O maior espetáculo de CULTURA POP JAPONESA está de volta ao Porto. Nos dias 22 e 23 de Outubro 2022, junta os teus amigos, familiares e vem viver a mais incrível das aventuras no universo japonês.
O maior espetáculo de CULTURA POP JAPONESA está de volta ao Porto! Nos dias 22 e 23 de outubro de 2022, juntem os vossos amigos e familiares e venham viver a mais incrível das aventuras no universo japonês.
A Exponor, em Matosinhos, abre as portas para uma viagem de sonho ao Japão, repleta de novidades e surpresas e muita fantasia! Ao longo do fim de semana vais poder descobrir mais de 50 atividades diferentes: Áreas de J-POP, Concertos, Cultura Tradicional Japonesa e IA!Plus, Anime, Cosplay, Artes Marciais, Concursos de Noodles, Retrogaming, Gaming, eSports, Para Para Dance, Workshops Gratuitos e muito mais!
Atrevam-se a descobrir o IBERANIME e a viver o Japão em Portugal!
Iberanime 2022: André Manz e Quimbé falam-nos das edições deste ano em Lisboa e em Matosinhos
Como avaliam esta edição do Iberanime Lisboa?
André Manz: Foi, sem dúvida, um sucesso. Tivemos mais de 35 000 visitantes nos dois dias, 65 expositores (que foi o maior número de presenças de todas as edições do Iberanime) e mais de 90 atividades divididas por 6 palcos e áreas. A reação das pessoas no evento e do conteúdo que foi sendo publicado pelos fãs nas redes sociais foi prova do sucesso e da felicidade em estar de regresso àquele que é o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal.
Quimbé: Achei o evento brutal! Já sou embaixador do Iberanime há muitos anos, e nunca vi tanta gente nem nunca vi os bilhetes a esgotar desta maneira. Existir um evento destes depois do Covid e de toda a gente ter estado em casa foi mesmo a loucura, porque toda a gente teve tempo de fazer em casa novos cosplays e etc, e estava tudo doido para vir para a rua mostrar!
Qual a experiência de organizar este evento novamente em formato presencial?
André Manz: É uma ótima sensação. Para nós que organizamos eventos, não os poder organizar por motivos que não controlamos é contra a nossa natureza. Por isso, sentimos que parte da nossa essência estava de volta, e isso deu-nos um prazer enorme, a todos os elementos da organização, desde a equipa comercial, às equipas de palco e até aos voluntários. O Iberanime vive dos fãs, das relações, dos amigos que ali se encontram e passam um momento único pelo qual aguardam o ano todo. Por isso, regressar ao formato presencial foi uma sensação de alívio.
Quimbé: De facto houve um Iberanime digital, mas não é a mesma coisa, como é óbvio. A loucura do Iberanime é de facto ser um evento de fãs para fãs, e só faz sentido ser presencial, com os cosplayers a falar uns com os outros, verem como fizeram isto e aquilo, cada um com personagens muito giros… é uma cultura muito engraçada, que só faz sentido no presencial. Por alguma razão é que de facto os bilhetes para os dois dias esgotaram tão rapidamente!
Este evento tinha uma variedade muito rica de atividades – desde concursos de Cosplay, workshops variados de cultura chinesa, gaming, concertos… O que podemos esperar para o Iberanime em Matosinhos?
André Manz: Para além das atividades que são já um habitué do Iberanime e que tanto o caracterizam e tornam único – como os concursos de cosplay, o para para dance, o jojo pose, o karaoke, as áreas de gaming, a área de cultura tradicional japonesa, podem contar com novas ativações de parceiros e marcas que são sempre fundamentais na animação do evento e na oferta de boas experiências aos fãs do Iberanime. Estamos ainda a confirmar os artistas e convidados que vão estar presentes no evento, pelo que não podemos ainda revelar, mas podemos assegurar que animação e bons momentos de diversão não vão faltar.
Quimbé: Acho que vai ser a mesma loucura, porque é um pouco diferente de Lisboa, devido à proximidade de Espanha. Há muitos espanhóis a vir ao Iberanime! É engraçadíssimo, é mesmo fora da box! Não posso dizer muita coisa, mas o Iberanime do Porto é enorme, brutal, uma experiência única. As pessoas também são diferentes, e o pessoal de Espanha invade completamente o evento. É top, é mesmo muito bom.
Gostámos muito de te ouvir falar sobre fazer dobragens. Que conselhos tens para quem queira fazer dobragens?
Quimbé: Posso dar muitos conselhos. Ler alto, por exemplo. Hoje em dia as pessoas têm os telemóveis; antigamente eu tinha de gravar em cassetes para me poder ouvir. Lermos alto e ouvirmo-nos ajuda bastante. Ajuda a ler bem e a interpretar bem os textos e, depois, na dobragem, não se perceber que estás a ler – isto é o treino básico que se tem de fazer em relação às dobragens.
Para depois pôr as coisas a andar, o melhor é mesmo fazer um workshop de dobragens. Eu sou um daqueles dobradores que fazem workshops, e divirto-me à grande! Porque há pessoas que estão nisto só a título de curiosidade, e querem experimentar, e há outros que querem tentar fazer disto vida. E tudo isto é brutal, é mesmo muito giro. Para saber mais informações, vão a sintagma.pt e peçam informações em relação aos próximos workshops que vou dar. Estão vários em gaveta, tenho estado à espera que se levantasse a cena das máscaras, porque era outra das coisas que não fazia sentido: dar workshops online não faz sentido. É preciso pôr a mão na chicha, não há outra maneira!
Qual é o teu anime preferido?
Quimbé: Há vários, mas dois dizem-me muito. Um é o Doraemon, porque já faço este anime há 20 e tal anos, e tenho um personagem com características muito engraçadas, que é o Gigante. Na altura, nem se sabia o que era bullying e ele, basicamente, já fazia. Identifico-me muito com o Gigante porque sofri muito de bullying quando era miúdo. Depois, para me safar do bullying, comecei a tornar-me bully para me defender. Adoro fazer a voz do Gigante há tantos anos, é de facto um privilégio!
Depois, há vários animes que me dizem muito. O Naruto, em que fui o diretor de dobragem das primeiras temporadas, portanto montei aquela equipa toda. É uma série de culto, e depois faço um personagem que amo, que é uma pessoa extremamente calma, um grande sensei, o Kakashi. O Kakashi é fantástico, é um personagem muito rico, com uma voz extremamente calma, é brutal.
Dos personagens que dobraste, qual o teu favorito? Foi o Yoda?
Quimbé: (risos) Realmente é uma boa pergunta. Digo-vos já que, de facto, o Yoda para mim diz-me muito, porque adoro o universo de Star Wars. Ter feito este casting e ter sido selecionado para a voz do Yoda é fantástico. Sou o mestre Yoga há já bastantes anos, deste a altura do filme Clone Wars, e é um personagem que me dá muitas dores de cabeça, porque tem um discurso completamente ao contrário das pessoas normais, fala ao contrário. Então o meu cérebro fez um tilt quando comecei a dobrar o Yoda; era tudo ao contrário, o meu cérebro corrigia as frases automaticamente e foi assim um desespero fazer esta personagem.
Adoro fazer dobragens, já faço há cerca de 30 anos. E é óbvio que tenho um carinho especial por todos os meus personagens. Aliás, para terem ideia, estou a fazer uma parede com Pop Figures só com os personagens que dobrei, portanto, tenho muito com que me entreter (risos).
O Iberanime tinha um público muito variado, desde crianças e adolescentes com os pais a jovens e adultos, e até jovens casais em Cosplay com os seus bebés. Procuram ter programação para todas as idades?
André Manz: Sim, esse é um aspeto muito importante para nós. Tentamos assegurar que o conteúdo que temos é transversal a todas as idades – até mesmo nas seleções de animes que apresentamos, por exemplo. Mas a própria área de cultura tradicional japonesa, com reiki, origami, caligrafia, artes marciais, com o stand da própria embaixada do Japão, procura satisfazer os gostos de um público mais experiente. Mas, de facto, o Iberanime também vive de um certo revivalismo. É um evento para todas as idades.
Como tem o Iberanime e a comunidade que o frequenta evoluído ao longo destes 12 anos?
André Manz: Há fãs que nos seguem desde a primeira edição. E fãs que agora levam os seus filhos consigo, ainda pequeninos, ao Iberanime. Porque cada vez mais apostamos em atividades para todas as idades, como disse anteriormente. Além disso, a transmissão de séries de anime, por exemplo, tem chegado a um público cada vez maior, graças não só a canais temáticos como a plataformas de streaming, pelo que tem aumentado o número de novos consumidores de animação japonesa; por isso, também sentimos que em todas as edições do Iberanime há público novo, fãs que vão ao evento pela primeira vez.
Quais as conquistas mais marcantes?
André Manz: Termos, nesta edição, batido todos os recordes de público e de expositores foi uma conquista marcante para nós. Os bilhetes esgotaram e há um mês antes do evento que os passes de 2 dias já estavam esgotados. E isso é demonstrativo do apelativo que é o Iberanime e de quanto os fãs ansiavam pelo seu regresso.
Mas é sempre marcante os artistas que temos conseguido trazer que dão voz às músicas das nossas séries japonesas favoritas, ou o fenómeno do para para dance, que mobiliza sempre dezenas de pessoas para uma dança coletiva coreografada. Há finais de concursos de cosplay que são igualmente memoráveis, porque há fatos e representações que são mesmo de outro mundo. Por isso, há vários momentos e conquistas marcantes.
Se tivessem de fazer um apanhado do melhor da experiência de Iberanime, o que diriam?
André Manz: Eu diria que os fãs. O público do Iberanime é um público único, incrível e que vive o evento de uma maneira muito especial. É por eles que nós fazemos o Iberanime. E eles são a melhor experiência do evento.
Programação: Iberanime 2022
Cultura Tradicional Japonesa
A cultura nipónica é rica em tradições milenares, tendo uma filosofia muito característica que lhe é associada e que se transpõe para os mais diversos campos.
Das artes marciais, ao origami, e à própria caligrafia, no Iberanime terão oportunidade de contactar com os mais diversos aspetos desta sociedade tão antiga.
Artes Marciais
Como não vibrar com um dos aspetos mais emblemáticos da cultura japonesa?
Com a presença dos nossos parceiros, ficarão a conhecer mais sobre o Aikido, Kendo, Judo e muitas mais filosofias de combate!
Assistam a inúmeras demonstrações de moves dos alunos das mais variadas academias e informa-te sobre os seus métodos de ensino e condições de treino.
Origami
Uma folha de papel tem muito mais potencial do que os seus limites pressupõem e o Origami é a prova disto mesmo! Venham aprender a fazer figuras incríveis com os Origamigos!
Reiki
Preparem-se para ter o poder da cura na palma das vossas mãos!
Redescoberto no Japão, o Reiki é uma prática milenar tibetana que se concentra em aplicar e direcionar as energias vitais e universais de forma a curar e equilibrar os corpos físicos, emocionais e espirituais. Venham experimentar!
Aula de Japonês
Querem aprender a dominar as expressões mais idiomáticas do Japão? Com este workshop aprenderão os básicos comunicacionais da cultura japonesa, bem como dos silabários Hiragana, Katakana e Kanji.
Qualquer dia até largam as legendas!
Cultura Japonesa
Rica em tradições, sobretudo no campo das artes artesanais, a cultura nipónica esconde todo um universo de delicadas atividades plásticas.
Com este workshop poderão entender a linha de pensamento por detrás da materialização destas artes, bem como pôr à prova os vossos skills de artesanato.
Como se escreve o teu nome no Japão?
Bem podem esquecer o Tradutor e participar nesta atividade gratuita, durante todos os momentos do evento. Venham aprender o vosso nome em Katakana!
JPOP
Mika Kobayashi
Mika Kobayashi (@mikamiccabose) é a primeira artista confirmada no Iberanime do Porto! Cantora, escritora e pianista, canta uma série de canções de vários temas de anime e jogos, tendo participado em animes como The Promised Neverland, Attack on Titan ou Kabaneri of the Iron Fortress, e jogos como FINAL FANTASY XI, Xenoblade X ou Dragon’s Dogma: Dark Arisen.
Robert Regonati
Robert Regonati, produtor musical e de vídeo, músico, proprietário do Hakusan Music Station e presidente da Cube Japan Entertainment, vai estar no Iberanime do Porto com dois workshops muito especiais sobre a indústria da música no Japão e sobre as principais tendências da cultura pop japonesa dentro e fora do Japão. E tu não vais querer ficar de fora!
Shao Dow
Shao Dow é rapper, autor de manga e ninja, de vez em quando. Já ganhou vários prémios, lançou três álbuns, criou uma marca de auscultadores e publicou uma série de livros de manga através da sua própria empresa, DiY Gang Entertainment. Conhecido pelo rap tanto em inglês como em japonês, Shao aproxima as linhas entre o anime, artes marciais e a sua própria música e tem trabalhado com ícones como Sean Schemmel (a voz de Goku do Dragon Ball Z nos Estados Unidos). Um espetáculo inesquecível que vais poder ver no Iberanime do Porto!
Radio Jeneration
A Radio Jeneration vai estar novamente presente no Iberanime! Nos dois dias do evento poderão partilhar muita diversão com os amigos, participando nas atividades preparadas especialmente para vocês: Karaoke, Mini Quizz, K-Hazam, Anime & Co., Mega Quizz e muito mais!
Para Para Dance
Não interessa se sabem os passos: quando a música começa, o importante é dançar. Para Para é uma dança japonesa sincronizada com 30 anos e o momento de maior diversão do IBERANIME!
IA!PLUS
O melhor da cultura pop é…a cultura pop, independentemente das expressões próprias de cada país! Vão encontrar no Iberanime:
- Board Games com o Grupo de BoardGamers de Lisboa que garantem que desafios e diversão não irão faltar.
- A Liga Steampunk de Lisboa é um grupo de cosplayers e criativos que pretende difundir o espírito desta variante de ficção científica a descobrir
- Star Wars: Assistam a um inesquecível desfile de personagens Star Wars e entrem neste mundo único!
- K-Pop: A Cultura Pop Coreana tem vindo a crescer cada vez mais e é mais uma vertente do Iberanime que vale a pena descobrir. Com Quizzes, Karaoke e concursos de dança, a diversão é garantida!
- Wrestling: Oriunda dos Estados Unidos, esta modalidade de luta livre tem feito furor no Japão, tendo cada vez mais entusiastas e praticantes. Combinando todo o tipo de movimentos das artes marciais aplicadas a outras regras, o Wrestling é um desporto entusiasmante: venham assistir!
- Trading Card Games: Se são os masters da estratégia e os jogos one on one, ao vivo e a cores, são a vossa paixão, vão adorar a zona de trading card games. Juntando milhares de jogadores, nesta secção do evento tanto poderão jogar os clássicos, como criar os teus baralhos de jogo personalizados!
- Realidade Virtual: A Assembly traz o VR /AMUSEMENT PARK onde vão poder conhecer, experimentar e divertir-se com esta tecnologia cada vez mais dinâmica.
Gaming
Apaixonados de Gaming e Videojogos vão sentir-se ainda mais em casa, com toda a oferta a que terão acesso durante os dias do evento: desde competições, a experimentações, e muito, muito mais!
- Nintendo: A Nintendo faz parte do ADN de qualquer verdadeiro fã de cultura pop japonesa! Presente no Iberanime desde as primeiras edições, a consola mais popular do mundo vai proporcionar momentos de enorme diversão e descoberta.
- PlayStation: Jogar em casa, não é o mesmo que jogar no spot da PlayStation do Iberanime, onde poderão experimentar os últimos jogos desta consola, bem como conviver com todos aqueles que partilham a mesma paixão!
- Japan Arcade Experience: Para os amantes dos salões de jogos, onde as luzes e a adrenalina de viver o jogo são altamente atrativos, a Japan Arcade Experience leva-te diretamente ao universo pop nipónico.
- Talk de Gaming e Saúde Mental: Quais as fronteiras entre o gaming enquanto hobbie e enquanto patologia? E como garantir que não as ultrapassamos? Numa altura em que cada vez mais fãs tendem a mostrar comportamentos aditivos no que toca à utilização de jogos de vídeo, quatro médicos da nossa comunidade juntam-se para discutir este tabu com o intuito de o desmistificar.
- Workshops de Criação de Jogos de Vídeo: O saber não ocupa lugar e principalmente quando te dá ferramentas práticas que podem vir a contribuir para te incentivar a seguir uma paixão! Este ano, o Iberanime vai dar voz e espaço à Escola de Tecnologias, Inovação e Criação de Lisboa para que estes te proporcionem quatro grandes workshops direcionados para a criação e produção de videojogos.
Cosplay
O Cosplay é uma das maiores atrações do Iberanime e este nao não será exceção: vão poder assistir ao Cosplay World Masters (14 os países a mostrar-nos o melhor do cosplay do seu país de origem e uma oportunidade única de assistires a um espetáculo sem igual) e ao European Cosplay Gathering. Cosplay World Masters.
O Iberanime vai receber ainda, nos dias 21 e 22 de maio, o icónico cosplayer internacional Pierre-Alexandre, também conhecido por Papa Cosplay.
Mais Informações:
Datas do IberAnime 2022: Lisboa: 21 e 22 de Maio e no Porto 22 e 23 de Outubro no ExpoNor Matosinhos
Bilhetes Iberanime 2022:
Pode encontrar os bilhetes para IberAnime 2022 nos seguintes pontos de venda:
Porto com preços de 16 EUR para um bilhete único até 35 EUR para bilhetes de família nos dias 22 e 23 de Outubro
Mais informação em no site de IberAnime.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer em Lisboa com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
- Descubram as melhores peças de teatro infantil!
Por favor poderiam me dizer se o iberanime será no interior do pavilhão ou no exterior é uma dúvida que tenho
Obrigado pela atenção
Olá, Alexandre.
Este ano o evento acontecerá na FIL, pelo que a programação deverá ter lugar no interior.
Saudações abobrinhas
Pessoal, crianças de 12 e 10 anos poderão entrar sozinhas no Iberanime. Nós compramos os ingressos infantis e quando fomos comprar os adultos se esgotaram.
Obrigado pela partilha Adriana!