APSI dá formação online e gratuita para docentes de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico - Pumpkin.pt

APSI dá formação online e gratuita para docentes de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

APSI dá formação online e gratuita para docentes de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Se é docente de 1º ou 2º CEB, agarre já a última oportunidade de participar na ação de formação “Consumo consciente e seguro: riscos dos produtos contrafeitos”, com a duração de 3 horas que se realizará online, no próximo dia 10 de julho. Fique a par de todos os detalhes e inscreva-se já!

A contrafação é um problema de escala global e tem provocado cada vez mais efeitos nefastos a vários níveis (económico, ambiental, social, de saúde…).

De acordo com o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), 97% dos produtos contrafeitos perigosos apresentam risco elevado para a saúde (acidentes fatais ou danos irreversíveis). Destes, 80% são produtos para crianças.

A mesma fonte afirma que 30% dos europeus adquirem artigos falsificados sem qualquer preocupação, sendo que, entre as camadas mais jovens, esta percentagem sobe para 50%. A capacitação e formação dos consumidores, particularmente dos mais novos, assume, assim, especial relevância na luta contra a contrafação.

Por estas razões, a APSI, em parceria com o Instituto Espanhol, AIJU, está a desenvolver o projeto “Safe or Fake? From school to university”, apoiado pelo EUIPO, com o objetivo de educar e consciencializar as crianças dos 8 aos 12 anos para a importância da propriedade intelectual e para os perigos da contrafação.

No âmbito deste projeto, a APSI tem dinamizado sessões de sensibilização em escolas e universidades e ações de formação para professores e futuros profissionais da educação. Num universo de quase 50 sessões, participaram cerca de 1000 crianças do 1º e 2º CEB e mais de 200 profissionais da educação.

A avaliação dos docentes que participaram na ação de formação foi extremamente positiva e reveladora do interesse do tema, no âmbito da Literacia Financeira e Educação para o Consumo, e da vontade de aprofundar conhecimentos através da realização de novas ações, mais longas e sobre temas relacionados com a contrafação. “Interessante e motivadora” e “Foi excelente” foram alguns dos testemunhos deixados pelos professores. Para além disso, 96% referiu ter adquirido novos conhecimentos na temática e que pretende utilizar no futuro os recursos lúdico-pedagógicos disponibilizados aqui: https://www.safeorfake.eu/pt-pt/.

Na reta final do projeto, a APSI vai realizar a última ação de formação para docentes do 1º e 2º CEB, no próximo dia 10 de julho, intitulada “Consumo consciente e seguro: riscos dos produtos contrafeitos”, que terá a duração de 3 horas e será realizada online. Esta formação tem como propósito dotar estes profissionais de conhecimentos teórico-práticos na área da propriedade intelectual, da segurança de produtos e do combate à contrafação, tendo em vista a abordagem destas temáticas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

A formação é gratuita, mas as vagas são limitadas, sendo que esta é a última oportunidade de aumentar os conhecimentos dos docentes numa área pouco conhecida e aprofundada e de potenciar a utilização dos recursos pedagógicos disponibilizados, e desta forma, contribuir para a formação de cidadãs/cidadãos mais conscientes na compra e utilização de produtos de consumo.

Aproveite e inscreva-se já em https://forms.office.com/e/jNRhRr4QZw.

Possibilidade de emissão de Certificado de Participação.

Tudo sobre o Regresso às Aulas 2024:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<