Festival Músicas do Mundo de Sines - Pumpkin.pt

Festival Músicas do Mundo de Sines

Festival Músicas do Mundo de Sines

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo regressa a Sines 23 a 27 de julho com música e um programa especial para famílias.

A cidade de Sines e a aldeia de Porto Covo recebem, entre 20 e 27 de julho de 2024, a 24.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, com  concertos de músicos de quatro continentes.

Mas, além do programa de concertos, o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo oferece em 2024 um programa de iniciativas paralelas, onde o festival se estende por outras artes, promove a reflexão, ocupa o espaço público e encontra a natureza.

Nas artes plásticas, o público que estiver em Sines durante o festival poderá visitar a exposição “Thalassa! Thalassa! O mar e o Mediterrâneo na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen”, que põe em diálogo obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos com as palavras da escritora. É uma organização conjunta do Panteão Nacional, Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos e Câmara Municipal de Sines, com curadoria de Isabel Inácio e Santiago Macias.

Na dança, o auditório do Centro de Artes de Sines recebe a 23 de julho, às 16h30, o espetáculo de dança “Concerto n.º 1 para Laura”, onde Sílvia Real mergulha na sua memória de três décadas de repertório artístico. A entrada é gratuita.

Em 2024, nos 50 anos do 25 de Abril, o festival convida a refletir sobre “A Cultura e a Arte depois do Colonialismo”. No dia 23 de julho, às 18h30, no Pátio das Artes, António Brito Guterres modera uma conversa sobre este tema onde participam Flávio Almada, Vítor Belanciano e Nael D’Almeida.

Na narração oral, haverá três sessões no exterior do Centro de Artes de Sines: O Grito – Contos sem Censura, pelas Trovadoras Itinerantes, no dia 25; “Todos Contam”, por Cristina Taquelim e Paula Cusati, no dia 26; e “Histórias que as Árvores Contam”, por Ana Sofia Paiva, no dia 27. Estas três sessões de contos começam às 15h00.

A tradição do cordel, originária do nordeste do Brasil, repete a presença no FMM Sines em 2024 com três apresentações, este ano em Porto Covo. Nos dias 20 e 21 de julho, às 17h00, há cortejo e cordel pelas ruas da aldeia. No dia 21, às 11h00, no Largo Marquês de Pombal, realiza-se uma sessão de cordel para crianças.

O parceiro principal do FMM Sines, a Fundação INATEL, volta a animar o espaço público. A festa nas ruas começa com Skalabá Tuka, no dia 20 de julho, em Porto Covo. Entre 24 e 27 de julho, sempre por volta das 19h00, há arruadas entre a Avenida Vasco da Gama e o centro histórico de Sines, com Viv’Afolia (dia 24), Funk You Brass Band (dia 25), Gooze (dia 26) e Al-Fanfare (dia 27).

Também de 24 a 27 de julho, a Fundação INATEL organiza atividades desportivas na Praia e Avenida Vasco da Gama.

Outros parceiros do festival, o Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) da Universidade de Évora e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, mobilizam alguns dos seus investigadores para fazer divulgação científica sobre a biologia costeira de Sines. É mais uma edição do programa Entremarés, com participação mediante inscrição nas várias atividades.

Um clássico do FMM, os ateliês para crianças com artistas do FMM Sines regressam ao Pátio das Artes de 24 a 27 de julho, sempre às 11h00, com Joni Schwalbach + Vasco Martins (dia 24), Sofiane Saidi (dia 25), Fattú Djakité (dia 26) e Moticoma (dia 27). Uma iniciativa para crianças entre os 6 e os 12 anos com marcações pelo telefone 269 860 080 ou pelo email [email protected].

Com marcações para os mesmos contactos, temos, entre 25 e 27 de julho, a atividade “O Outro FMM”, um conjunto de três visitas aos bastidores do Castelo para perceber melhor como se faz o festival, sempre às 15h00.

Para os bebés, realiza-se a 27 de julho, às 10h00, na cafetaria do Centro de Artes de Sines, o espetáculo “Ser o que Eu Quiser”, por Ana Sofia Paiva, com marcações pelo email [email protected] ou pelo telefone 269 860 080.

Igualmente mediante marcação, tem lugar no dia 24 de julho, no Centro de Artes de Sines, a oficina “Gravura – Novos Suportes Alternativos”, de Ana Salomé Paiva, para participantes a partir de 16 anos ou, se mais novos, acompanhados de pessoa adulta.

Uma menção final à Feira do Disco, do Livro e do Cartaz, que acontece de 24 a 27 de julho, entre as 16h00 e as 00h00, no edifício do Centro Cultural Emmerico Nunes, com os parceiros Compact Records, Tradisom e O Homem do Saco.

Fogo de artifício

Iniciativas paralelas para os mais novos

Preços Festival de Música de Sines

Bilhetes para os concertos noturnos (a partir das 21h00) no Castelo

  • Bilhete 24 JUL: 15 euros
  • Bilhete 25 JUL: 20 euros
  • Bilhete 26 JUL: 25 euros
  • Bilhete 27 JUL: 25 euros
  • Passe / EP 4 dias (24-27 JUL): 75 euros
  • Passe / EP 2 dias (26 & 27 JUL): 40 euros

Encerrada venda online e no circuito BOL. Já só disponível na bilheteira local

IVA incluído à taxa legal em vigor

Concertos de entrada livre

Concertos em Porto Covo.
Concertos na Avenida Vasco da Gama.
Concertos no Pátio das Artes.
Concertos da tarde (18h00) no Castelo.

Idades Festival de Música de Sines

– Classificação etária: M/6 (*)

– As crianças com menos de 12 anos não pagam bilhete.


(*) Nota sobre classificação etária

– As crianças com idade igual ou inferior a 3 anos não podem entrar no recinto.

– As crianças menores de 6 anos mas maiores de 3 anos podem entrar, mas apenas se estiveram acompanhadas dos pais ou de um adulto, devidamente identificado, que se responsabilize pela entrada. Por orientação das autoridades de segurança pública, essa responsabilização tem de assumir a forma escrita, sendo obrigatório o preenchimento da declaração cujo modelo está disponível abaixo:

Termo de responsabilidade de acompanhamento de crianças maiores de 3 anos e menores de 6 anos

Nota: O modelo estará também disponível na bilheteira e entradas, mas pedimos que os espectadores nesta situação tragam logo a declaração preenchida.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<