Querem conhecer a fábrica onde se produziu eletricidade para a cidade de Lisboa no século XX? Um programa brilhante, dos 7 aos 12 anos!
Estão à procura de um programa para dar brilho a estes dias mais cinzentos que começam a instalar-se? Descobrir “A Fábrica da Eletricidade para os mais pequenos” vai iluminar o vosso dia.
Nós estamos fãs do conceito, que une um programa interativo, didático e lúdico, com muitos jogos, a uma vertente educativa e de descoberta; não apenas vão viajar pela história contemporânea da nossa capital, como vão, sobretudo, perceber como funciona de uma central elétrica.
Ficaram curiosos?
Como decorre a visita à “Fábrica da Eletricidade para os mais pequenos”?
Sabem para que serve a eletricidade? E como é que ela era produzida? Ponham os capacetes e partam à descoberta!
Nesta Visita à memória da Central Tejo, as abobrinhas vão transformar-se em trabalhadores da fábrica que iluminou a capital, aprendendo tudo sobre a produção de energia em tempos idos, mas ainda próximos.
Explorando a maquinaria original da antiga fábrica, as crianças podem simular todo o processo, desde o momento em que o carvão chegava a Lisboa, num barco que rasgava o Tejo, ao seu transporte até às instalações e aos processos diários de trabalho.
Já verificaram o estado da caldeira? Sabem que equipamentos devem utilizar para segurança de todos os trabalhadores?
Não se esqueçam de nada sobre a Fábrica da Eletricidade! É que no final da visita, iluminados com tanta informação, vão participar num jogo que resume todo o percurso percorrido.
Dividido por seis fases, uma por sala visitada, os Jogos de Alta pressão vão testar os conhecimentos das abobrinhas com muitos desafios e brincadeiras.
Conseguirão as crianças concertar um tubo, tal como os trabalhadores faziam quando aconteciam problemas inesperados nos condensadores? Ou, por exemplo, vencer uma corrida com um “pedaço de carvão” – uma bola de pingue pongue pintada a preto – equilibrado numa colher na boca?
Na última fase, preparem-se para responder a um quizz com perguntas e rimas sobre a Central Tejo, a produção elétrica e uma visita cheia de… luz. Os miúdos vão certamente adorar!
Mais informações sobre a visita à Fábrica da Eletricidade para os mais pequenos
- Para quem: O programa é destinado a crianças dos 7 aos 12 anos.
- Quando: Sábados e domingos, às 10h30.
- Preço: 8€ por criança, aos quais se aplica 25% de desconto com o Cartão MAAT Friends.
- Como comprar: Devem reservar a participação da vossa abobrinha através da Bilheteira Online.
Além disso, também podem reservar uma visita à Fábrica da Eletricidade para um grupo de no máximo 18 pessoas. A visita tem a duração de 90 minutos e o valor de 120€, aos quais se aplica 25% de desconto com o Cartão MAAT Friends. Entrem em contacto com o MAAT através do e-mail [email protected].
E se acham que esta é uma atividade super gira para a escola das abobrinhas, partilhem com os professores a sugestão e todas as condições especiais para a comunidade educativa.
Para estarem a par desta e de todas as visitas guiadas pensadas para crianças, bem como os detalhes das oficinas interativas e artísticas que o MAAT desenvolve, não se esqueçam de subscrever a newsletter do museu.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?