Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

NitroSmash: um jogo para alertar para os problemas do nitrogénio no meio ambiente

nitrosmash

No âmbito do projeto NitroPortugal, foi desenvolvido um jogo Arcade para android, acerca do papel do nitrogénio no ambiente, mais precisamente no que diz respeito à poluição atmosférica.

No âmbito do projeto NitroPortugal, foi desenvolvido um jogo Arcade para android, acerca do papel do nitrogénio no ambiente, mais precisamente no que diz respeito à poluição atmosférica.

De nome NitroSmash, este é um jogo Arcade cujo objetivo principal é impedir que moléculas de amoníaco e óxido nitroso atinjam a atmosfera. Para que isto não aconteça é importante que sejam esmagadas.

O NitroSmash é um jogo educativo, desenvolvido para aumentar a conscientização sobre os problemas do nitrogénio no meio ambiente. Quanto mais moléculas forem impedidas de ir para a atmosfera, melhor será a qualidade do ar. Para representar a poluição atmosférica, no jogo, o ar começa a ficar mais escuro.

nitro

Para aceder ao jogo, basta ir ao Google Play e descarregá-lo totalmente grátis.

O que é o Nitrogénio?

O nitrogénio é o elemento mais importante da Terra, representa 78% do ar que respiramos e faz parte de todas as moléculas de DNA.

As atividades do homem levaram o ciclo do nitrogénio a um nível de mudanças sem precedentes.

O amoníaco é emitido para a atmosfera, principalmente pelos sistemas agrícolas e pecuários e para melhorar a qualidade do ar, é preciso eliminar o NH3. Caso contrário, ele transforma-se em ácido e dá origem à chuva ácida. O óxido nitroso é um gás com efeito de estufa, 300 vezes mais potente que o CO2.

O Projeto “NitroPortugal – Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitrogen” é um projeto europeu H2020, coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, em parceria com a Faculdade de Ciências da mesma Universidade, o Natural Environmental Research Council, Centre for Ecology and Hydrology de Edimburgo, Reino Unido e a Aarhus University – Dept. Agroecology, da Dinamarca.

Este projeto, da responsabilidade da Prof. Cláudia Marques-dos-Santos Cordovil, visa realizar o diagnóstico dos níveis de poluição azotada na água e no ar, a emissão de gases com efeito de estufa, ecossistemas e biodiversidade e nos solos em Portugal.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *