3. O primeiro jogador dirige-se aÌ zona central, para junto da sua caixa. Deve colocar a maÌo dentro desta e escolher um dos objetos, ainda sem o mostrar (deve apenas agarraÌ-lo).
4. O jogador seguinte pode fazer uma pergunta sobre o objeto. Podem surgir perguntas sobre as suas carateriÌsticas fiÌsicas, funçoÌes, etc., mas naÌo se podem fazer questoÌes como “EÌ uma bola?”. Os jogadores vaÌo colocando questoÌes, aÌ vez.
5. Quando um jogador achar que sabe a resposta, entaÌo coloca o braço no ar e quando o adulto indicar, diz a resposta em voz alta. Se acertar eÌ o vencedor e seraÌ ele a escolher o proÌximo objeto (da sua caixa); se falhar fica fora de jogo ateÌ que todos tenham tentado dar uma resposta.
6. O jogo termina… quando os jogadores quiserem!
Variantes de jogo:
- Caça aos objetos – Um adulto fica de fora e regista todos os objetos que os jogadores colocaram nas suas caixas. Depois diz o nome de um objeto em voz alta, para que todos os jogadores ouçam. De seguida os jogadores teÌm que procurar esse objeto dentro das caixas (podem meter a maÌo, mas naÌo podem espreitar!). O primeiro que achar que encontrou o objeto correto diz “Encontrei!” e agarra-o bem; o adulto abre entaÌo a caixa e verifica se de facto eÌ o correto; se for o correto, esse jogador eÌ o vencedor da ronda; se naÌo for o correto, tem que voltar a colocaÌ- lo na caixa e recomeça o jogo.
- Caça aÌs pistas – joga-se com as mesmas regras do ponto anterior; no entanto em vez de dizer o nome do objeto, o adulto deve simplesmente dar pistas para que os jogadores tentem adivinhar o que eÌ (daÌ uma pista de cada vez; se um jogador achar que encontrou o correto, diz
“Encontrei!” e agarra bem o objeto – o adulto deve entaÌo abrir a caixa para verificar se eÌ o correto; se for o correto, esse jogador eÌ o vencedor da ronda; se naÌo for o correto, tem que voltar a colocaÌ-lo na caixa e o adulto daÌ outra pista).
Ajuda a desenvolver:
ConcentraçaÌo e AtençaÌo (+ controlo da impulsividade);
DiscriminaçaÌo sensorial (taÌtil);
Capacidade associativa e Raciocínio loÌgico.
Este jogo foi criado pela equipa pimpumplay. Pode partilhar este ficheiro com quem desejar, mas naÌo copiar o seu conteuÌdo sem autorizaçaÌo escrita da pimpumplay.
Este artigo foi útil para si?