O maior espetáculo de CULTURA POP JAPONESA, o Iberanime, regressa ao Porto. Nos dias 14 e 15 de outubro, juntem os amigos e familiares e vão à Exponor viver a mais incrível das aventuras no universo japonês.
O Iberanime Porto, o maior espetáculo de CULTURA POP JAPONESA está de volta! Nos dias 14 e 15 de outubro, juntem os vossos amigos e familiares e vão viver a mais incrível das aventuras no universo japonês na Exponor, em Matosinhos.
Tímidos, espevitados, adeptos da cultura pop ou tradicional, o Iberanime é a maior reunião de fãs da cultura japonesa em Portugal!
Um fim de semana repleto de cosplay, concertos, workshops, palestras e atividades que promete memórias inesquecíveis, partilhas únicas e amizades que duram uma vida!
Nos dias 14 e 15 de outubro vem ser quem tu quiseres, e traz contigo a tua família e amigos para viverem, juntos, a mais incrível das aventuras no Japão!
Saibam como foi a Iberanime em Lisboa:
A Família Pumpkin partilha: fomos com três abobrinhas entre 11 e 13 anos e toda a família adorou! O Iberanime é um evento com um ambiente muito especial, com imensas pessoas a fazer Cosplay: parece que entrámos num mundo fantástico e muito animado!
Encontrámos imensas famílias juntas a divertir-se, com crianças de todas as idades, maravilhadas por encontrarem os seus personagens preferidos e poderem mascarar-se também.
Para quem aprecia a cultura pop japonesa, tem oportunidade de desfrutar de toda a programação – e vale muito a pena visitar a área dinamizada com o apoio da embaixada do Japão onde podem ver como se faz a caligrafia japonesa e aprender a fazer origami ou jogar jogos tradicionais japoneses.
Além dos espetáculos e concursos de cosplay, que achámos giro assistir, as famílias podem participar em jogos de tabuleiro e gaming, karaoke e dança, artes marciais e wrestling: há um pouco de tudo neste Festival!
Não podemos esquecer as opções de comida oriental, com noodles, ramen, bubble tea e muito mais, as bancas com snacks e doces japoneses, as mangas e livros de banda desenhada, os funkopop e merchandising das séries preferidas, tão difíceis de encontrar normalmente à venda e que podemos ali comprar. Vale mesmo a pena!
Na edição do Iberanime Porto 2023 na Exponor vão encontrar Cosplay, anime, manga, gaming, e-sports, jogos, competições, concertos, workshops, karaoke; cultura tradicional e muito mais!
Após o estrondoso sucesso da edição de Lisboa e Porto do ano passado, o Iberanime volta a dar a conhecer os vários aspetos da cultura pop japonesa, com áreas de karaoke, dança (Para Para Dance), coreografias (JoJo Pose), desenho manga, séries de anime e até concursos de noodles e feira de marcas e artistas do universo japonês e da cultura pop.

Outra área que caracteriza o Iberanime e que contribui para o contínuo sucesso do evento todos os anos inclui as atividades de Cosplay. Na Edição do Porto vão poder assistir às eliminatórias do Cosplay World Masters e do World Cosplay Summit.
Podem subir ao palco com os vossos amigos e participar no Cosplay de grupo e os mais novos, entre 6 e 13 anos podem participar no Iberanime Kids Contest!


Definido como um dos eventos oficiais de comemoração dos 480 anos da amizade entre Japão – Portugal, o Iberanime vai contar com atividades de cultura tradicional japonesa, assistir à exibição de vários filmes japoneses, aprender japonês, exibição de artes marciais, workshops de reiki, caligrafia japonesa, personagens manga e de cultura japonesa.


A área de gaming é uma componente igualmente forte do evento, com a presença de torneios nacionais e internacionais de e-sports, workshops de animação para videojogos, zonas de jogos arcade e retro gaming, jogos de tabuleiro, trading card games e ativações de marcas como Nintendo e Playstation.

De salientar, ainda, os diversos concursos que o Iberanime comporta, como de desenho manga, cartaz manga, anime music vídeo, karaoke, competição de noodles e poses de anime (jojo pose).
No maior evento de cultura pop japonesa em Portugal, vão poder, entre tantas outras coisas:
- Assistir ou fazer parte das principais competições mundiais de Cosplay;
- Conhecer as últimas publicações do mundo manga;
- Conhecer as novidades sobre os melhores animes do ano;
- Divertir-se com concertos imperdíveis de artistas internacionais, que só consegue ver aqui no Iberanime 2023 e que dão voz às músicas épicas de videojogos e séries de anime;
- Assistir e participar em torneios de e-sports;
- Fazer parte das diversas ativações das principais marcas no mundo do gaming;
- Aprender a caligrafia japonesa ou saber mais sobre a cultura nipónica nos diversos workshops ao seu dispor;
- Comprar o seu merchandising favorito;
- E muito, muito mais!
Presenças confirmadas
Um dos destaques desta edição é a presença de Hiroshi Kitadani, responsável por dar voz ao icónico tema de abertura de One Piece.
Este não será apenas mais um concerto, mas sim o regresso emocionante do artista a solo português, após uma pausa desde 2015.
Além dele, outros talentos, como a cosplayer Kamui Cosplay e a cantora Yuko Harada, prometem animar e maravilhar o público presente. Kamui, reconhecida globalmente pelos seus trajes impecáveis e pela paixão que deposita na arte do cosplay, conta com uma legião de mais de 5 milhões de seguidores.
Por sua vez, Harada, conhecida pelo seu toque distintamente melódico, prepara-se para deliciar os fãs com dois espetáculos.

Programação: Iberanime Porto 2023
Podem encontrar toda a programação do Iberanime no site do Iberanime.
Mapa Iberanime Porto na Exponor
Pode descarregar o mapa neste link.

Datas do IberAnime 2023
O Iberanime vai ter lugar em Lisboa: 13 e 14 de Maio e no Porto 14 e 15 de Outubro no ExpoNor Matosinhos
Bilhetes Iberanime 2023:
Mais informação no site de IberAnime.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Iberanime 2022: André Manz e Quimbé falam-nos do Iberanime
Aqui pode encontrar mais insights sobre o Iberanime, com entrevistas feitas em 2022 com André Manz e o Quimbé.
Como avaliam da edição 2022 do Iberanime Lisboa?
André Manz: Foi, sem dúvida, um sucesso. Tivemos mais de 35 000 visitantes nos dois dias, 65 expositores (que foi o maior número de presenças de todas as edições do Iberanime) e mais de 90 atividades divididas por 6 palcos e áreas. A reação das pessoas no evento e do conteúdo que foi sendo publicado pelos fãs nas redes sociais foi prova do sucesso e da felicidade em estar de regresso àquele que é o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal.
Quimbé: Achei o evento brutal! Já sou embaixador do Iberanime há muitos anos, e nunca vi tanta gente nem nunca vi os bilhetes a esgotar desta maneira. Existir um evento destes depois do Covid e de toda a gente ter estado em casa foi mesmo a loucura, porque toda a gente teve tempo de fazer em casa novos cosplays e etc, e estava tudo doido para vir para a rua mostrar!
Qual a experiência de organizar este evento novamente em formato presencial?
André Manz: É uma ótima sensação. Para nós que organizamos eventos, não os poder organizar por motivos que não controlamos é contra a nossa natureza. Por isso, sentimos que parte da nossa essência estava de volta, e isso deu-nos um prazer enorme, a todos os elementos da organização, desde a equipa comercial, às equipas de palco e até aos voluntários. O Iberanime vive dos fãs, das relações, dos amigos que ali se encontram e passam um momento único pelo qual aguardam o ano todo. Por isso, regressar ao formato presencial foi uma sensação de alívio.
Quimbé: De facto houve um Iberanime digital, mas não é a mesma coisa, como é óbvio. A loucura do Iberanime é de facto ser um evento de fãs para fãs, e só faz sentido ser presencial, com os cosplayers a falar uns com os outros, verem como fizeram isto e aquilo, cada um com personagens muito giros… é uma cultura muito engraçada, que só faz sentido no presencial. Por alguma razão é que de facto os bilhetes para os dois dias esgotaram tão rapidamente!
Este evento tinha uma variedade muito rica de atividades – desde concursos de Cosplay, workshops variados de cultura chinesa, gaming, concertos… O que podemos esperar para o Iberanime em Matosinhos?
André Manz: Para além das atividades que são já um habitué do Iberanime e que tanto o caracterizam e tornam único – como os concursos de cosplay, o para para dance, o jojo pose, o karaoke, as áreas de gaming, a área de cultura tradicional japonesa, podem contar com novas ativações de parceiros e marcas que são sempre fundamentais na animação do evento e na oferta de boas experiências aos fãs do Iberanime. Estamos ainda a confirmar os artistas e convidados que vão estar presentes no evento, pelo que não podemos ainda revelar, mas podemos assegurar que animação e bons momentos de diversão não vão faltar.
Quimbé: Acho que vai ser a mesma loucura, porque é um pouco diferente de Lisboa, devido à proximidade de Espanha. Há muitos espanhóis a vir ao Iberanime! É engraçadíssimo, é mesmo fora da box! Não posso dizer muita coisa, mas o Iberanime do Porto é enorme, brutal, uma experiência única. As pessoas também são diferentes, e o pessoal de Espanha invade completamente o evento. É top, é mesmo muito bom.
Gostámos muito de te ouvir falar sobre fazer dobragens. Que conselhos tens para quem queira fazer dobragens?
Quimbé: Posso dar muitos conselhos. Ler alto, por exemplo. Hoje em dia as pessoas têm os telemóveis; antigamente eu tinha de gravar em cassetes para me poder ouvir. Lermos alto e ouvirmo-nos ajuda bastante. Ajuda a ler bem e a interpretar bem os textos e, depois, na dobragem, não se perceber que estás a ler – isto é o treino básico que se tem de fazer em relação às dobragens.
Para depois pôr as coisas a andar, o melhor é mesmo fazer um workshop de dobragens. Eu sou um daqueles dobradores que fazem workshops, e divirto-me à grande! Porque há pessoas que estão nisto só a título de curiosidade, e querem experimentar, e há outros que querem tentar fazer disto vida. E tudo isto é brutal, é mesmo muito giro. Para saber mais informações, vão a sintagma.pt e peçam informações em relação aos próximos workshops que vou dar. Estão vários em gaveta, tenho estado à espera que se levantasse a cena das máscaras, porque era outra das coisas que não fazia sentido: dar workshops online não faz sentido. É preciso pôr a mão na chicha, não há outra maneira!
Qual é o teu anime preferido?
Quimbé: Há vários, mas dois dizem-me muito. Um é o Doraemon, porque já faço este anime há 20 e tal anos, e tenho um personagem com características muito engraçadas, que é o Gigante. Na altura, nem se sabia o que era bullying e ele, basicamente, já fazia. Identifico-me muito com o Gigante porque sofri muito de bullying quando era miúdo. Depois, para me safar do bullying, comecei a tornar-me bully para me defender. Adoro fazer a voz do Gigante há tantos anos, é de facto um privilégio!
Depois, há vários animes que me dizem muito. O Naruto, em que fui o diretor de dobragem das primeiras temporadas, portanto montei aquela equipa toda. É uma série de culto, e depois faço um personagem que amo, que é uma pessoa extremamente calma, um grande sensei, o Kakashi. O Kakashi é fantástico, é um personagem muito rico, com uma voz extremamente calma, é brutal.
Dos personagens que dobraste, qual o teu favorito? Foi o Yoda?
Quimbé: (risos) Realmente é uma boa pergunta. Digo-vos já que, de facto, o Yoda para mim diz-me muito, porque adoro o universo de Star Wars. Ter feito este casting e ter sido selecionado para a voz do Yoda é fantástico. Sou o mestre Yoga há já bastantes anos, deste a altura do filme Clone Wars, e é um personagem que me dá muitas dores de cabeça, porque tem um discurso completamente ao contrário das pessoas normais, fala ao contrário. Então o meu cérebro fez um tilt quando comecei a dobrar o Yoda; era tudo ao contrário, o meu cérebro corrigia as frases automaticamente e foi assim um desespero fazer esta personagem.
Adoro fazer dobragens, já faço há cerca de 30 anos. E é óbvio que tenho um carinho especial por todos os meus personagens. Aliás, para terem ideia, estou a fazer uma parede com Pop Figures só com os personagens que dobrei, portanto, tenho muito com que me entreter (risos).
O Iberanime tinha um público muito variado, desde crianças e adolescentes com os pais a jovens e adultos, e até jovens casais em Cosplay com os seus bebés. Procuram ter programação para todas as idades?
André Manz: Sim, esse é um aspeto muito importante para nós. Tentamos assegurar que o conteúdo que temos é transversal a todas as idades – até mesmo nas seleções de animes que apresentamos, por exemplo. Mas a própria área de cultura tradicional japonesa, com reiki, origami, caligrafia, artes marciais, com o stand da própria embaixada do Japão, procura satisfazer os gostos de um público mais experiente. Mas, de facto, o Iberanime também vive de um certo revivalismo. É um evento para todas as idades.
Como tem o Iberanime e a comunidade que o frequenta evoluído ao longo destes 12 anos?
André Manz: Há fãs que nos seguem desde a primeira edição. E fãs que agora levam os seus filhos consigo, ainda pequeninos, ao Iberanime. Porque cada vez mais apostamos em atividades para todas as idades, como disse anteriormente. Além disso, a transmissão de séries de anime, por exemplo, tem chegado a um público cada vez maior, graças não só a canais temáticos como a plataformas de streaming, pelo que tem aumentado o número de novos consumidores de animação japonesa; por isso, também sentimos que em todas as edições do Iberanime há público novo, fãs que vão ao evento pela primeira vez.
Quais as conquistas mais marcantes?
André Manz: Termos, nesta edição, batido todos os recordes de público e de expositores foi uma conquista marcante para nós. Os bilhetes esgotaram e há um mês antes do evento que os passes de 2 dias já estavam esgotados. E isso é demonstrativo do apelativo que é o Iberanime e de quanto os fãs ansiavam pelo seu regresso.
Mas é sempre marcante os artistas que temos conseguido trazer que dão voz às músicas das nossas séries japonesas favoritas, ou o fenómeno do para para dance, que mobiliza sempre dezenas de pessoas para uma dança coletiva coreografada. Há finais de concursos de cosplay que são igualmente memoráveis, porque há fatos e representações que são mesmo de outro mundo. Por isso, há vários momentos e conquistas marcantes.
Se tivessem de fazer um apanhado do melhor da experiência de Iberanime, o que diriam?
André Manz: Eu diria que os fãs. O público do Iberanime é um público único, incrível e que vive o evento de uma maneira muito especial. É por eles que nós fazemos o Iberanime. E eles são a melhor experiência do evento.
Por favor poderiam me dizer se o iberanime será no interior do pavilhão ou no exterior é uma dúvida que tenho
Obrigado pela atenção
Olá, Alexandre.
Este ano o evento acontecerá na FIL, pelo que a programação deverá ter lugar no interior.
Saudações abobrinhas
Pessoal, crianças de 12 e 10 anos poderão entrar sozinhas no Iberanime. Nós compramos os ingressos infantis e quando fomos comprar os adultos se esgotaram.
Obrigado pela partilha Adriana!