Gravidez > Preparar a chegada > Lista de compras

4 conselhos financeiros para novos pais

reduzir despesas

Equilibre o orçamento antes do nascimento do seu filho.

Se planeia ter filhos num futuro próximo, se o bebé já vem a caminho ou se foi pai recentemente fique atento a estes conselhos financeiros, partilhados pelo Doutor Finanças.


4 conselhos financeiros para novos pais que deve ter em conta 

Ter um filho é sempre um momento emocionante, contudo, é também um momento que exige ponderação e preparação financeira.  Ter um orçamento familiar equilibrado é fundamental para que possa aproveitar em pleno este momento tão importante. 

1.Verifique as coberturas do Seguro de Saúde do seu agregado 

Se já não revê os seus seguros há algum tempo, este é o momento ideal. Com a chegada de um bebé as despesas de saúde, especialmente durante a gravidez e no primeiro ano vão ter tendência a aumentar.

Assim, entre outros ajustes que possa fazer ao seu seguro, verifique se este cobre parto, bem como o acompanhamento pré-natal e o acompanhamento necessário a um recém-nascido.

2. Renegociar todas as despesas 

Reduzir as despesas do agregado familiar é também um dos primeiros passos a dar.

Renegociar contratos de telecomunicações, reduzir encargos com créditos, definir plafond para gastar em extras são apenas três exemplos do que pode fazer para otimizar a sua poupança. Para que possa colocar todas estas áreas em perspetiva.

Comece por anotar todas as suas despesas e analisar quais pode negociar no imediato. 

 3Aproveite as promoções mesmo que ainda esteja em tempo de gestação 

Fraldas, roupa ou mobiliário são algumas das coisas que pode comprar com antecedência, não correndo o risco de ficarem fora de validade. Esteja atento às promoções e compare preços. Para além de comprar mais barato, vai pesar menos no seu orçamento se distribuir as despesas, em vez de comprar tudo imediatamente antes do nascimento.  

Atenção: no que diz respeito a produtos alimentares e de higiene, não compre antes do nascimento. Para além de estes serem produtos com validade, ainda não sabe quais a reais necessidades do seu bebé. Se comprar um creme que não é adequado ao seu filho, vai acabar por não usar e desperdiçar dinheiro.  

 4. Conheça todos os seus direitos e dos seus filhos  

No momento, em que tenha a confirmação de que a sua família vai crescer, garanta que está informado sobre todos os seus direitos, nomeadamente sobre a licença de maternidade e paternidade, bem como do abono que o seu filho terá direito.

Saber quanto vai ganhar de licença, quanto tempo vai poder ficar com o seu filho vai dar-lhe um maior descanso para que possa aproveitar esta fase única do seu filho.  

Garanta que tem o seu orçamento familiar controlado e aproveite da melhor forma a chegada do novo elemento à família ao máximo.  

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *