Portugal com ACNUR apela à solidariedade e partilha um jogo infantil para toda a família – o loto da solidariedade!
Dia 20 de dezembro assinala-se o Dia Internacional da Solidariedade Humana, uma data que procura destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais. Uma data particularmente importante para a Portugal com ACNUR e para o trabalho de sensibilização que o parceiro nacional do ACNUR desenvolve com crianças e jovens. Alguma vez refletiram sobre a melhor forma de educar as crianças para a solidariedade? Com que idade se deve começar? Será que é algo que nasce com todos nós ou algo que reforçamos pelos exemplos à nossa volta?
Quando fazemos algo bondoso ou somos solidários estamos já a aumentar a nossa alegria enquanto deixamos o mundo melhor. Não existe uma idade certa para se começar a ser altruísta, mas as nossas ações e pensamentos vão-se aprofundando à medida que crescemos e começamos a perceber melhor o impacto dos nossos atos no bem-estar dos outros.
A solidariedade é essencial para o acolhimento das pessoas forçadas a fugir das suas casas. Por todo o mundo, vemos comunidades de acolhimento a abrir as suas portas para que quem chega possa sentir-se bem-vindo e possa retomar a normalidade da vida o mais depressa possível.
Para celebrar este Dia Internacional da Solidariedade Humana em família, a Portugal com ACNUR deixou-nos um Loto da Solidariedade. São 9 ações, dos mais pequenos gestos às ações que exigem a participação de toda a família, que consistem em 9 oportunidades de fazer a diferença na vida de outra pessoa.
Além do Loto, a Portugal com ACNUR tem muitas outras atividades para ajudar famílias e crianças a falar sobre estes conceitos e a realidade das pessoas deslocadas que partilham com as Famílias com ACNUR. Saiba aqui como pode fazer parte desta rede de doadores coletivos e ter acesso a conteúdos exclusivos para adultos e crianças! Ao ser uma Família com ACNUR está também a ajudar famílias deslocadas em todo o mundo.
Crédito da Imagem de topo: ©UNHCR_Diana Diaz
Este artigo foi útil para si?