Balanchine/ McNicol/ Forsythe pela Companhia Nacional de Bailado - Pumpkin.pt

Balanchine/ McNicol/ Forsythe pela Companhia Nacional de Bailado

Evento expirado
Balanchine / McNicol / Forsythe pela Companhia Nacional de Bailado

De 14 a 24 de março, o programa Balanchine/ McNicol/ Forsythe sobe à cena do Teatro Nacional de São Carlos. O espetáculo é acompanhado por música ao vivo pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e por solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa: a não perder!

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta, de 14 a 24 de março, no Teatro Nacional de São Carlos, Balanchine / McNicol / Forsythe, programa que reúne ao lado de George Balanchine e William Forsythe, nomes consolidados da dança, o coreógrafo britânico Andrew McNicol.

No dia 13 de março, às 20h, a CNB promove um Ensaio Geral Solidário, no Teatro Nacional de São Carlos, que reverterá a favor das associações de solidariedade social. Através de um donativo a partir de 12 euros, o público poderá assistir ao ensaio geral do programa.

No dia 16 de março, às 17h, o Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos será palco de mais uma conversa pré-espetáculo, do ciclo Vamos Falar de Dança. Com moderação da jornalista Cristina Peres, a conversa debruçar-se-á sobre as três obras apresentadas neste programa, com convidados a anunciar e aberta à participação do público.

O espetáculo tem classificação “Maiores de 6 anos” e crianças a partir de 3 anos podem assistir ao espetáculo.

Balanchine/ McNicol/ Forsythe no Teatro Nacional de São Carlos

Concerto Barocco, Upstream e Workwithinwork são três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica.

O espetáculo é acompanhado por música ao vivo pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, com direção musical de Pedro Carneiro, e com Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa.

Num só programa, a CNB reúne dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo: George Balanchine, William Forsythe e Andrew McNicol. Apresenta, por isso, três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica.

Um programa que evidencia os diferentes desafios que os intérpretes da CNB enfrentam ao dançá-las numa só noite!

Concerto Barocco – George Balanchine

Balanchine/ McNicol/ Forsythe – Programação completa:

Concerto Barocco começou como um exercício para a School of American Ballet e foi dançado pelo American Ballet Caravan, na sua lendária digressão sul americana em 1941. Posteriormente, entrou no repertório dos Ballet Russes de Monte Carlo.

Em 1948 foi uma das três peças no espetáculo inaugural do New York City Ballet e, em 1951, Balanchine elimina definitivamente os figurinos originais, vestindo os intérpretes com roupas de treino diário, provavelmente a primeira vez que se via aquilo a que passou a ser nomeado como o traje típico de Balanchine para obras contemporâneas. Concerto Barocco é uma obra abstrata desenvolvida a partir da partitura musical de Johann Sebastian Bach.

A coreografia corresponde a uma personificação da música nos corpos dos bailarinos, uma característica muito presente na obra do mestre americano George Balanchine.

© Hugo David_CNB

Upstream – Andrew McNicol | Estreia absoluta!

Andrew McNicol tem vindo a desenvolver um trabalho como coreógrafo em companhias como o Royal Ballet de Londres, o Joffrey Ballet, o Royal Ballet da Flandres e a sua própria companhia, McNicol Ballet Collective.

O jovem coreógrafo britânico é reconhecido por contar histórias e retratar emoções fortes através da dança, quer nas peças que cria para o palco quer naquelas que cria para o seu projeto de dança digital com o McNicol Ballet Collective.

Esta nova criação é a sua primeira colaboração com a Companhia Nacional de Bailado. Estreia absoluta!

© Hugo David_CNB

Workwhithinwork – William Forsythe | Estreia na CNB!

Workwithinwork, de William Forsythe, estreou em 1998 pelo Ballet de Frankfurt. Com um trabalho reconhecido internacionalmente, Forsythe aborda a dança de uma forma inovadora e desafiante, explorando, mas simultaneamente desconstruindo códigos da técnica de dança clássica.

Workwhithinwork parte de uma sucessão de duetos que emergem de encontros impessoais, mas simultaneamente apaixonantes. Do fundo da cena escura, os bailarinos emergem como um reflexo da imaginação criativa de uma mente anónima.

Criando uma atmosfera sóbria e austera, esta peça oferece uma visão detalhada e musical sobre extrapolações aparentemente infinitas da técnica de dança clássica, libertando os bailarinos da sua lógica convencional. Uma visão a que Forsythe já nos habituou sem nunca deixar de nos surpreender.

© Hugo David_CNB

Ensaio Geral Solidário

No dia 13 de março, às 20h, no São Carlos, o Ensaio Geral Solidário de Balanchine/McNicol/Forsythe reverte a favor da ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social, da Fundação Portugal com ACNUR e da Pedalar Sem Idade Portugal.

Um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições participantes dá direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Balanchine/McNicol/Forsythe.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.

Descubra mais sobre as instituições e como fazer o seu donativo, aqui.

“Vamos Falar de Dança” | Conversa pré-espetáculo

Em cada espetáculo, a CNB reserva um momento para conversar e partilhar com o público. Debate, reflecte e questiona temas e ideias em redor de cada obra que apresenta. As conversas pré-espetáculo são moderadas pela jornalista Cristina Peres, contam com a presença de diferentes convidados e prometem conduzir o público através de diferentes abordagens sobre o espetáculo a que se vai assistir.

Informações úteis:

Balanchine / McNicol / Forsythe
16 de março, às 17h
Salão Nobre, Teatro Nacional de São Carlos

Moderação: Cristina Peres
Convidados a anunciar.
Duração: 1h (aproximadamente)
Entrada livre, sujeita a reserva. Lotação limitada.

Informações e marcações:
Reservas através do formulário disponível em cnb.pt ou do e-mail
[email protected]. Sujeito a confirmação.

© Hugo David_CNB

Balanchine/ McNicol/ Forsythe – Programação completa:

Balanchine/ McNicol/ Forsythe
Companhia Nacional de Bailado
com Orquestra Sinfónica Portuguesa e Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa

  • Datas e horários:
    • 14, 15, 20, 21, 22 de março às 20h
    • 16 e 23 de março às 18h30
    • 17 e 24 de março às 16h
  • Local: Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

Ensaio Geral Solidário (EGS)

  • Data e hora: 13 de março | 20h00
  • Local: Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

Vamos Falar de Dança: conversa pré-espetáculo

  • Data e hora: 16 de março | 17h00
  • Local: São Nobre, Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

Ballet Balanchine Barroco Bach (diz rápido!): Ateliês de dança para crianças e famílias

  • Datas: 24 de fevereiro a 10 de março
  • Horários: Sábados e domingos, 10h30 e 15h00
  • Local: Estúdio de bailado, Teatro Nacional de São Carlos

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<