29ª Edição do Festival Sementes - Pumpkin.pt

29ª Edição de Sementes: Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público

Evento expirado
Festival Sementes 2024

O Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público está aí e promete muita animação para o público infantil!

De 17 de maio a 2 de junho, em Almada e suas freguesias, nos municípios de: Loures, Montemor-o-Novo, Palmela e Seixal, apresentamos a 29ª edição do nosso festival SEMENTES.

Serão mais de duas dezenas de companhias de Portugal, Argentina, Espanha, França, Itália e Bélgica, com espetáculos (teatro, marionetas, manipulação de objetos, música, circo contemporâneo, teatro de rua, teatro manual, dança, multidisciplinares) exposições, oficinas artísticas, jogos, livros, instalações musicais e interativas.

A última semana será completamente dedicada à celebração do Dia Mundial da Criança, com espetáculos por vários Municípios parceiros desta iniciativa, pelas freguesias do concelho de Almada e, no dia, 1 de junho, a grande festa da criança, no Parque da Paz em Almada, com atividades durante todo o dia.

Ainda a salientar a estreia da 63ª criação do Teatro Extremo, “Chovem Perguntas”, um espetáculo que gira em torno do ato de perguntar abordando também o tema do erro, elemento que é inevitável na procura de respostas, um espaço que potencie o estar filosófico, inato ao indivíduo de espírito inquieto, intrépido e curioso, disposto a colocar-se numa posição de questionamento e suspensão face ao conhecimento do espaço envolvente.

Esta produção terá a encenação de Carolina Parreira, jovem atriz, criadora e professora de teatro; criadora do espetáculo Papéis há Muitos, o qual levámos a milhares de crianças do Concelho de Almada durante a iniciativa Sorriso de Natal de 2018.

Será uma programação diversificada, com 50 atividades, entre espetáculos (teatro, marionetas, manipulação de objetos, circo, música, dança, teatro de rua, teatro para bebés, teatro manual) exposições, oficinas artísticas, jogos, livros, instalações musicais e interativas, num total de 24 companhias/artistas oriundas de Portugal, Argentina, Espanha, França, Itália e Bélgica

Programa do Festival Sementes

Patente uma hora antes e depois dos espetáculos no TEAA e de quarta a sexta-feira em horário a combinar, para grupos organizados, mediante marcação prévia. 

“Ver, Ouvir, Dizer” Exposição de Formas Plásticas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada

  • 17 de maio a 2 de junho – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

Os trabalhos apresentados nesta exposição resultam de uma atividade letiva proposta na disciplina de Educação Visual às turmas A, B, C e D do 9º ano de escolaridade da Escola Secundária Emídio Navarro. São trabalhos que decorrem da apresentação aos alunos de uma tarefa com duplo objetivo: por um lado o de explorar e desenvolver uma unidade de ensino/aprendizagem em contexto escolar (representação do rosto humano) e, por outro lado, o de produzir formas plásticas para apresentação pública no âmbito de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Emídio Navarro e o Teatro Extremo/Festival Sementes. O título da exposição procura sintetizar a ligação entre a tarefa escolar e a sua exposição pública, criando assim uma ligação entre as duas atividades e cumprindo também a intenção de abrir a Escola à Cidade.

AlmaDa Street Band (Almada, Pt) – “AlmaDa Street Parade”

  • 17 de maio, sexta – 21h30 – Largo Gabriel Pedro, Almada

Espetáculo de animação musical, de percurso, divertido, composto por uma banda de sopros e percussão, com um repertório ligeiro e variado com influências do funk, reggae e pop, para pôr toda a família a dançar.

Música | todos | Duração: 45 min.

A companhia: AlmaDa Street Band é um grupo de animação musical, inspirado nas bandas de universidades e liceus americanos, conhecidas como “Pep Bands” e com repertório ligeiro e variado, com influências de funk, reggae e pop. Criado em 2015 e único do género em Almada. O nome surgiu como um trocadilho entre “Almada”, as nossas origens, e “Alma da Street” Band!

Circ Panic (Espanha) – “Mira’T”

  • 17 de maio, sexta – 22h – Largo Gabriel Pedro, Almada

Uma busca constante pelo equilíbrio. Na pista, um homem e uma grande balança. Brincando com pesos e contrapesos, embarca numa viagem em busca dos limites do equilíbrio. Uma viagem simbólica em que cada um de nós poderá reconhecer-se a si próprio, uma reflexão sobre o que significa tomar uma decisão que pode mudar a sua vida. Seres à deriva, em busca de um lugar que possam chamar seu, pessoas cheias de medo e esperança, resignação e entusiasmo.

Circo | todos | 45 minutos

A companhia: Joerdi Panareda, nasceu em 1971 e criou em 2001 a companhia “Circ Panic” com Alexa Lecomte. Desenvolve, sobretudo, disciplinas como poste chinês, arame esticado, acrobacia e trabalho de adestramento. A partir de 2003, formou-se em movimento e dança contemporânea com a companhia Mal Pelo, Tomàs Aragay, Claire Ducreux, Roser López Espinosa e Maria Campos.

Teatro Extremo (Almada, Pt) – “Chovem Perguntas”

  • 18 de maio, sábado – 11h00 e 16h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

A S és tu e eu quando não queremos perguntar. Às vezes temos vergonha, outras vezes estamos cansadas e às vezes achamos que já sabemos a resposta! Até que um dia as paredes que S sempre viu sólidas e opacas se começam a transformar e ela começa a ver mais coisas do que aquelas que achava que já sabia. Será que ela está pronta para saber que nem todas as perguntas têm resposta? Será que ela está pronta para saber que é mais importante perguntar do que ter uma resposta pronta? E será que nós estamos prontos para entrar no sítio onde chovem perguntas?

Teatro | m/6 | 60 minutos

A companhia: O Teatro Extremo, companhia profissional de teatro desde 1994, convidou Carolina Parreira para criar a sua 63ª criação. Carolina Parreira nasceu em 1987, tem a Licenciatura de Teatro da Universidade de Évora, frequentou o curso de Drama na MMU no Reino Unido e o curso de atores e teatro físico da Escola Evoé.

LOCO BRUSCA (Argentina/Espanha) – “The Train… is gone!”

  • 18 de maio, sábado – 18h30 – Museu de Almada, Casa da Cidade, Almada

Jack, um vagabundo chega à estação de onde acaba de sair o comboio de carga que o levará ao seu amor, alguém que pode estar à sua espera há imenso tempo, mas… ele perde o comboio… fica abatido, mas ao ver as pessoas que, como ele, também esperam, toma-as como amigas e decide entretê-las e assim curar as suas (dele e delas) próprias doenças. Fantoches, percussão com colheres e outras habilidades são os jogos que Jack desenvolve para atingir seu objetivo: que o público se divirta e se apegue a esse vagabundo, saído das personagens clássicas dos Palhaços.

Teatro de rua | todos | 60 minutos

A Companhia: LUIS LOCO BRUSCA (La Pampa, Argentina, 1964), é ator, diretor, escultor, fotógrafo, com diagnóstico de psicopalhaço (não sabe quando, nem por quem…) e especializou-se em teatro de rua e linguagem corporal para todo o tipo de espaços, teatros, circos, cabarés e ruas. Tomando o humor como ferramenta fundamental de trabalho, desenvolveu um estilo próprio com o qual consegue aproximar-me do público e envolvê-lo.

Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (Almada, Pt) – “Story Room”

  • 19 de maio, domingo – 10h30 – Espaço ACOME, Almada

A oficina: Entrem nesta casa, atras desta porta esta uma sala onde vivem muitas historias: venham conhece-las, ouvi-las e senti-las. As historias que moram la dentro entrelaçam-se e permitem a criação de outras novas. Ao iniciar a narrativa, os participantes começam um percurso criativo e são convidados a entrar num mundo de experimentação, onde irão viajar, construir, pensar e sentir. Uma historia guiada que se move com o nosso corpo e da qual somos parte integrante. Um itinerário composto por momentos sensoriais, integrados com a expressão dramática, plástica e corporal, sempre em comunicação com o outro. Uma atividade para fazer com roupa confortável e que se possa sujar e salpicar, para explorar ativamente o potencial criativo de cada um.

Oficina artística | crianças dos 6 aos 12 anos | 120 minutos

A entidade: Projeto de formação, animação e criação artísticas, existente desde 1990, em Almada, com o objetivo de criar uma sensibilidade relativamente às artes e às expressões.

Nele se consideram fundamentais, a educação estética como componente crítica e integradora do conhecimento e a educação artística como componente expressiva e criadora. Pretende-se nesta dupla focagem contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa e a sua abertura aos valores culturais.

Público-alvo: dos 6 aos 12 anos
Lotação máxima: 10 participantes
Formadoras: Joana Arez e Rita Miranda

Casa Invisível (Almada, Pt) – “Aletria – Biblioteca Itinerante”

  • 19 de maio, domingo – 10h30 – Rua Capitão Leitão (zona pedonal), Almada
  • 25 de maio, sábado – 16h00 – Rua Capitão Leitão (zona pedonal), Almada
  • 30 de maio, quinta – 16h00 – Largo Gabriel Pedro, Almada

A biblioteca: Espaço de acesso livre e gratuito com livros, leituras, conversas, oficinas e atividades dirigidas aos mais novos e suas famílias, um espaço de partilha e convivialidade na cidade e, neste caso, no festival SEMENTES, proporcionando trocas intergeracionais e interculturais. No dia 30, vem contar a História Sintética do Teatro a gente de todas as idades, percorrendo aos zigue-zagues a viagem extraordinária do Faz-de-Conta, esse nobre BrincaDor, que veio da Grécia até Almada, conduzindo um grande drama.

Livros, estórias, conversas e jogos para toda a família | todos | 120 minutos

A companhia: A Casa Invisível tem como missão ativar a Polis através do diálogo e do pensamento e desencadear experiencias estéticas subjetivas e coletivas, tendo nos livros que guarda e partilha a sua ferramenta (no sentido estrito de consertar e construir).

Uma palestra musicada com a duração aproximada de 30m.

Quellodellemani (odasmãos) (Itália) – “Hu.Mani.Tà / Hu.Mano.S”

  • 19 de maio, domingo – 17h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

O espetáculo: U.MANI.TÀ (HU.MANO.S) é o espetáculo inovador, original e criativo do Teatro Manual, assinado por Jacopo Tealdi. Totalmente único no seu género, o Teatro Manual é a fusão de marionetas, teatro narrativo e dança gestual criada com a simplicidade das mãos nuas.

Teatro manual | m/6 | 60 minutos

A companhia: Jacopo Tealdi, vulgo #quellodellemani (odasmãos), ator, autor, diretor, poeta e pesquisador do gesto. As suas mãos transformam-se em rostos que contam histórias cómicas e poéticas e através do teatro de dança e do teatro de reprodução, com alimento para uma reflexão profunda, envolve todas as faixas etárias em espectáculos únicos. literalmente feitos à mão!

Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (Almada, Pt) – “

  • 24 de maio, sexta – 20h30 – Largo Gabriel Pedro, Almada

Nesta oficina noturna vamos dar um corpo de luz, cor e formas mirabolantes a pequenos seres imaginários, inspirados por insetos, medusas e estrelas. Associamos a criação plástica a partir de embalagens vazias a montagem de componentes eletrónicos simples para construir pequenas esculturas luminosas que irão povoar as noites de verão na cidade.

  • Oficina artística | m/6 | 60 minutos
  • Gambozinos , pirilâmpadas e outras estrelas com patas
  • Público alvo: maiores de 6 anos
  • Lotação máxima: 10 participantes + 10 acompanhantes (em simultâneo)
  • Formadora: Catarina Pé-Curto

Alicia Soto – Hojarasca (Espanha) – “La Petite Voiture 2.0”

  • 24 de maio, sexta – 22h00 – Largo Gabriel Pedro, Almada

O espetáculo: Espetáculo de breakdance, teatro e multimédia, criado a partir de um microcarro fabricado na década de 60, com intervenção pública, é a metáfora da luta para fugir do contexto da nossa vida, do mundo socioeconómico em que vivemos, nos formata e nos aprisiona. Este mundo onde tudo se resume ao dinheiro e ao preço das coisas. Baseado no mito de Sísifo, é perturbador, com estética muito contemporâneas e divertidas coreografias que convidam ao sorriso.

Dança | m/8 | 25 minutos

A companhia: Companhia de teatro-dança com 30 anos de existência, sob a direção artística e coreográfica de Alicia Soto, tendo criado até à data mais de 30 espetáculos, que se movem na transdisciplinaridade. Em cada produção a companhia é lugar de encontro e pesquisa, destacando importantes colaborações artísticas nacionais e internacionais.

Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (Almada, Pt) – “Do Texto ao Gesto do Gesto ao Texto – oficina teatro e educação”

  • 25 de maio, sábado – 10h30 – Espaço ACOME, Almada

Esta oficina visa desenvolver instrumentos de exploração de gestos e movimentos no espaço, sugeridos e impulsionados pela palavra e pelo texto. (Re)criar um outro texto sugerido pela gestualidade explorada, teatralizando-o. Coletivamente. O corpo, o gesto e o espaço. No meu lugar e no lugar do outro. Oficina dirigida a todos, principalmente a profissionais da educação e mediadores socioculturais, desenvolvendo respostas criativas em contextos sociais e educativos complexos.

Oficina artística | m/18 | 120 minutos

  • Do Texto ao Gesto do Gesto ao Texto – oficina teatro e educação
  • Público alvo: m/18
  • Lotação máxima: 15 participantes
  • Formador: Manuel João

Fernando Mota (Lisboa, Pt) – “Passagem Secreta”

  • 25 de maio, sábado – 11h00 – Teatro-Estúdio António Assunção, Almada

O espetáculo: Espetáculo multidisciplinar explora a ideia de natureza e arte como forma de cura e o fantástico como ferramenta de transformação. Coloca a criação de música e instrumentos musicais a partir de árvores, pedras e outros materiais naturais em diálogo com a poesia de Vasco Gato e as imagens de Mário Melo Costa.

A companhia: Fernando Mota, artista multifacetado, cria instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros a partir de árvores, rochas, água e outros elementos naturais. Através da escuta, do silêncio e do choque, questiona o ritmo do quotidiano e as possibilidades expressivas e simbólicas da natureza. Compositor, artista sonoro e intérprete, combina música, teatro, artes visuais e poesia para criar espetáculos, instalações e outros objetos artísticos.

Multidisciplinar | m/6 | 50 minutos

Associação O Mundo do Espectáculo (Almada, Pt) – “Pequenos Artistas”

  • 25 de maio, sábado – 14h30 – Espaço ACOME, Almada

Nesta oficina vamos dar a conhecer um artista da historia da arte do sec. XX – Henri Matisse, ajudando-nos a refletir sobre “o que e ser um artista?”. Mas tudo começa com um conto. Através da historia “O cabelo do senhor Capelo”, de Luísa Ducla Soares e do universo das ilustrações de Natalina Coias, vamos viajar pela arte moderna e criar a nossa própria obra artística.

  • Oficina artística | dos 3 aos 10 anos | 120 minutos
  • Público alvo: dos 3 aos 10 anos com a possibilidade de 1 acompanhante adulto por criança, caso a família pretenda.
  • Lotação máxima: 12 participantes + 12 acompanhantes
  • Formadoras: Joana Arez e Rita Miranda

Partículas Elementares (Ovar, Pt) – “Ninho”

  • 25 de maio, sábado – 16h00 – Salão das Carochas, Almada

“Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.” Segredo, Miguel Torga 1956

O Ninho teve como inspiração um dos poemas mais singelos do escritor português Miguel Torga, que em poucas linhas revela que um segredo bem guardado pode fortalecer uma amizade verdadeira.

Marionetas | m/3 | 35 minutos

A companhia: Em cena desde 2003, a companhia portuguesa de teatro de marionetas tem como principal objetivo combinar diferentes expressões artísticas como música, poesia, escultura, pintura, entre muitos outros ofícios que se fundem em cenários de pura magia, sempre com uma vertente pedagógica. Com produção própria, a companhia Partículas Elementares, Teatro de Marionetas, é hoje uma referência no meio, tendo um público abrangente que envolve crianças e adultos. 

Companhia Certa (Póvoa de Varzim, Pt) – “1 Planeta & 4 Mãos”

  • 26 de maio, domingo – 11h00 – Auditório Fernando Lopes Graça, Almada

Flor e Maria Papoila conhecem-se e descobrem alguns pontos em comum. Flor, uma menina cheia de energia e muito curiosa e Maria Papoila, uma jardineira que passa o dia a colher poesias, vão viver uma aventura de descoberta do nosso planeta e do tanto que, as suas quatro mãos, podem fazer por ele. Um espetáculo que possui a magia de quem acredita: que é sempre tempo de cuidar da mãe-natureza, que tanto cuida de nós. Neste conto cheio de apelo aos sentidos, as crianças são envolvidas nesta grande aventura de cuidar do planeta.

Teatro | dos 18 meses aos 6 anos | 40 minutos

A companhia: A Companhia Certa é um braço da Varazim Teatro. Todo o percurso que culminou com a sua criação levou à sedimentação de uma identidade própria, reconhecida pelo público local e pelos seus pares. Esta identidade assenta na criação de espetáculos de recursos técnicos minimalistas com temáticas de grande intervenção social e pesquisa de novas formas de relação do espetáculo com o público.

Imaginar do Gigante (Ovar, Pt) – “Um Submarino em Marte”

  • 26 de maio, domingo – 16h00 – Teatro-Estúdio António Assunção

Projeto transdisciplinar que se expressa no movimento do corpo dos objetos no espaço. Uma viagem interativa a partir de transparências, volumes, formas e vídeo.

Marte está na moda.
As naves não param de chegar.
Os grandes barcos não param de navegar. Marte está na moda. As naves não param de chegar.
O lixo não para de aumentar.
As casas não param para morar.
A praia já nem tem lugar.
Os que chegam não param de chegar.

O turismo é uma atividade económica fundamental para a maior parte das regiões, no entanto, é cada vez mais explorado e saturado pelo turismo de massas.

Transparências visuais | m/6 | 40 minutos

A companhia: Estrutura de criação de serviços artísticos e culturais, tendo como principais áreas de atuação as artes performativas contemporâneas para crianças e a edição de objetos de leitura.

Jean Philippe Kikolas (Espanha) – “Calor”

  • 29 de maio, quarta – 22h00 – Largo Gabriel Pedro, Almada
  • 1 de junho, sábado – 22h00 – Moinho de Maré, Seixal

Inspira-se na situação precária em que muitas pessoas vivem, sem um lar. Viajantes involuntários que se vêm forçados a deixar as suas casas, obrigados a sair à pressa e sem aviso. Nómadas do nosso tempo, atravessam o mundo em busca de um lugar, apalpando à cega sociedades e culturas, cidades e aldeias desconhecidas… Viajantes sem tempo que vivem com a determinação e esperança de um dia encontrar o seu novo lar.

Circo contemporâneo | todos os públicos | 50 minutos

A companhia: Quique Méndez é palhaço, artista circense e encenador. Autodidata, foi desenvolvendo o seu percurso sob a tutela de diferentes formadores e artistas performáticos com experiência internacional. Em 2010 iniciou a sua carreira. Desde então, desenvolve uma série de espetáculos em que prevalece a componente poética que se expressa através da linguagem do palhaço, fundindo dramaturgia, artes plásticas e teatro físico num caldeirão. …de técnicas circenses.

EmbalArte (Almada, Pt) – “As voltas que a terra dá”

  • 30 de maio, quinta – 10h30 e 11h30 – Salão das Carochas, Almada

Era uma vez, ou duas ou três
Uma linda árvore que ficou queimada.
Mas com uma semente e alguma magia. 
Esta linda árvore regressou um dia! 
São voltas e voltas
que a terra dá, 
numa dança de Vida,
onde o fim é de novo o início. 

Teatro e dança | dos 6 meses aos 5 anos | 35 minutos

A companhia: O coletivo EmbalArte nasceu em 217, pelas mãos de Ângela Ribeiro (actriz) e de Susana Rosendo (bailarina), como um projeto de teatro e dança para a 1ª infância.

Coprodução Teatro Art’Imagem, Teatromosca e La Tête Noire – La Compagnie (Pt/França) – “Respirar (12 vezes)”

  • 30 de maio, quinta – 11h00 – Teatro-Estúdio António assunção, Almada

Neste texto, Marie Suel propõe-se a falar sobre os medos, os de uma criança no início de sua vida e, no extremo oposto, os de um velho homem. O encontro tem lugar no quarto da criança, a meio da noite, chamando a atenção para o momento presente e dando especial destaque à cumplicidade que vai sendo construída entre estas duas personagens, a partir de um conjunto de jogos, desvelando-se a alegria por entre os medos da morte, do abandono, do desconhecido ou do fracasso.

Teatro | m/6 | 60 minutos

A companhia: O Teatro Art’Imagem, companhia fundada em 1981 sediada na Maia, junta-se a estas duas companhias, – Teatromosca, companhia fundada em 1999 sediada no Cacém, com que tem vindo a colaborar nos 8 últimos anos e à companhia francesa La Tête Noire La Compagnie, historicamente ligada ao Teatro La Tête Noire desde 1985, dando continuidade à parceria que estas duas últimas já iniciaram em 2015.

Mireia Miracle Company (Espanha) – “Rojo”

  • 30 de maio, quinta – 18h00 – Largo Gabriel Pedro, Almada
  • 31 de maio, sexta – 10h30 – Escola Básica Alexandre Castanheira, Laranjeiro, Almada
  • 2 de junho, domingo – 16h00 – Jardim do Seixal, Seixal

Uma palhaça sai do interior de uma mala e transforma o público na sua família, e despede-se carregada de ilusão e muitos objetos “inúteis”. Mas a viagem será interrompida por um obstáculo: uma fronteira. O público será, durante a viagem, parte do espetáculo: uma multidão que se despede agitando lenços brancos, uma mãe que a ajuda a vestir, um homem com quem toma café através do arame farpado, uma mulher que lhe oferece uma corda para saltar, uns rapazes que se transformam em colunas e seguram o telhado da sua casa. No fim graças às pessoas, conseguirá o seu objetivo: a liberdade. 

Circo contemporâneo | todos | 50 minutos

A companhia: Mireia Miracle é diretora, atriz, dançarina e palhaça. Em 2017 cria a sua companhia e o seu primeiro espetáculo: ROJO. Estreado no CIRCADA CIRCUS FESTIVAL, ganha logo o prémio Circaire e em 2018 o Zirkólika Emerging Artist Award. Formou-se em teatro gestual na Escola de Pedagogia Jaques Lecoq Mar Navarro; em dança contemporânea (Iris Muñoz, Camile Hanson, Lucía Marote); artes plásticas; música e teatro social.

Companya La Cresta (Espanha) – “Orkestronia” + “Sonarium”

  • 1 de Junho, sábado – 10h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30 – Parque da Paz, Almada

“Orkestronia”

Instalação interativa com instrumentos musicais criados a partir de materiais recuperados. Uma proposta para experimentar individualmente ou em pares músicas e sons e criar espaços e atmosferas sonoras. 12 artefatos peculiares para estimular o prazer pessoal, a criatividade e a alegria de viver. (m/6)

“Sonarium”

O som é protagonista deste espaço de brincadeira, descoberta e experimentação musical, para crianças dos 0 aos 4 anos. O espaço repleto de instrumentos afinados instalados em diversas estruturas que permitem o acesso às crianças de forma fácil e natural. Neste espaço de descoberta e experimentação musical, a linguagem é o jogo sonoro. E ao brincar com músicas e instrumentos, as crianças aproximam-se da linguagem musical. (dos 3 aos 5 anos).

Instalação interactiva musical | m/6 e dos 0 aos 4 anos

A companhia: Projeto que nasce da vontade de se surpreender, depois de mais de 10 anos à frente da empresa El Pájaro jocs. Desfrutar, imaginar e criar com a esperança e a inocência de que tudo é possível e que tudo ainda está por descobrir. Utilizar as experiências e competências vividas até agora como ferramentas inspiradoras para projetar e construir instalações participativas com preocupações experimentais.

Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (Almada) – “Crincar, Ludoteca Artística”

  • 1 de junho, sábado – 10h30 às 13h e 14h30 às 17h – Parque da Paz, Almada

Espaço e tempo de brincadeira livre em torno de um conjunto de dispositivos que convidam à exploração criativa através de atividades de construção, faz-de-conta, narração oral, artes visuais, leitura autónoma. Estes momentos de exploração livre serão pontuados por propostas breves de escuta de contos, música e dinâmicas performativas. Em cada sessão serão disponibilizados materiais e ferramentas de criação plástica não dirigida, promovendo a criatividade e autonomia dos participantes na sua utilização.

  • Actividades várias | m/3 acompanhados por um adulto 
  • Lotação máxima: 15 participantes maiores de 3 anos + 15 acompanhantes (em simultâneo)

Campi Qui Pugui Producciones (Espanha) – “Más allá del bosque”

  • 1 de junho, sábado – 10h30 – Parque da Paz, Almada

Três misteriosos personagens deambulam pelo parque, perdidos e curiosos, descobrindo-o. De onde vêm? o que os fez fugir? O que são? Eles parecem estar procurando o caminho de casa. Sua imagem evoca grandes aventuras que ninguém viu.

Um espetáculo itinerante, muito visual e enigmático. Simples, cativante e com ares de lenda.

Teatro de rua | todos | 30 minutos

A companhia: Fundada em 2008 por Jordi Pedrós e Cristina Garcia, atores formados em diferentes disciplinas teatrais em Paris, Barcelona e Lérida, cria espetáculos de grande proximidade com o público, com imagens visualmente atraentes e personagens que nos transportam para outras realidades, conjugando máscaras e marionetas com teatro textual e gestual.

Elefante Elegante (Espanha) – “Teatro de Movimento”

  • 1 de junho, sábado – 15h30 – Parque da Paz, Almada

Diferentes atividades de exploração do corpo e do espaço para desenvolver em família, que nos convidam a mergulhar na dramatização a partir da perspetiva do teatro físico. Faremos nascer o movimento orgânico para depois o dotar de uma plasticidade estilizada.

Oficina artística | m/ 5 anos acompanhadas por um adulto | 120 minutos

A companhia: O Elefante Elegante nasce da vontade de desenvolver uma linguagem plástica, poética e universal que não dependa exclusivamente do texto e que permita investigar temas de natureza social e existencial. Os seus espetáculos baseiam-se na relação do corpo com o espaço, o objeto e a música, refletindo uma rigorosa pesquisa sobre gestos, movimentos e imagens.

  • Lotação máxima: 22 pessoas
  • Formadores: Maria Torres e Gonçalo Guerreiro

Nina Theatre (Itália) – “Put your heart into it” (Faça-o com o coração)

  • 30 maio, quinta – 11h00 – Jardim Major Rosa Bastos, Loures
  • 1 de junho, sábado – 12h00 – Parque da Paz, Almada
  • 2 de junho, sábado – 11h00 – Praça Urbano Tavares Rodrigues, Feijó, Almada
  • 2 de junho, domingo – 16h00 – Largo da República, Trafaria

Sem palavras, apenas olhares, músicas e sorrisos. “Mettici il cuore” é um espetáculo de teatro de marionetas divertido e poético no estilo do “teatro de variedades”. A atriz com doçura e uma pitada de timidez dará vida a bonecos e objetos, transformando-os em personagens meigos e simpáticos. Elegante e poético, este é um espetáculo que quer atingir o coração do espectador, levando-o a sorrir e a sonhar, a emocionar-se, a refletir e a maravilhar-se com a simplicidade das pequenas coisas.

Marionetas e manipulação de objectos | m/3 | 45 minutos

A companhia: Nina (Pamela Mastrorosa) nasceu em 1986 em Puglia, Itália. Aos 14 anos começou a trabalhar em teatro narrativo e teatro de fantoches. Estudou atuação/drama com diferentes mestres. Em 2011 estudou na escola de teatro de fantoches na “Casa diPulcinella” em Bari, dirigido por Paolo Comentale. 

MELHOR ANIMAÇÃO DE FANTOCHES – EUROPUPPETVALSESIA 2022

Wetumtum (Porto, Pt) – “Brigada SPLASH” 

  • 1 de junho, sábado – 12h45 e 16h00 – Parque da Paz, Almada

BRIGADA SPLASH é uma performance itinerante que se inspira em assuntos pertinentes ao desenvolvimento da humanidade. Perda, esbanjamento, desperdício de recursos, contaminação, estas são algumas das ações nefastas que destroem o mundo Splash. Personagens fortes e carismáticas recrutam pelo publico novos membros para esta brigada que afasta o mal que todos os dias põe em risco o bem-estar de todos. 

Teatro, música, itinerante| todos | 40 minutos

A companhia: Wetumtum, associação cultural sem fins lucrativos dinamiza e desenvolve movimentos artísticos para público infantil e Famílias. A WETUMTUM parte da premissa de que todo o ser humano é capaz de criar, participar e desenvolver-se através do contacto com a música e a performance. Acreditamos também que esta capacidade começa em tenra idade, por isso desenvolvemos o nosso trabalho artístico de forma a que o resultado vá para além da contemplação. Procuramos através de momentos lúdicos, atingir momentos participativos, interativos e de desenvolvimento pessoal.

Gedachtegang (Bélgica) – “Distort the Body” (Distorcer o corpo)

  • 1 de junho, sábado – 14h30 e 16h40 – Parque da Paz, Almada

Como é que uma saia justa ou uns seios desproporcionais podem influenciar as atividades diárias de uma mulher? O que acontece se começarmos a alterar as normas? Se colocarmos as coisas numa perspetiva diferente? Se nos expusermos como pessoas? Vemos a atriz desta performance buscando, perguntando se se sente confortável nesse corpo emprestado. Ela é um animal? Ela vem de Marte? Talvez ela seja uma super-heroína ou apenas uma simples humana?

Performance circense | m/6 | 25 minutos

A Companhia: Gedachtegang foi fundada por Margot Jansens e Jakobe Geens. Jakobe Geens, artista circense com grande versatilidade (formação em teatro de movimento e desportos acrobáticos, escultura e acordeão) iniciou a sua carreira circense em 2008 no Ell Circo dell Fuego em Antuérpia. A companhia desenvolve um circo sensível que aborda temas desafiadores de forma consciente e polifônica. Interrogam expetativas, hábitos e padrões que estão presentes na nossa sociedade.

  • 1 de junho, sábado – 11h00 – Parque da Paz, Almada
  • 2 de junho, domingo – 17h00 – Cine -Teatro São João, Palmela

Elefante Elegante (Espanha) – “CUBO”

Num misterioso CUBO de madeira, dois personagens muito diferentes conseguem viver em harmonia. Ela é curiosa e determinada, ele é terno e vulnerável. Eles brincam, divertem-se e riem, mas um dia ela decide ir mais longe, quer viajar em busca de novas questões e descobrir o mundo inteiro. Ele fica feliz com suas respostas, sente-se confortável, seguro e nada mais deseja do que balançar eternamente no berço do seu CUBO. Eles sempre conseguiram chegar a acordo, mas desta vez parece muito complicado. Que solução encontrarão?

Teatro | m/5 | 60 minutos

PédeXumbo (Évora, Pt) – “Um, Dois, Trio” Baile 

  • 1 de junho, sábado – 17h10 – Parque da Paz, Almada

Um, Dois, Trio é o nome da nova criação para dançar da PédeXumbo, com Sérgio Galante nos cordofones, Filipa Jaques na voz e eletrónica e Mariana Correia na voz, violoncelo e adufe. Criam sonoridades a partir de um cancioneiro tradicional, com inspiração por cá e para lá das suas fronteiras físicas e imaginárias. Neste baile-concerto para pais e filhos tudo pode acontecer: a erva-cidreira subirá o rio em direção ao mar e os peixinhos atravessarão o mar como um pássaro, num universo onde todos cabemos e podemos dançar juntos.

Música e dança | todos | 60 minutos

A companhia: A PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, nasceu em 1998, criou e realizou o Festival Andanças. Nas suas criações, trabalha o repertório coreográfico tradicional português, procurando ao mesmo tempo integrar a prática do baile em novos espaços culturais e cruzar as danças tradicionais com outras artes. Investiu nas artes performativas, incluindo o público no seio da criação e mantendo assim o aspeto mais importante do baile: a participação de todos.

1 de junho, sábado – 17:00 e 18:00 – Parque Urbano de Montemor, Montemor-o-Novo

Campi Qui Pugui Produccions (Espanha) – “Pigs” (Porcos)

Os três porquinhos do famoso conto popular cresceram e agora são vistos nas ruas da cidade à procura de uma nova casa. E enquanto isso, fazem judiarias e tropelias ao velho lobo, que já não sopra como antes. Depois de tantos anos, pode dizer-se que eles são velhos amigos e tudo se tornou num jogo! Uma velha história renovada e em escala gigante, traquinas e ternurenta.

Teatro de rua | todos | 30 minutos

A companhia: Fundada em 2008 por Jordi Pedrós e Cristina Garcia, atores formados em diferentes disciplinas teatrais em Paris, Barcelona e Lérida, cria espetáculos de grande proximidade com o público, com imagens visualmente atraentes e personagens que nos transportam para outras realidades, conjugando máscaras e marionetas com teatro textual e gestual.

Preçário Almada

Informações úteis sobre o Festival Sementes

Espetáculos

Teatro-Estúdio António Assunção, Fórum Municipal Romeu Correia e Salão das Carochas

Bilhete Único: 5€

Mediante reserva de lugar .  Sujeito à lotação

Museu de Almada – Casa da Cidade: Acesso gratuito 

Rua Capitão Leitão: Acesso gratuito

Largo Gabriel Pedro: Acesso gratuito

Laranjeiro e Feijó (Praça da Portela, Praça Urbano Tavares Rodrigues): Acesso gratuito

Trafaria (Largo da República): Acesso gratuito

Dia 1 de Junho/Parque da Paz: Acesso gratuito

Oficinas | Espaço ACOME, Rua Capitão Leitão(nº16)

Oficina Artística “Story Room” – O Mundo do Espectáculo: 5€ por participante // 10 participantes

Oficina Teatro e Educação “Do Texto ao Gesto do Gesto ao Texto” – O Mundo do Espectáculo:  5€ por participante // 15 participantes 

Oficina “Pequenos Artistas – Oficina de contos e Artes Plásticas” – O Mundo do Espectáculo:  5€ por participante + adulto, 5€ por irmão // 12 participantes (cada criança pode estar acompanhada por um adulto)

Exposição |  Teatro-Estúdio António Assunção Acesso gratuito

Informações/Reservas
Teatro Extremo
212 723 660 . 962 215 929
[email protected]

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<