27ª Edição do Festival Sementes - Pumpkin.pt

27ª Edição de Sementes: Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público

Evento expirado
27ª Edição de Sementes: Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público

O Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público está aí e promete muita animação para o público infantil!


O festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, já na sua 27.ª edição, regressa a Almada.

Organizado pelo Teatro Extremo, o festival traz consigo 51 espetáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua. A maioria das atrações vão estar em exibição em Almada, sendo que haverá também espetáculos a decorrer nos concelhos do Barreiro, Loures, Palmela, Montemor-o-Novo, Seixal, Sesimbra e Setúbal. 

A programação, em 2022, conta com espetáculos de 16 companhias nacionais e internacionais com espetáculos de teatro, de palhaços, teatro de caixa, de marionetas, de teatro de rua, de ópera, dança, de teatro de objetos, de formas animadas e multimédia.

O festival é dedicado a toda a família e propõe refletir sobre os fenómenos extremos que acontecem no Mundo atualmente. 

Ainda para participar, há atividades complementares: uma exposição de expressão plástica, oficinas artísticas de construção de formas animadas, música e ilustração, e uma biblioteca itinerante fazem parte do programa.


Programa do Festival Sementes

Exposição “Fantásticas Sementes” – Exposição de trabalhos de expressão plástica realizados por alunos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro

  • 20 maio a 5 de junho – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada – sábados e domingos hora e meia antes e uma hora depois dos espetáculos (grupos escolares mediante marcação aos dias de semana)

Compagnie KRAK (Bélgica) – “Viva Raphael!”

Espetáculo poético de palhaço com muito humor e interação com o público; para todos; Duração: 40 min.

  • 19 de maio, quinta – 10h30 Praça da Portela, Laranjeiro, Almada
  • 20 de maio, sexta – 22h00 – Museu de Almada – Casa da Cidade, Cova da Piedade, Almada
  • 22 de maio, domingo – 17h00 – Largo da República (junto ao mercado da Trafaria), Trafaria

Fernando Mota (Lisboa, Loulé) – “MININU”
Poema cénico; Multidisciplinar; m/6; Duração: 45 min.

  • 21 de maio, sábado – 11h00 e 16h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

Era, era? Era certo. Esta é a história de um menino que tinha um sonho. É uma história de fuga e viagem, desde os campos de arroz e os tambores mandinga de Gabu aos ritmos da Guiné Conakry, passando por Bissau, Moscovo e Lisboa. O que tem um menino de fazer para encontrar o seu lugar na vida e no mundo?

Mininu é um espetáculo multi-disciplinar para a infância que utiliza várias linguagens como o teatro, a poesia, a música e o vídeo para criar um objeto comunicante e universal. Inspirado na cultura guineense, é criado na sequência de Nha Mininu – projeto que envolveu a recolha de canções tradicionais infantis em todas regiões da Guiné-Bissau e a produção de um CD com arranjos originais e a participação de crianças e adultos na Guiné Bissau e de músicos guineenses residentes em Portugal. Mininu é uma história de viagem e encontro.

Realejo Artes (Brasil, Portugal) – “Voo poético” e “Janelas”
Teatro de caixa; para todos; Duração: 5 min. (2 pessoas de cada vez)

  • 21 de maio, sábado, das 10h00-11h00 e 12h00-13h00 e das 15h00-16h00 e 17h00-18h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

O espetáculo “Voo poético” – A cena passa-se num contexto urbano tipicamente histórico com sobrados, barril e fonte; com ar poético. A história gira em torno de uma senhora feliz que ama ler livros e vive cada dia como se fosse o último. Já a outra moradora é uma jovem tímida e solitária que vive no mundo virtual sem muito contato com a vida real, contudo, após observar da sua varanda a vida lá fora, se permitiu voar, para o mundo mágico.

“Janelas” – Ainda no Brasil, e a fazer as malas de partida para Portugal, a companhia depara-se com o poema de Alberto Caeiro, “Não basta abrir janelas”, que representou, naquele momento, as mudanças e desafios que enfrentavam cheios de esperança. Muitas coisas, valores, superstições, familiares, filosofias tiveram que ser abandonadas e colocar na mala esperança, otimismo e disponibilidade para o novo ciclo. Acreditamos que somos donos do nosso destino, contudo precisamos de abrir as “Janelas” da vida.

Harém Teatro (Brasil) – “O Pega Sol”
Teatro – m/6; Duração: 60 min.

  • 19 de maio, quinta – 10h30 e 14h30 – Escola Básica nº1 de Camarate, Loures
  • 21 de maio, sábado – 18h00 – Museu de Almada – Casa da Cidade, Almada

O Pega Sol é uma história cheia de outras histórias para crianças e jovens e retrata a vida de um menino cego que sonha pegar o sol com a mão. Poesia, filosofia, cultura popular e acontecimentos históricos são componentes desse espetáculo que mapeia os dias de sol e seca, as noites de azuis do sertão e o sertão virando azul de mar.

Periferia Teatro (Espanha) – “Nube, Nube”
Teatro de marionetas; m/3; duração: 50 minutos

  • 22 de maio, domingo às 11h00 e às 16h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

“Nube Nube” é um jogo poético sobre a ideia de amor romântico que nos é transmitido desde a mais tenra infância. Inspirados na história de “A Pequena Sereia”, em “Nube Nube” revisitamos, a partir do humor e do amor, o que somos capazes de fazer para amar e ser amado.

La Sonrisa del Lagarto (Brasil, Espanha) – “Ohiá”
Multidisciplinar (teatro de sombras, Sombras chinesas e Crankie Box) – m/3 ; duração: 50 min.

  • 25 de maio, quarta – 14h00 – Teatro São João, Palmela
  • 27 de maio, sexta – 10h30 e 14h30 – EB General Humberto Delgado, Santo António dos Cavaleiros, Loures
  • 28 de maio, sábado – 11h00 e 16h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

Ohiá, um pequeno dente de leão, em busca das suas lindas esporas, empreende uma viajem onírica cheia de aventuras, emoções e mudanças surpreendentes que o ajudarão a compreender a beleza do ciclo da vida. Brotar, florescer, murchar e… voltar a brotar.

Les Dudes (Canadá) – “Stories in the City”
Teatro de rua – para todos; Duração: 50 min.

  • 27 de maio, sexta – 10h30 – Largo do Mercado, Miratejo, Seixal
  • 28 de maio, sábado – 16h00 – Praça Urbano Tavares Rodrigues, Feijó, Almada
  • 29 de maio, domingo – 11h00 – Museu de Cerâmica de Sacavém (entrada junto ao jardim), Loures
  • 29 de maio, domingo – 17h00 – Moagem de Sampaio, Quinta na Moagem, Sesimbra
  • 1 de junho, quarta – 10h00 – Parque da Cidade, Barreiro

Stories in the City! é o equilíbrio entre a vida real e o faz-de-conta, entre o sul e o norte, o masculino e o feminino, provocando risos e gargalhadas ao brincar com semelhanças e diferenças. Um casal de palhaços, com um sentido de humor muito próprio, convida-o a mergulhar no seu mundo único que partilham dentro e fora do palco. Surpresas e música ao vivo, circo e comédia física unem-se numa mistura impressionante e sensível, criando um momento de alegria para grandes e pequenos.

Associazione Culturale Longuel em co-produção com Trio Trioche (Itália) – “Opera Guitta”
Ópera, humor e técnicas circenses: p/ todos ; Duração: 50 min.

  • 27 de maio, sexta – 22h00 – Fortaleza de Santiago, Sesimbra
  • 28 de maio, sábado – 22h00 – Museu de Almada – Casa da Cidade, Cova da Piedade, Almada

Entre o melodrama e o palhaço, uma apaixonada e delirante homenagem às maiores árias de ópera – de Donizetti a Mozart, de Rossini a Verdi. Levam a ópera a todo o mundo com o seu arsenal de malabarismo, equipamentos, sapatilhas e corações feitos de esponjas, recheadas com xarope de framboesa.Residência artística no Festival Mirabilia

Colectivo EmbalArte (Almada) – “Do pé para a mão”
Teatro e Dança; m/3; Duração: 40 minutos

  • 29 de maio, domingo – 11h00 e 16h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

Chego ao pé com a mão ou à mão com o pé? Onde começa o meu corpo? Onde acaba o teu? O corpo encolhe, mas também estica! E as pernas? Lá vão, lá vão, lá vão… O corpo ocupa espaço e cresce no tempo. Ou será ao contrário? Assim cresce o meu corpo. E o teu? Através da poesia do movimento, este espetáculo vai levar os mais novos a (re)descobrir o seu corpo.

Tian Gombau, L’Homme Dibuixat (Espanha) – “Zapatos Nuevos” – Teatro de objetos; m/3 ; Duração: 45 min.

  • 1 de junho, quarta – 10h30 e 14h30 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

Uma criança estreia um par de sapatos e vai até o rio para fazer um lanche. Ao longo do caminho, descobre o mundo ao seu redor: ruas, casas, paisagens, pessoas e animais. Os seus sapatos vão acumulando experiências e ele, aos poucos e poucos, vai crescendo. O tamanho dos sapatos acompanha-nos ao longo dos anos. O tamanho mede o pé, mas também a idade, as experiências, a maneira como caminhamos pela vida. Os dias passam, os anos e as caixas de sapatos também. Pequenas, médias, grandes, …

Companhia Certa (Póvoa do Varzim) – “DoNoDoNaDa” Teatro visual; m/3 ; Duração: 40 min.

  • 1 de junho, quarta – 10h30 e 14h30 – Fórum Municipal Romeu Correia, Almada

Inspirados no cinema mudo de Charlie Chaplin e Buster Keaton, os personagens deste espetáculo perdem-se num remoinho de situações divertidas que nos remetem ao mundo em que vivemos para tentar conhecê-lo melhor. Há pessoas que são donas de muito e outras que são donas de nada. Isto está visto que é pura obra do acaso, porque os donos de tudo poderiam ter nascido donos de pouco e ser donos de muito os que nasceram donos de quase nada. Os que nada têm muito querem ter e os que muito possuem mais querem conquistar. O mundo dá voltas, reviravoltas, saltos, cambalhotas e ficamos todos de pernas para o ar. Vamos lá ver se nos entendemos. Se tão rápido a vida passa porque será que a gente passa a vida a querer ter muito quando finalmente não é preciso quase nada? DoNoDoNaDa revela com humor e ironia que os seres humanos perdem demasiado tempo a lutar para ganhar e esquecem-se completamente que o que é bom mesmo… é brincar

Markeliñe (Viscaya, Espanha) – “Chef Nature”– teatro visual, sem palavras, interativo; m/4; duração: 55 min.

  • 1 de junho, quarta – 18h00 – Parque Urbano, Montemor-o-Novo
  • 2 de junho, quinta – 11h00 – Parque Municipal do Serrado, Seixal
  • 5 de junho, domingo – 18h00 – Largo Gabriel Pedro, Almada

Chef Nature é um restaurante calmo, natural, com porta para a rua. E com horta própria, onde crescem os ingredientes para confecionar os pratos e as cenas mais sugestivas. Um espetáculo sem palavras para todas as idades. Uma linguagem universal para refletir sobre temas globais.

Imaginar do Gigante (Ovar) – “Areias” – Teatro de Formas Animadas e Multimédia; m/3; duração: 40 min.

  • 4 de junho, sábado – 11h00 e 16h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

A menina bordava os nomes dos camelos debaixo das montanhas, onde o ouro se dilatava em fios de água coloridos. Delicadamente, extraía das areias um tesouro submerso que os seus antepassados guardaram. Alquimista, destilava na abóbada celeste cores que navegavam o espaço em liberdade. E pouco a pouco, os seus olhos abraçavam de cor todo o mar de areias. Um teatro visual, poético e contemplativo, sobre as cores que unem a Terra.

Kopinxas Companhia de Teatro (Avanca) – “a meias…”

  • 4 de junho, sábado – 11h00 e 16h00 – Fórum Municipal Romeu Correia, Almada

Marionetas e atores; m/3; Duração: 35min.

Desprendidos de modos e maneiras partem numa “brincadeira” e num “faz de conta” onde a partilha e o aconchego da entre-ajuda se encontram. Tudo partilhado, tudo ajudado, tudo solucionado ao som de uma caixa de música onde encontros e desencontros mostram até onde vai a audácia de seguir uma aventura. Acreditamos ser uma viagem à infância de cada um, sem preconceitos e assim tão simples respirando uma linguagem clown. Um espetáculo para toda a família onde o murmurinho da infância é sussurrado ao ouvido.

Markeliñe (Viscaya, Espanha) – “Lluvia” Teatro visual sem palavra; m/6; duração: 60 min.

  • 4 de junho, sábado – 21h00 – Fórum Municipal Luísa Tody, Setúbal

Fala do que se passa connosco, do que sentimos quando queremos algo e o perdemos. Fala desse tempo essencial, em que a tristeza nos acompanha para acalmar o que nos dói. Fala de perdas, grandes ou pequenas, como uma coisa natural.

Trip Teatro (Brasil) – “Kasperl e a Cerveja do Papa” – Teatro de bonecos e música ao vivo; para todos; duração: 45 min.

  • 5 de junho, domingo – 11h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada
  • 5 de junho, domingo – 16h00 – Quinta da Fidalga, Seixal

Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação?

Descobriremos na próxima rodada! Prosit!

Teatro Invisível (Lisboa) – “O Anel das Fábulas” Teatro de objetos e ator: m/3 ; Duração: 20 min

  • 5 de junho, domingo – 11h00, 11h40, 12h20, 16h00, 16h40, 17h20 – Escola Feliciano Oleiro, Almada

O pai que se tornou mãe. O que é “dar à luz”? Quando pensamos em nascimento, pensamos em milagre, em luz, no ventre feminino em forma de lua à espera de “dar à luz”. Quando Mário e Maria, dois cavalos marinhos, decidiram ter bebés nunca imaginaram que a sua estória iria ser diferente. Entre baleias e golfinhos, tempestades e marés, o pai que se tornou mãe, submerge-nos, até aos limites do amor. A fantástica aventura da vida, contada a partir de um nascimento… … e com um final feliz.

Vejam toda a programação neste link.

Atividades Complementares


Casa Invisível (Almada) – “Aletria – Biblioteca Itinerante”
Livros, estórias, conversas e jogos para toda a família

  • 20 de maio, sexta – 21h00 – Museu de Almada – Casa da Cidade, Cova da Piedade, Almada;
    21 de maio, sábado – 16h30 – Museu de Almada – Casa da Cidade, Cova da Piedade, Almada;
    28 de maio, sábado – das 16h00 às 19h00 – Rua Capitão Leitão (zona pedonal em frente ao nº 16), Almada;
    29 de Maio, domingo – das 10h00 às 12h30 – Rua Capitão Leitão (zona pedonal em frente ao nº 16), Almada;
  • 5 de Junho, domingo – 17h00 – Largo Gabriel Pedro, Almada

O Mundo do Espectáculo (Almada) – Pequenos Artistas – Contos e Artes Plásticas

  • 21 de maio, sábado – das 14h30 às 16h30 – Espaço ACOME (Rua Capitão Leitão nº16)

Atividades para crianças dos 3 aos 10 anos de idade e suas famílias

28 de maio, sábado – das 14h30 às 16h30 – Espaço ACOME (Rua Capitão Leitão nº16)
O Mundo do Espectáculo (Almada) – Pequenos Artistas – Contos e Artes Plásticas
Atividades para crianças dos 3 aos 10 anos de idade e suas famílias

29 de maio, domingo – das 10h00 às 12h30 – Espaço ACOME (Rua Capitão Leitão nº16)
O Mundo do Espectáculo (Almada) – Artes de Bolso
Atividades para crianças dos 6 aos 13 anos de idade e suas famílias


Informações úteis sobre o Festival Sementes

Preços

Espetáculos no Teatro-Estúdio António Assunção e Fórum Municipal Romeu Correia
Bilhete adulto: € 7,5
Bilhete criança, jovem, sénior e profissionais de espetáculo: € 5
Bilhete família a partir de 3 elementos € 5 por pessoa
Mediante reserva e sujeita a lotação da sala.

Espetáculos no Jardim do Museu de Almada – Casa da Cidade
Bilhete único € 5 | Acesso gratuito espetáculo 21 de maio mediante reserva de lugar sujeita a lotação

Espetáculos no Laranjeiro e Feijó
Bilhete gratuito mediante reserva de lugar sujeita a lotação

Exposição no Teatro-Estúdio António Assunção
Acesso gratuito
Calendário: 20 de maio a 5 de junho: sábados e domingos hora e meia antes e uma hora depois dos espetáculos (grupos escolares mediante marcação aos dias de semana)

Informações/Reservas
Teatro Extremo
212 723 660 . 962 215 929
[email protected]

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<