Solidariedade, uma palavra tão grande que começa com gestos tão pequenos! - Pumpkin.pt

Solidariedade, uma palavra tão grande que começa com gestos tão pequenos!

Solidariedade, uma palavra tão grande que começa com gestos tão pequenos!

Portugal com ACNUR apela à solidariedade e partilha um jogo infantil para toda a família – o loto da solidariedade!

Dia 20 de dezembro assinala-se o Dia Internacional da Solidariedade Humana, uma data que procura destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais. Uma data particularmente importante para a Portugal com ACNUR e para o trabalho de sensibilização que o parceiro nacional do ACNUR desenvolve com crianças e jovens. Alguma vez refletiram sobre a melhor forma de educar as crianças para a solidariedade? Com que idade se deve começar? Será que é algo que nasce com todos nós ou algo que reforçamos pelos exemplos à nossa volta?

Quando fazemos algo bondoso ou somos solidários estamos já a aumentar a nossa alegria enquanto deixamos o mundo melhor. Não existe uma idade certa para se começar a ser altruísta, mas as nossas ações e pensamentos vão-se aprofundando à medida que crescemos e começamos a perceber melhor o impacto dos nossos atos no bem-estar dos outros.

A solidariedade é essencial para o acolhimento das pessoas forçadas a fugir das suas casas. Por todo o mundo, vemos comunidades de acolhimento a abrir as suas portas para que quem chega possa sentir-se bem-vindo e possa retomar a normalidade da vida o mais depressa possível.

Para celebrar este Dia Internacional da Solidariedade Humana em família, a Portugal com ACNUR deixou-nos um Loto da Solidariedade. São 9 ações, dos mais pequenos gestos às ações que exigem a participação de toda a família, que consistem em 9 oportunidades de fazer a diferença na vida de outra pessoa.

Além do Loto, a Portugal com ACNUR tem muitas outras atividades para ajudar famílias e crianças a falar sobre estes conceitos e a realidade das pessoas deslocadas que partilham com as Famílias com ACNUR. Saiba aqui como pode fazer parte desta rede de doadores coletivos e ter acesso a conteúdos exclusivos para adultos e crianças! Ao ser uma Família com ACNUR está também a ajudar famílias deslocadas em todo o mundo.

Crédito da Imagem de topo: ©UNHCR_Diana Diaz

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<