29ª Edição do Festival Sementes - Pumpkin.pt

30ª Edição de Sementes: Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público

Evento expirado

O Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público está aí e promete muita animação para o público infantil!

O SEMENTES este ano faz 30 anos, PARABÉNS!

Esta mostra internacional de artes dedicada à infância, juventude e público familiar, tem como auge a comemoração do Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, cuja área artística privilegiada é o teatro, mas onde se apresentam também espetáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua, nacionais e estrangeiros, muitos deles premiados internacionalmente.

São trinta anos de alegrias, de dedicação, de trabalho esforçado, de parcerias, intercâmbios, de relações com o mundo, sim, porque durante maio e junho Almada torna-se o epicentro de uma rede de relações e troca de experiencias que inclui todos e todo o mundo, desde o Perú ou Canadá ao Japão, passando pela Argentina, Brasil, Cabo Verde, Angola, Espanha, França, Itália, Reino-Unido, Irlanda, Holanda, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Republica Checa, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Roménia, Rússia, Macau e como não podia deixar de ser por Portugal de Norte a Sul.

Nesta 30ª edição do SEMENTES apresentamos, no Concelho de Almada e nos municípios parceiros, 33 atividades, entre espetáculos (teatro, marionetas, manipulação de objetos, música, circo contemporâneo, teatro de rua, dança e performances), uma exposição, oficinas artísticas e livros. São 17 companhias e/ou artistas, dos quais 11 nacionais (Almada, Lisboa, Porto, Évora, Tondela e Lousã) e outras 6 de além-fronteiras (Espanha e Itália).

A última semana será completamente dedicada à celebração do Dia Mundial da Criança, com espetáculos por vários municípios parceiros (Palmela, Loures e Montemor-o-Novo) desta iniciativa e pelas freguesias do concelho de Almada.

Por tudo isto, não faltem, venham celebrar conosco o teatro, a arte, a inclusão, o mundo, porque este festival é vosso, feito a pensar em todos, dos mais novos às suas famílias, todos.

Viva o Sementes, viva o Teatro!

Programação Festival Sementes:

Xampatito Pato (Espanha) – “Compaña/Companhia”

  • 16 de maio, sexta – 22h – Largo Gabriel Pedro, Almada
  • Circo e marionetas | m/3 | Duração: 50 min.

Este espetáculo funde o circo com o mundo das marionetas, criando imagens e cenas que transportam o espectador para um mundo surreal e onírico. Um personagem solitário em busca de companhia explora a sua imaginação para dar vida a cada um dos seus pensamentos. Através deste processo, consegue sentir-se acompanhado e leva o público por um caminho cheio de surpresas e gargalhadas.

Uma criação da companhia Xampatito Pato; Interpretação: Jesús Velasco; Direção: Jorge Jiménez y Jesús Velasco; Cenografia: Jesús Velasco; Construção da Cenografia: CruLe Produccións; Desenho de luz: Rafael Díaz Ramírez; Figurinos: Alicia Tojo; Arranjos sonoros: Javier Lemus Escudero; Marionetas: Lorena Mariño

Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (ACOME)(Almada) – “Story Room”

  • 17 de maio, sábado – 14h30 – Espaço ACOME, Almada
  • Oficina Artística | m/4 | 120 min.

Entrem nesta casa, atrás desta porta está uma sala onde vivem muitas histórias: venham conhecê-las, ouvi-las e senti-las. As histórias que moram lá dentro entrelaçam-se e permitem a criação de outras novas. Ao iniciar a narrativa, os participantes começam um percurso criativo e são convidados a entrar num mundo de experimentação, onde irão viajar, construir, pensar e sentir. Uma história guiada que se move com o nosso corpo e da qual somos parte integrante. Um itinerário composto por momentos sensoriais, integrados com a expressão dramática, plástica e corporal, sempre em comunicação com o outro. Uma atividade para fazer com roupa confortável e que se possa sujar e salpicar, para explorar ativamente o potencial criativo de cada um.

Inauguração de “O Grande Circo Palhaço” Exposição/instalação de trabalhos dos alunos da turma 10AV da Escola Secundária Emídio Navarro (Almada)

  • 17 de maio, sábado – 16h – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada
  • Exposição | m/3

A exposição ficará patente até 1 de junho, uma hora antes e depois dos espetáculos no TEAA e de quarta a sexta-feira em horário a combinar, para grupos organizados, mediante marcação prévia.

Encontramo-nos todas as quintas-feiras às 14 horas e 50 minutos na sala A0 14 da Escola Secundária Emídio Navarro, temos trabalho para fazer. O plano é estarmos juntos. Conversamos, vermos coisas, perseguimos um objetivo comum: concretizar um conjunto de pinturas para uma instalação/exposição a inaugurar no Teatro-Estúdio António Assunção por ocasião do Festival Sementes. Traçámos um plano, temos metas para alcançar. Afastamos as mesas, cortamos e colamos o papel na parede; desenhamos, ampliamos, preparamos as tintas, pintamos. Somos uma equipa. As pinturas realizadas são o resultado de um esforço partilhado: convivemos, planeamos e concretizamos o trabalho juntos

Professor orientador: Rui Silvares; Artistas: Anise Carvalho, Jiaqui Jin, Mariana Correia e Volodymyr Mazhak

Palhaço Companhia (Lisboa) – “Na boa Companhia”

  • 17 de maio, sábado – 18h – Museu de Almada, Casa da Cidade
  • Palhaço | m/3 | 60 min.

…o Companhia entra pelo meio do público, como se também fosse um deles, entusiasmado para ver o espetáculo… Numa troca de interações, dá-se conta de que, afinal, é ele que deve ir para o palco e fazer o espetáculo. Já lá em cima, tudo pode acontecer… palhaçadas e canções… e com a ajuda do público é tudo muito melhor.


Caracterizado por uma forte componente interativa entre o artista e o público, é um concerto de música ao vivo (cantado em cima da música instrumental), e é também um espetáculo de entretenimento muito variado. Sabendo que temas como a cidadania, ambiente ou reciclagem, são tão importantes para o crescimento e aprendizagem, Companhia aborda-os de uma maneira leve e despreocupada, embrulhando tudo com as suas canções e palhaçadas.

Ideia, Direção e Interpretação: Palhaço Companhia

Antonella D’Ascenzi (Espanha/Itália) – “Filar”

  • 18 de maio, domingo – 16h – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada
  • Dança, marionetas e vídeo mapping | m/5 | 45 min.

Filar é uma peça de dança contemporânea e poesia visual que fala sobre o poder da relação entre corpos e objetos, uma relação que se desenvolve a partir da distância dos fios. Como sentir o outro corpo, o de uma marioneta, a esta distância? A história de Filar é a de um mundo que se constrói todos os dias e, de repente, se desmorona. Então, quando há uma crise, como podemos voltar a construir uma comunidade e sentir que vivemos numa teia de fios e relações?

Os fios criam uma ligação invisível entre tudo o que acontece, os fios unem-nos aos nossos familiares, amigos ou às pessoas com quem partilhamos caminhos. Os fios mantêm a ligação à distância.

Criação e Interpretação: Antonella D’Ascenzi; Assessoria de dança e mapping: Toni Mira; Criação e Construção da marioneta: Antonella D’Ascenzi com assessoria de Damiano Privitera; Criação de vídeo e Desenho de projeção: Guillem Muñoz; Desenho de luz: Elena Piscitilli; Figurino: Cristina Robledillo; Música: Adrián Berenguer

ArtePlusArs, estúdio de criação (Almada) – “O meu Marionetomonstro, Oficina de criação, construção e manipulação de marioneta”

  • 24 de maio, sábado – 10h – ArtePlusArs, estúdio de criação, Almada
  • Oficina artística | dos 9 aos 12 anos | 180 min.

Vais imaginar como será o teu monstro. É grande ou pequeno? Onde vive? No armário, debaixo da cama, no guarda-vestidos? Dentro das meias? Ou na casa de banho? Faz barulho? Cheira mal ou cheira bem? É pesado ou leve? Qual a sua cor? Tem olhos grandes? Pequenos? E como é a sua voz? 

Depois de saberes como é o teu monstro, vais desenhá-lo, pensar como o construir e quais os materiais que queres utilizar. Vais criar o teu Marionetomonstro a partir de uma estrutura feita em cartão à qual vais poder ir acrescentando outros materiais, recicláveis, para o poderes personalizar. Depois de construído, vais aprender a manipulá-lo e a pô-lo em movimento. Vai ser o teu Marionetomonstro dançante. 

Nota: os materiais base para a construção da tua marioneta será fornecido por nós. Mas traz materiais que possas reciclar, caixas dos teus cereais, camisolas velhas que já não usas, garrafas de plástico, entre outros materiais de que te lembres e queiras experimentar usar.

Guillem Albà (Espanha) – “Ma solitude/A minha solidão”

Teatro visual, humor e marionetas | m/8 | 25 min.

  • 24 de maio, sábado
    • 15h – Museu da Cerâmica de Sacavém, Loures
    • 18h – Praça Urbano Tavares Rodrigues, Feijó, Almada

O novo espetáculo de GUILLEM ALBÀ é um regresso às suas raízes, ao seu característico universo visual. Desta vez através fantoches e comédia de pequeno formato, numa vibrante experiência coletiva de proximidade. Vinte e cinco minutos de viagem da comédia à poesia, com as mãos como ponto de partida. Esta parte do corpo que nos devolve ao tangível, quotidiano e artesanal, e nos reconecta com a comunidade. 

Mãos que criaram a maioria das coisas que usamos. Mãos que libertaram a beleza mais sublime e as mais terríveis atrocidades. Mãos que contam as histórias que nos unem há tano tempo. Reivindicá-las para que não fiquem sozinhas e esquecidas entre tantas teclas, ecrãs e excesso de informação. Uma experiência para recordar importância do humano, simples e partilhado.

Direção e Interpretação: Guillem Albà; Criação e Dramaturgia: Joan Arqué, Sergio Martínez, Guillem Albà; Música: Pep Pascual; Assistente de direção: Sergio Martínez; Assessoria na manipulação: Zero En Conducta; Visão exterior: Carla Tovías; Construção: L’Estaquirot Teatre y Alfred Casas; Figurino: Nídia Tusal; Diretor técnico: Oriol Ibáñez

CENDREV (Évora) – “Teatro às Três Pancadas”

  • 24 de maio, sábado – 11h e 16h – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada
  • Teatro | m/6 | 55 min.

 “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono” são três divertidos textos que podem ser encontrados no livro ‘Teatro às Três Pancadas’, de António Torrado, obra incluída no plano nacional de leitura. Segundo o autor, estas peças foram inspiradas em histórias tradicionais e contos que, adaptados pelo próprio, desencadearam a sua transformação em obras teatrais. 

Interpretação: Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa; Encenação: Jorge Baião; Cenário, Figurinos e Adereços: Filipa Malva; Música e Ambiente sonoro: António Bexiga; Desenho de luz: António Rebocho; Operação luz e som: Beatriz Sousa

Universo Paralelo (Lisboa) – “Jacarandá”

  • 25 de maio, domingo – 16h – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada
  • Marionetas e formas animadas | m/6 | 50 min.

A seiva é o sangue, um líquido vital que flui nas veias da natureza, transporta a água e os nutrientes aos corpos de diferentes tamanhos, espessuras e cores, provenientes de vários lugares. A seiva é o sangue que impulsiona o crescimento das árvores. Sabemos que as árvores representam uma rica fonte de produção de oxigénio no mundo, no entanto o desconhecido permanece vasto.

Direção artística: Adriana Melo e Magnum Soares; Interpretação, Construção de marionetas e Objetos de cena: Magnum Soares; Cenografia: Élio Antunes e Magnum Soares; Figurino: Ícaro Carmen; Música original: Duda Somtopia; Produção: Universo Paralelo; Coprodução: Museu da Marioneta / EGEAC e Produções Real Pelágio

Teatro Extremo/Produções Acidentais (Almada) – “Natural_Mente”

  • 25 de maio, domingo – 16h – Parque Municipal Adão Barata, Loures
  • Animação de rua | m/3 | 30 min.

Personagens e situações encantadoras e excêntricas que se atravessam e se misturam com o público para uma experiência imersiva e alegre transgredindo o seu quotidiano.  

Encenação: Andy Burden; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Ricardo Cardoso e Sara Castanheira.

Companhia Adrian Conde (Espanha) – “Check Out”

Teatro, magia, humor | m/6 | 60 min.

  • 29 de maio, quinta – 10h30 e 14h30 – Cine-Teatro S. João, Palmela
  • 30 de maio, sexta – 10h30 – Praça da Portela, Laranjeiro, Almada
  • 31 de maio, sábado – 18h – Largo Gabriel Pedro, Almada
  • 1 de junho, domingo – 16h – Parque Municipal Adão Barata, Loures

Dia após dia, Eugénio trabalha no meio de malas, transportando a vida de outras pessoas e quase sem tempo para pensar na vida dele, desejando passar mais tempo com a sua mulher e filhos. A ação passa-se no lobby de um hotel entre o humor, a magia, a ambiguidade e a ternura. Uma comédia visual que nos transporta para o cinema mudo, cheio de surpresa e simbolismo, onde somos convidados a refletir sobre o ritmo frenético em que vivemos e as prioridades da nossa própria vida. Será que Eugénio conseguirá parar o tempo e descobri-lo? Convidamo-lo a fazer as malas e a acompanhá-lo nesta agitada viagem para desfrutar com toda a família sem sair do lobby de um hotel.

Autoria e Interpretação: Adrián Conde; Direção e Coautora: Anacelia Álvarez; Desenho de luz: Rubén Rayan e Alvaro Celemín; Cenografia: Adrián Conde y Josume; Desenho de som: Gabriel Granda; Figurino: Azucena Rico

Compagnie BruBoc (Itália) – “WOW!/UAU!”

Comédia surreal, sem palavras, palhaços| m/3 | 40 min.

  • 30 de maio, sexta – 22h – Praça Manuel Joaquim Afonso, Sacavém, Loures
  • 31 de maio, sábado – 16h – Largo da República, Trafaria, Almada
  • 1 de junho, domingo – 11h – Parque Mário Bento, Poceirão, Palmela
  • 1 de junho, domingo – 17h e 19h – Parque Urbano, Montemor-o-Novo

UAU! é um espetáculo de comédia surreal, não-verbal e de palhaços.

Vêm de longe, viajando não se sabe há quanto tempo…! Dois faróis de uma Vespa, um guiador de uma scooter elétrica, uma passadeira móvel, luzes e mecanismos mágicos! Uma imagem que gera espanto, admiração e surpresa, UAU!

Um casal de palhaços a bordo do seu bizarro veículo de cobre e metal, com rodas, motor e sistema de som, vai atravessar as ruas do Festival. Brincar com o corpo é a vida deles! O seu veículo é a sua casa e a praça é o local perfeito para fazer uma pausa nesta longa viagem. Nesta paragem irão partilhar um pouco da sua vida, da sua visão do mundo feita de brincadeira, movimento, dança e magia. Para depois partirem para o próximo destino. 

Autoria e Interpretação: Andrea Bochicchio e Teresa Bruno; Direção: André Casaca; Figurinos e Cenografia: Andrea Bochicchio & Teresa Bruno; Construção e Montagem: Valerio Fontanella, Cláudio Acquarelli, Tecnoplus S.N.C, Elip Tagliente SRL; Produção: Teatro C’ART – Educação em Banda Desenhada APS; APOIADO PELA REGIÃO DA TOSCANA ATRAVÉS DO “PROGETTO PRODUZIONI” 2019 – 2020 – 2021

Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (Almada) – “Olha o fundo do mar! – Oficina de movimento e exploração sensorial”

  • Oficina artística | de 1 a 5 anos | 45 min.
  • 10h30 – Espaço ACOME, Almada

O mar parece tão fundo… O azul é tão profundo… As ondas barulhentas, querem afinal dançar… E os peixes adoram cantar! Vamos dar um mergulho e descobrir o que há lá no fundo: nascem danças, canções e brincadeiras. A EmbalArte convida as famílias a mergulhar nesta descoberta.  Nesta oficina, vamos explorar os sentidos, usando o movimento e a música, criando momentos de partilha e conexão entre os mais pequenos e os seus familiares. 

Mediadoras: Ângela Ribeiro e Susana Rosendo (EmbalArte)

Trigo Limpo, Teatro ACERT (Tondela) – “CAR 12, A grande viagem”

  • Espetáculo músico-teatral [sem palavras] | m/6 | 60 min.
  • 16h – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

HUMORADO | INVENTIVO | SIMPLES | LIBERTO | EMOTIVO | GENUÍNO 

Um dueto em viagem num veículo surpreendente! Uma dramaturgia mágica, humorada e emocionante. Uma andança divertida e comovente onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos [mais de uma dezena] especialmente para esta criação artística. Sem palavras, ou melhor, com a palavra escondida simbolicamente nos silêncios, sons, gestos, melodias e atitudes teatrais dos intérpretes.

Ideia original: Miguel Cardoso; Conceção e Interpretação: André Cardoso e Miguel Cardoso; Encenação: José Rui Martins; Construção de instrumentos: Miguel Cardoso; Apoio construção do Car12: José João Cardoso; Som: Luís Viegas; Desenho luz: Paulo Neto; Desenho gráfico: Zé Tavares; Figurinos: Raquel Costa; Produção: ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela

Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (Almada) – “Gira-riscos Oficina de brinquedos de papel”

  • Oficina artística | m/3 + acompanhante | 90 min.
  • 17h – Largo Gabriel Pedro, Almada

Na volta dos dias também os desenhos se podem girar… E gira que gira saltam de mãos atarefadas para jardins, passeios, praças… Traços coloridos sobre papel recortado tornam-se brinquedos voadores, pequeninas geringonças de transportar no bolso e no olhar.

1 de Junho

Teatro Telaio (Itália) – “Archipelago/Arquipélago” 

  • Instalação teatral representada e trazida à vida pelas ações das crianças | dos 6 aos 12 anos | 40 min.
  • 10h30, 11H30 e 16h – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

As crianças estão imersas num contexto simbólico no qual podem reconhecer algumas metáforas nas quais se podem orientar. Uma viagem para as crianças elaborarem emoções e experiências de vida, partilhando vestígios indeléveis que algumas experiências individuais ou coletivas possam ter deixado no seu eu mais profundo.

Um pequeno arquipélago composto por muitas ilhas: pequenas unidades espalhadas pelo chão/mar que podem acomodar apenas um sobrevivente de cada vez. À frente de cada Ilha, cada criança encontra uma mensagem com uma pergunta sugestiva ou um pedido simbólico. Algumas instalações antecipam o contacto, a manipulação, uma interação multissensorial ou tátil. Outros são apenas para contemplação, permitindo que aquilo que as crianças veem ou percecionam possa ser um estímulo para uma resposta ou um fluxo de palavras.

Cada criança é livre de expressar como preferir, encontrando a sua própria resposta, consciente de que está sozinha com o elemento que está à sua frente. Terminada a experiência numa única ilha, cada criança parte novamente para uma nova paragem, outra ilha para explorar.

Conceito e Dramaturgia: Angelo Facchetti, Francesca Franzè; Interpretação: Mariasole Dell’aversana; Cenografia: Giuseppe Luzzi; Desenho de som: Alessandro Calabrese; Figurino: Laura Montefusco

Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (Lisboa) – “Honori Perpatimata”

  • Dança | m/3 | 30 min.
  • 11h – Fórum Municipal Romeu Correia, Almada

O velho que aprendeu a andar de olhos fechados. Envelheci em todas as partes do corpo até chegar ao sítio de ficar parado. As pernas deixam de saber forçar o chão a criar velocidades, e as mãos apenas as conheço de vista. O que me resta é fechar os olhos e encontrar o sonho, o grande sonho. Lá, nesse grande sonho, existe uma cidade feita por anjos onde os movimentos são criados como edifícios, como ruas. Nesta cidade, os anjos são as mãos e as pernas que me ajudam a encontrar de novo esse eixo dentro de mim. São eles que me dizem ao ouvido o que é rodar e saltar, e ensinam-me que uma queda se levanta com um sorriso.

Coreografia: Rita Judas; Música: Pascals, René Aubry, John Greaves, David Cunningham; Cenografia: Wilson Galvão; Figurinos: Liliana Mendonça; Desenho de luz: Galina Worm; Bailarinos: Diana Rodrigues, Miriam Bruna, Sara Cabral, Paulo Miranda, Wilson Baptista

Casa Invisível (Almada, Pt) – “Aletria – Biblioteca Itinerante”

  • Livros, estórias, conversas e jogos para toda a família | m/3 | 120 minutos
  • 16h – Largo Gabriel Pedro, Almada

Espaço de acesso livre e gratuito com livros, leituras, conversas, oficinas e atividades dirigidas aos mais novos e suas famílias, um espaço de partilha e convivialidade na cidade e, neste caso, no festival SEMENTES, proporcionando trocas intergeracionais e interculturais. 

Ficha artística Susana Pires, João Tempera, Luís Pulido

Zurrunka Teatro & La Semilla Voladora (Espanha) – “BIRAKOLORE”

  • Teatro de Rua com Marionetas | m/3 | 90 min.
  • 17h00 – Início no Teatro-Estúdio António Assunção, fim no Largo Gabriel Pedro

Em Birakolore participamos, guiados por um casal de idosos do seu universo rural, à redescoberta da vida selvagem que nasce com vitalidade entre as fissuras do asfalto, ao desfile de sensações e cores que muda a percepção do nosso mundo, a recordar a vida que existia antes do cimento, a reaprender a magia das sementes, das árvores, das flores: o prazer de plantar, de cuidar, de contribuir.

Criação: Eñaut Gorbea Lpz de Uralde, Lucille García y Amaia Garrosa Martín ; Artistas intérpretes: Eñaut Gorbea Lpz de Uralde y Amaia Garrosa Martín ; Construção: Eñaut Gorbea Lpz de Uralde; Produção: Zurrunka Teatro & La Semilla Voladora  

Companhia Marimbondo (Lousã) – “Banda Rumtátá”

  • Música, palhaços, malabarismo e magia | m/3 | 45 min.
  • 18h30 – Largo Gabriel Pedro, Almada

Inspirada em personagens do virar do século passado, a Banda Rumtátá apresenta uma divertida mescla de músicas de circo, dixieland, malabarismo, magia e números cómicos!  Percussão, saxofone, hélicon, magia, equilíbrio, malabares, e, claro, muito rumtátá!
Ideia: Detlef Schafft; Encenação: Detlef Schafft e Eva Cabral; Interpretação: Det Schafft, Eva Cabral, Diogo Figueiredo ou Flávio Martins e Hugo Costa; Músicas: Detlef Schafft; Execução de Figurinos: atelier Fernanda Tomás; Produção: Companhia Marimbondo

Informações/Reservas
Teatro Extremo
212 723 660 . 962 215 929
[email protected]

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *