Iberanime 2022: Aventuras no Universo Japonês - Pumpkin.pt

Iberanime: 2022: Aventuras no Universo Japonês

Evento expirado
iberanime 2022

O maior espetáculo de CULTURA POP JAPONESA está de volta a Lisboa. Nos dias 21 e 22 de Maio 2022, junta os teus amigos, familiares e vem viver a mais incrível das aventuras no universo japonês.

Iberanime 2022: entrevista com André Manz e Quimbé

Como avaliam esta edição do Iberanime Lisboa?

André Manz: Foi, sem dúvida, um sucesso. Tivemos mais de 35 000 visitantes nos dois dias, 65 expositores (que foi o maior número de presenças de todas as edições do Iberanime) e mais de 90 atividades divididas por 6 palcos e áreas. A reação das pessoas no evento e do conteúdo que foi sendo publicado pelos fãs nas redes sociais foi prova do sucesso e da felicidade em estar de regresso àquele que é o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal.

Quimbé: Achei o evento brutal! Já sou embaixador do Iberanime há muitos anos, e nunca vi tanta gente nem nunca vi os bilhetes a esgotar desta maneira. Existir um evento destes depois do Covid e de toda a gente ter estado em casa foi mesmo a loucura, porque toda a gente teve tempo de fazer em casa novos cosplays e etc, e estava tudo doido para vir para a rua mostrar!

Qual a experiência de organizar este evento novamente em formato presencial?

André Manz: É uma ótima sensação. Para nós que organizamos eventos, não os poder organizar por motivos que não controlamos é contra a nossa natureza. Por isso, sentimos que parte da nossa essência estava de volta, e isso deu-nos um prazer enorme, a todos os elementos da organização, desde a equipa comercial, às equipas de palco e até aos voluntários. O Iberanime vive dos fãs, das relações, dos amigos que ali se encontram e passam um momento único pelo qual aguardam o ano todo. Por isso, regressar ao formato presencial foi uma sensação de alívio.

Quimbé: De facto houve um Iberanime digital, mas não é a mesma coisa, como é óbvio. A loucura do Iberanime é de facto ser um evento de fãs para fãs, e só faz sentido ser presencial, com os cosplayers a falar uns com os outros, verem como fizeram isto e aquilo, cada um com personagens muito giros… é uma cultura muito engraçada, que só faz sentido no presencial. Por alguma razão é que de facto os bilhetes para os dois dias esgotaram tão rapidamente!

Este evento tinha uma variedade muito rica de atividades – desde concursos de Cosplay, workshops variados de cultura chinesa, gaming, concertos… O que podemos esperar para o Iberanime em Matosinhos?

André Manz: Para além das atividades que são já um habitué do Iberanime e que tanto o caracterizam e tornam único – como os concursos de cosplay, o para para dance, o jojo pose, o karaoke, as áreas de gaming, a área de cultura tradicional japonesa, podem contar com novas ativações de parceiros e marcas que são sempre fundamentais na animação do evento e na oferta de boas experiências aos fãs do Iberanime. Estamos ainda a confirmar os artistas e convidados que vão estar presentes no evento, pelo que não podemos ainda revelar, mas podemos assegurar que animação e bons momentos de diversão não vão faltar.

Quimbé: Acho que vai ser a mesma loucura, porque é um pouco diferente de Lisboa, devido à proximidade de Espanha. Há muitos espanhóis a vir ao Iberanime! É engraçadíssimo, é mesmo fora da box! Não posso dizer muita coisa, mas o Iberanime do Porto é enorme, brutal, uma experiência única. As pessoas também são diferentes, e o pessoal de Espanha invade completamente o evento. É top, é mesmo muito bom.

Gostámos muito de te ouvir falar sobre fazer dobragens. Que conselhos tens para quem queira fazer dobragens?

Quimbé: Posso dar muitos conselhos. Ler alto, por exemplo. Hoje em dia as pessoas têm os telemóveis; antigamente eu tinha de gravar em cassetes para me poder ouvir. Lermos alto e ouvirmo-nos ajuda bastante. Ajuda a ler bem e a interpretar bem os textos e, depois, na dobragem, não se perceber que estás a ler – isto é o treino básico que se tem de fazer em relação às dobragens.

Para depois pôr as coisas a andar, o melhor é mesmo fazer um workshop de dobragens. Eu sou um daqueles dobradores que fazem workshops, e divirto-me à grande! Porque há pessoas que estão nisto só a título de curiosidade, e querem experimentar, e há outros que querem tentar fazer disto vida. E tudo isto é brutal, é mesmo muito giro. Para saber mais informações, vão a sintagma.pt e peçam informações em relação aos próximos workshops que vou dar. Estão vários em gaveta, tenho estado à espera que se levantasse a cena das máscaras, porque era outra das coisas que não fazia sentido: dar workshops online não faz sentido. É preciso pôr a mão na chicha, não há outra maneira!

Qual é o teu anime preferido?

Quimbé: Há vários, mas dois dizem-me muito. Um é o Doraemon, porque já faço este anime há 20 e tal anos, e tenho um personagem com características muito engraçadas, que é o Gigante. Na altura, nem se sabia o que era bullying e ele, basicamente, já fazia. Identifico-me muito com o Gigante porque sofri muito de bullying quando era miúdo. Depois, para me safar do bullying, comecei a tornar-me bully para me defender. Adoro fazer a voz do Gigante há tantos anos, é de facto um privilégio!

Depois, há vários animes que me dizem muito. O Naruto, em que fui o diretor de dobragem das primeiras temporadas, portanto montei aquela equipa toda. É uma série de culto, e depois faço um personagem que amo, que é uma pessoa extremamente calma, um grande sensei, o Kakashi. O Kakashi é fantástico, é um personagem muito rico, com uma voz extremamente calma, é brutal.

Dos personagens que dobraste, qual o teu favorito? Foi o Yoda?

Quimbé: (risos) Realmente é uma boa pergunta. Digo-vos já que, de facto, o Yoda para mim diz-me muito, porque adoro o universo de Star Wars. Ter feito este casting e ter sido selecionado para a voz do Yoda é fantástico. Sou o mestre Yoga há já bastantes anos, deste a altura do filme Clone Wars, e é um personagem que me dá muitas dores de cabeça, porque tem um discurso completamente ao contrário das pessoas normais, fala ao contrário. Então o meu cérebro fez um tilt quando comecei a dobrar o Yoda; era tudo ao contrário, o meu cérebro corrigia as frases automaticamente e foi assim um desespero fazer esta personagem.

Adoro fazer dobragens, já faço há cerca de 30 anos. E é óbvio que tenho um carinho especial por todos os meus personagens. Aliás, para terem ideia, estou a fazer uma parede com Pop Figures só com os personagens que dobrei, portanto, tenho muito com que me entreter (risos).

O Iberanime tinha um público muito variado, desde crianças e adolescentes com os pais a jovens e adultos, e até jovens casais em Cosplay com os seus bebés. Procuram ter programação para todas as idades?

André Manz: Sim, esse é um aspeto muito importante para nós. Tentamos assegurar que o conteúdo que temos é transversal a todas as idades – até mesmo nas seleções de animes que apresentamos, por exemplo. Mas a própria área de cultura tradicional japonesa, com reiki, origami, caligrafia, artes marciais, com o stand da própria embaixada do Japão, procura satisfazer os gostos de um público mais experiente. Mas, de facto, o Iberanime também vive de um certo revivalismo. É um evento para todas as idades.

Como tem o Iberanime e a comunidade que o frequenta evoluído ao longo destes 12 anos?

André Manz: Há fãs que nos seguem desde a primeira edição. E fãs que agora levam os seus filhos consigo, ainda pequeninos, ao Iberanime. Porque cada vez mais apostamos em atividades para todas as idades, como disse anteriormente. Além disso, a transmissão de séries de anime, por exemplo, tem chegado a um público cada vez maior, graças não só a canais temáticos como a plataformas de streaming, pelo que tem aumentado o número de novos consumidores de animação japonesa; por isso, também sentimos que em todas as edições do Iberanime há público novo, fãs que vão ao evento pela primeira vez.

Quais as conquistas mais marcantes?

André Manz: Termos, nesta edição, batido todos os recordes de público e de expositores foi uma conquista marcante para nós. Os bilhetes esgotaram e há um mês antes do evento que os passes de 2 dias já estavam esgotados. E isso é demonstrativo do apelativo que é o Iberanime e de quanto os fãs ansiavam pelo seu regresso.

Mas é sempre marcante os artistas que temos conseguido trazer que dão voz às músicas das nossas séries japonesas favoritas, ou o fenómeno do para para dance, que mobiliza sempre dezenas de pessoas para uma dança coletiva coreografada. Há finais de concursos de cosplay que são igualmente memoráveis, porque há fatos e representações que são mesmo de outro mundo. Por isso, há vários momentos e conquistas marcantes.

Se tivessem de fazer um apanhado do melhor da experiência de Iberanime, o que diriam?

André Manz: Eu diria que os fãs. O público do Iberanime é um público único, incrível e que vive o evento de uma maneira muito especial. É por eles que nós fazemos o Iberanime. E eles são a melhor experiência do evento.

Programação: Iberanime 2022

A Feira Internacional de Lisboa, abre as portas para uma viagem de sonho ao Japão, repleta de novidades e surpresas e muita fantasia! Ao longo do fim-de-semana vais poder descobrir mais de 50 atividades diferentes: Áreas de J-POP, Concertos, Cultura Tradicional Japonesa e IA!Plus, Anime, Cosplay, Artes Marciais, Concursos de Noodles, Retrogaming, Gaming, eSports, Para Para Dance, Workshops Gratuitos e muito mais!

Atreve-te a descobrir o IBERANIME 2022 e viver o Japão em Portugal!

Cultura Tradicional Japonesa

A cultura nipónica é rica em tradições milenares, tendo uma filosofia muito característica que lhe é associada e que se transpõe para os mais diversos campos.

Das artes marciais, ao origami, e à própria caligrafia, no Iberanime terão oportunidade de contactar com os mais diversos aspetos desta sociedade tão antiga.

Caligrafia Japonesa

O artista e especialista em caligrafia japonesa, o Sr. Mitsuru Nagata, estará em Portugal para uma apresentação especial no Iberanime Lisboa. Irá apresentar, em palco, o seu impressionante trabalho nesta arte milenar japonesa.

Mitsuru Nagata nasceu em 1979 e iniciou os seus estudos em Caligrafia Japonesa ‘Shodou’ quando tinha 6 anos de idade. Tem um Mestrado em Caligrafia pela ‘Futaba Shodoukai’, sendo licenciado em Sociologia pela Universidade Bukkyo de Kyoto.

O artista tem desenvolvido o seu próprio estilo artístico contemporâneo dentro desta área e, para além das exposições que tem organizado, também leciona e participa em atuações ao vivo de caligrafia e Sumie, no âmbito da divulgação da cultura japonesa no estrangeiro.

Artes Marciais

Como não vibrar com um dos aspetos mais emblemáticos da cultura japonesa?

Com a presença dos nossos parceiros, ficarão a conhecer mais sobre o Aikido, Kendo, Judo e muitas mais filosofias de combate!

Assistam a inúmeras demonstrações de moves dos alunos das mais variadas academias e informa-te sobre os seus métodos de ensino e condições de treino.

Origami

Uma folha de papel tem muito mais potencial do que os seus limites pressupõem e o Origami é a prova disto mesmo! Venham aprender a fazer figuras incríveis com os Origamigos!

Reiki

Preparem-se para ter o poder da cura na palma das vossas mãos!

Redescoberto no Japão, o Reiki é uma prática milenar tibetana que se concentra em aplicar e direcionar as energias vitais e universais de forma a curar e equilibrar os corpos físicos, emocionais e espirituais. Venham experimentar!

Aula de Japonês

Querem aprender a dominar as expressões mais idiomáticas do Japão? Com este workshop aprenderão os básicos comunicacionais da cultura japonesa, bem como dos silabários Hiragana, Katakana e Kanji.

Qualquer dia até largam as legendas!

Cultura Japonesa

Rica em tradições, sobretudo no campo das artes artesanais, a cultura nipónica esconde todo um universo de delicadas atividades plásticas.

Com este workshop poderão entender a linha de pensamento por detrás da materialização destas artes, bem como pôr à prova os vossos skills de artesanato.

Como se escreve o teu nome no Japão?

Bem podem esquecer o Tradutor e participar nesta atividade gratuita, durante todos os momentos do evento. Venham aprender o vosso nome em Katakana!

JPOP

Adoram cosplay? E noodles, anime e para para dance? J-pop significa japanese pop culture e é, precisamente, a área que retrata as atividades que mais caracterizam a loucura jovem do universo nipónico. Do Karaoke aos AMV’s ninguém vos vai conseguir parar!

Gaijin Sentai

Diretamente de Caraguatatuba, Brasil, a maior banda de J-Pop da América Latina promete dar um concerto inesquecível, apresentando par além de vários temas que nos são queridos, o seu mais recente single gravado no Japão ao lado de Yumi Matsuzawa: “Delorean”.

Joana Rosa

A Joana Rosa é uma das mais recentes estrelas em ascensão do mundo da ilustração portuguesa e vai estar presente no nosso evento!

Com uma estética muito própria, a ilustradora irá não só facilitar dois workshops, um em cada dia, de desenho manga, como apresentar a sua mais recente obra: The Mighty Gang.

E preparem-se, pois Domingo poderão ser o escolhido para dar voz a um personagem deste livro!

Radio Jeneration

A Radio Jeneration vai estar novamente presente no Iberanime! Nos dois dias do evento poderão partilhar muita diversão com os amigos, participando nas atividades preparadas especialmente para vocês: Karaoke, Mini Quizz, K-Hazam, Anime & Co., Mega Quizz e muito mais!

Para Para Dance

Não interessa se sabem os passos: quando a música começa, o importante é dançar. Para Para é uma dança japonesa sincronizada com 30 anos e o momento de maior diversão do IBERANIME!

IA!PLUS

O melhor da cultura pop é…a cultura pop, independentemente das expressões próprias de cada país! Vão encontrar no Iberanime:

  • Board Games com o  Grupo de BoardGamers de Lisboa que garantem que desafios e diversão não irão faltar.
  • A Liga Steampunk de Lisboa é um grupo de cosplayers e criativos que pretende difundir o espírito desta variante de ficção científica a descobrir
  • Star Wars: Assistam a um inesquecível desfile de personagens Star Wars e entrem neste mundo único!
  • K-Pop: A Cultura Pop Coreana tem vindo a crescer cada vez mais e é mais uma vertente do Iberanime que vale a pena descobrir. Com Quizzes, Karaoke e concursos de dança, a diversão é garantida!
  • Wrestling: Oriunda dos Estados Unidos, esta modalidade de luta livre tem feito furor no Japão, tendo cada vez mais entusiastas e praticantes. Combinando todo o tipo de movimentos das artes marciais aplicadas a outras regras, o Wrestling é um desporto entusiasmante: venham assistir!
  • Trading Card Games: Se são os masters da estratégia e os jogos one on one, ao vivo e a cores, são a vossa paixão, vão adorar a zona de trading card games. Juntando milhares de jogadores, nesta secção do evento tanto poderão jogar os clássicos, como criar os teus baralhos de jogo personalizados!
  • Realidade Virtual: A Assembly traz o VR /AMUSEMENT PARK onde vão poder conhecer, experimentar e divertir-se com esta tecnologia cada vez mais dinâmica.

Gaming

Apaixonados de Gaming e Videojogos vão sentir-se ainda mais em casa, com toda a oferta a que terão acesso durante os dias do evento: desde competições, a experimentações, e muito, muito mais!

  • Nintendo: A Nintendo faz parte do ADN de qualquer verdadeiro fã de cultura pop japonesa! Presente no Iberanime desde as primeiras edições, a consola mais popular do mundo vai proporcionar momentos de enorme diversão e descoberta.
  • PlayStation: Jogar em casa, não é o mesmo que jogar no spot da PlayStation do Iberanime, onde poderão experimentar os últimos jogos desta consola, bem como conviver com todos aqueles que partilham a mesma paixão!
  • Japan Arcade Experience: Para os amantes dos salões de jogos, onde as luzes e a adrenalina de viver o jogo são altamente atrativos, a Japan Arcade Experience leva-te diretamente ao universo pop nipónico.
  • Talk de Gaming e Saúde Mental: Quais as fronteiras entre o gaming enquanto hobbie e enquanto patologia? E como garantir que não as ultrapassamos? Numa altura em que cada vez mais fãs tendem a mostrar comportamentos aditivos no que toca à utilização de jogos de vídeo, quatro médicos da nossa comunidade juntam-se para discutir este tabu com o intuito de o desmistificar.
  • Workshops de Criação de Jogos de Vídeo: O saber não ocupa lugar e principalmente quando te dá ferramentas práticas que podem vir a contribuir para te incentivar a seguir uma paixão! Este ano, o Iberanime vai dar voz e espaço à Escola de Tecnologias, Inovação e Criação de Lisboa para que estes te proporcionem quatro grandes workshops direcionados para a criação e produção de videojogos.

Cosplay

O Cosplay é uma das maiores atrações do Iberanime e este nao não será exceção: vão poder assistir ao Cosplay World Masters (14 os países a mostrar-nos o melhor do cosplay do seu país de origem e uma oportunidade única de assistires a um espetáculo sem igual) e ao European Cosplay Gathering. Cosplay World Masters.

O Iberanime vai receber ainda, nos dias 21 e 22 de maio, o icónico cosplayer internacional Pierre-Alexandre, também conhecido por Papa Cosplay.

Mais Informações:

Datas do IberAnime 2022: Lisboa: 21 e 22 de Maio e no Porto 22 e 23 de Outubro no ExpoNor Matosinhos

Programa Sábado

Programa Domingo

Bilhetes Iberanime 2022:

Pode encontrar os bilhetes para IberAnime 2022 nos seguintes pontos de venda:

Lisboa com preços de 16 EUR para um bilhete único até 35 EUR para bilhetes de família nos dias 21 e 22 de Maio

Porto com preços de 16 EUR para um bilhete único até 35 EUR para bilhetes de família nos dias 22 e 23 de Outubro

Mais informação em no site de IberAnime.

Também lhe pode interessar:

2 comentários em “Iberanime: 2022: Aventuras no Universo Japonês

  1. Alexandre Rodrigues Cruz Maio 18, 2022

    Por favor poderiam me dizer se o iberanime será no interior do pavilhão ou no exterior é uma dúvida que tenho

    Obrigado pela atenção

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Maio 18, 2022

      Olá, Alexandre.

      Este ano o evento acontecerá na FIL, pelo que a programação deverá ter lugar no interior.

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<